Avaliação psicopedagógica
Por: Cristofane • 1/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.029 Palavras (5 Páginas) • 191 Visualizações
RESUMO
Este artigo enfoca alguns apontamentos acerca da Intervenção Psicopedagógica na educação infantil. Salienta como a Intervenção Psicopedagógica poderá intervir nessa fase no sentido de estimular esse desenvolvimento, enfatizando a importância dessa prática para o desenvolvimento total das crianças. Então a presença de atividades lúdicas pode ser responsável em transformar, modificar e renovar todo o espaço no qual funciona a educação infantil desenvolvendo na criança habilidades cognitivas, motoras entre outras que são necessárias para o desenvolvimento ideal da criança nessa fase. Dessa forma se fez necessário refletir sobre ações que contemple oportunidades enriquecedoras para o desenvolvimento integral da criança. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa está pautada no método da pesquisa bibliográfica, com reflexões de autores para esclarecer o assunto e fundamentar este estudo.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil. Desenvolvimento Integral. Intervenção Psicopedagógica.
1 INTRODUÇÃO
Desde muito pequena a criança está na constante busca em conhecer seu próprio mundo. Há uma gradativa exploração do mundo e uma concomitante criação de teorias que o explique.
Na primeira infância, seu pensamento a levará a criar teorias imaturas e até fantasiosas, daí ser muito fácil crianças acreditarem, por exemplo, em cegonha, para explicar de onde vêem os bebês. Gradualmente, com o desenvolvimento do pensamento, o contato com a realidade levará a outras explicações e ao abandono das teorias imaturas. Nos primeiros anos de vida da criança, ela passa pelo período intelectual e pela construção da própria identidade, grande parte de sua estrutura física e sócio-afetiva.
Essa passagem do pensamento mágico para o pensamento lógico, mesmo este tendo mais confiabilidade, exigirá que a criança faça um ajustamento das informações de tal forma que ela se sentirá ameaçada quanto mais apegada estiver neste pensamento mágico e, mais junta estará quanto mais a realidade lhe for desconfortável. Dessa forma há a possibilidade de um aprendizado do seu pensamento considerando assim confiável e desejável.
No entanto, na Educação Infantil o assessoramento que vem sendo realizado para a criança com dificuldade de aprendizagem é através da intervenção psicopedagógica.
A Intervenção Psicopedagógica é marcada por opções claras e ideológicas, com o objetivo de intervir no processo de aprendizagem da criança. Embora o psicopedagogo podendo optar por uma forma de intervenção pode fazer com que esta criança aprenda propiciando uma forma lúdica.
Sendo assim o presente artigo apresenta como objetivo principal discutir acerca da intervenção pedagógica na educação infantil, tendo em vista a construção do conhecimento e do saber pela criança por meio do lúdico. Para o desenvolvimento deste artigo buscou-se a pesquisa bibliográfica que contempla de forma sucinta o tema abordado. Para isso os instrumentos utilizados são os livros, revistas e artigos disponibilizados na internet.
Segundo Gill (1999, p. 65),
A pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituindo principalmente de livros e artigos científicos. Embora e quase todos os estudos sejam exigidos algum tipo de trabalho, desta natureza, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas.
Sendo assim, o estudo bibliográfico subsidiará e favorecera todo o percurso da pesquisa.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
A expansão da Educação Infantil no Brasil ocorreu de forma crescente acompanhando a intensificação da urbanização e as mudanças na organização e estrutura familiar. Porém a sociedade está mais consciente da importância das experiências na primeira infância. A lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96) define a educação infantil como a primeira etapa da educação básica e indicando como sua finalidade o desenvolvimento integral da criança de zero a seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
A Educação Infantil engloba todas as
...