Automação industrial
Por: Uala • 13/9/2015 • Trabalho acadêmico • 982 Palavras (4 Páginas) • 254 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD
PROCESSOS DE FRABRICAÇÃO- MÓDULO SUPERIOR
PORTIFÓLIO 1
Automação Industrial
...............................................................................................................................
Guarulhos
2014
KELVIN CALIXTO - 203472012
PORTFÓLIO 1
Automação Industrial
Trabalho apresentado ao Processos Industriais – Módulo Superior Faculdade ENIAC para a disciplina Automação Industrial.
Guarulhos
2014
[pic 2]
Síntese: Automação Industrial e Sistemas de Manufatura/ Capitulo 19.
- A automação flexível é aplicável a uma variedade de operações de manufatura. Embora a tecnologia FMS seja mais aplicada em operações de usinagem, é utilizada em outras aplicações, como prensagem de chapas de metal, forjamento e montagem.
- Um sistema flexível de manufatura (FMS) é uma célula de manufatura TG altamente automatizada, composta por um grupo de estações de processamento (geralmente maquina-ferramenta de controle numérico computadorizado- CNC), interligadas por um sistema automatizado de manuseio e armazenamento de material e controladas por um sistema distribuído de computação.
- (1) a capacidade de identificar e distinguir os diferente tipos de peças e produtos processados pelo sistema (2) a rápida troca das instruções operacionais e (3) da configuração física.
- (1) produzir diferentes configurações de peças em um mix, em vez de em lotes; (2) permitir alterações no programa de produção; (3) for capaz de operar mesmo se um a maquina sofrer uma paralisação (por exemplo, enquanto reparos estão sendo feitos na maquina quebrada, seu trabalho é temporariamente transferido para outra maquina); e (4) puder acomodar novos projetos de peça se os programas de peça NC forem escritos off-line e, depois, transferidos, ao sistema para execução.
- Um sistema flexível de manufatura (FMS) possui quatro ou mais estações de processamento conectadas mecanicamente por um sistema de manuseio de peças comum e eletronicamente o um sistema de computação distribuído. Assim, uma importante distinção entre o FMS e a FMC está no numero de maquina: um FMC possui duas ou três maquinas, enquanto um FMS possui quatro ou mais. Normalmente existem outras diferenças também. Uma delas é o que o FMS em geral inclui estações de trabalho não processadoras que apoiam a produção.
- O FMS dedicado é projetado para produzir uma variedade limitada de peças, e o universo completo de peças que serão fabricadas no sistema é previamente conhecido. A família de peças deve ser baseada na uniformização do produto em vez de na semelhança. Já um FMS de ordem aleatória é mais apropriado quando: a família de peças for grande; houver variações substanciais na configuração de peças; novos projetos de peça forem introduzidos no sistema e alterações de engenharia ocorrerem nas peças atualmente produzidas; e o programa de produção estiver sujeito a alterações de um dia para o outro.
7- (1) estação de trabalho, (2) sistema de manuseio de armazenamento de material e (3) sistema de controle computadorizado. Além disso, embora um FMS seja altamente automatizado, (4) pessoas são necessárias para gerenciar e operar sistema.
8- (1) fornecer armazenamento temporário. O numero de peças FMS normalmente excede o de peças efetivamente sendo processadas em qualquer dado momento. Assim, cada estação possui um pequena fila de peças, ou talvez um única peça, esperando para ser processada, o que ajuda a manter alta utilização das maquina.
(2) Fornecer acesso conveniente para carregar e descarregar peças de trabalho. O sistema de manuseio precisa incluir locais para estações de carga e descarga.
(3) Criar compatibilidade com o controle computadorizado. O sistema de manuseio dever estar sob controle direto do sistema de computador, que o direciona para as diversas estações de trabalho, estações de carga/descarga e áreas de armazenamento.
9- O sistema primário de manuseio estabelece um layout básico do FMS e é responsável pela movimentação de peças entre a estação do sistema. O sistema secundário de manuseio é constituído de dispositivos de transferência, trocadores automáticos de paletes e mecanismos semelhantes localizados nas estações de trabalho FMS. A função do sistema secundário de manuseio é transferir trabalho do sistema primário para a maquina-ferramenta ou outra estação de manuseio e posicionar as peças com precisão e repetitividade.
...