Avião: Motores e seus complementos
Por: talesravel • 20/10/2015 • Trabalho acadêmico • 652 Palavras (3 Páginas) • 170 Visualizações
Universidade de Cruz Alta - Unicruz
Tales Ravel Oliveira Siqueira
Avião:
Motores e seus complementos
Cruz Alta – RS
2015
Motores
Motores são todas as maquinas que produzem energia mecânica a partir de outros tipos de energia. Dentre os tipos de motores, existem 3 tipos mais comuns que são eles:
- Motores elétricos: Que transforma energia elétrica em energia mecânica.
- Motores a pistão: Que transforma energia calorifica da explosão do combustível em energia mecânica.
- Motores a reação: Que basicamente da mesma forma que o motor a pistão transforma energia calorifica da explosão do combustível em energia mecânica.
Motor: Potência
Na física, potência é o fator que determina a quantidade de energia por uma fonte (nesse caso o motor) a cada unidade de tempo. Em outros termos é a rapidez em que a energia é modificada pelo motor ou é a rapidez com que o trabalho é realizado. Potência também pode ser conceituada como sendo força multiplicada pela velocidade. Nos motores torque e potência são basicamente a mesma força, vistas em medidas diferentes. O torque máximo do motor tende a ser alcançado em rotações mais baixas por causa da eficiência volumétrica (porcentagem de mistura ar-combustível que o motor consegue aspirar em cada ciclo), é aonde acontece o melhor aproveitamento da explosão. Depois disso a capacidade de fazer a força começar a cair devido ao aproveitamento de energia dentro do cilindro. É mais ou menos como na bicicleta, depois de você estiver em uma velocidade mais avançada é difícil dar uma pedalada com mais torque, do que em velocidades menores.
Motor: Hélice
É um conjunto de pás interligadas por um centro, que ao ser girado em seu próprio eixo gera propulsão. Este instrumento que gera propulsão ou tração geralmente está ligado em algum motor, transformando potência efetiva em potência útil. A hélice possui geralmente duas ou mais pás, que possui um formato aerodinâmico semelhante ao de uma asa de um avião. A hélice possui algumas maneiras de “controle” de certas situações como, quando o motor para, para isso a hélice possui três tipos de passos:
- Passo bandeira: A pá da hélice fica alinhada com o vento. É usado para diminuir o arrasto da hélice quando o motor para em voo.
- Passo chato: O ângulo da pá é nulo e o arrasto da hélice é máximo, esta situação pode provocar disparo da hélice se o motor estiver desenvolvendo alta rotação.
- Passo reverso: O ângulo da pá é negativo, basicamente virado e a tração é invertida, freando o avião. Usa-se para reduzir a distância de pouso.
Motor: Mistura
Em baixo dos cilindros e pistões há um sistema de manivelas que se liga ao eixo do motor, que por sua vez se liga a hélice, enquanto uns pistões então subindo outros estão descendo. O sistema de manivelas está ligado as válvulas de admissão e escape, controlando o funcionamento dessas válvulas. A pressão atmosférica que e chamada de pressão de admissão, faz com que entre ar nos cilindros (como sabemos quanto maior a altitude e relação ao nível do mar menor a pressão), com isso entra menos ar nos cilindros. Com isso a mistura ar-combustível fica incorreta com mais combustível do que o necessário. A mistura nessas condições é chamada de mistura rica, pois contem mais combustível do que ar. A mistura pobre que seria exatamente ao contrário, possui mais ar do que combustível. O Motor que trabalha sobre a mistura rica perde relativamente potência pois, gasta mais combustível do que, do que efetua o “trabalho”. Com a mistura pobre o motor não possui a quantidade necessária de combustível e perde potência. O ideal ou Mistura Quimicamente Correta, que seria relativamente 1kg de combustível para 15kg de ar é quimicamente correta e as condições de combustível-ar estão na proporção correta para a combustão completa.
...