Aço Inoxidável - Uma jóia De Metal
Ensaios: Aço Inoxidável - Uma jóia De Metal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: martinakohl • 15/11/2013 • 3.232 Palavras (13 Páginas) • 372 Visualizações
Universidade de Caxias do Sul
Design de Produto
Martina Kohl
AÇO INOXIDÁVEL
UMA JÓA DE METAL
Materiais e Processos I
Prof. José Cândido Silveira Soares
Bento Gonçalves
2009
sumário
introdução 3
história do aço inoxidável 4
aço inoxidável 5
classificação 6
aço inoxidável e joalheria 8
atributos do aço 9
a criação da jóia 10
acabamento 12
corte a laser 13
aço colorido 14
relojoaria e ótica 15
conclusão 16
referências 17
introdução
A expressão aço inoxidável, como é usualmente conhecido, nos dá uma idéia de um material que não se destrói mesmo quando submetido aos mais violentos abusos. Este tipo de aço não é permanente e sim apresenta, na maioria das vezes, uma maior resistência à corrosão, quando exposto a um determinado meio ou agente agressivo. Apresenta também uma maior resistência à oxidação a altas temperaturas em relação a outras classes de aços.
A resistência à oxidação e corrosão do aço inoxidável se deve, principalmente, à presença do cromo, que a partir de um determinado valor (aproximadamente 11%) e em contato com o oxigênio, permite a formação de uma película finíssima de óxido de cromo sobre a superfície do aço, que é impermeável e insolúvel nos meios corrosivos usuais. Assim, podemos definir como aço inoxidável o grupo de ligas ferrosas resistentes à oxidação e corrosão, que contenham no mínimo 11% de cromo. Outros elementos podem estar presentes, como o Níquel, Molibdênio, Nióbio e Titânio, em proporções que caracterizam a estrutura, propriedades mecânicas e o comportamento final em serviço do aço inoxidável. O aço têm ótimas condições mecânicas, alta resistência, boa trabalhabilidade, homogeneidade e menores graus de incerteza no seu comportamento, o que garante otimização no uso do material.
Por sua beleza, versatilidade, facilidade de limpeza e, principalmente, devido a sua alta resistência à corrosão, o aço inoxidável vem se destacando na joalheria moderna. As pesquisas e investimentos tecnológicos confirmam essa tendência, é comum referir-se ao aço como o material do futuro. O aço inoxidável é totalmente reciclável e seu reaproveitamento não interfere em sua qualidade. Pode ser dobrado, cortado, estampado e soldado, adequando-se às mais diversas aplicações. O metal também oferece a possibilidade de receber acabamentos variados além de poder ser colorido.
história do aço inoxidável
Diz a história que os aços inoxidáveis foram
descobertos por acaso em 1912 pelo inglês Harry Brearly, enquanto estudava uma liga de ferro-cromo com aproximadamente 13% de cromo. Ao fazer algumas observações metalográficas (estudo das características estruturais ou da constituição dos metais e suas ligas), verificou que a liga fabricada resistia a maior parte dos reagentes que se utilizavam na época em metalografia. Brearly chamou a liga de "stainless steel" que traduzindo quer dizer "aço que não mancha".
Um ano mais tarde na Alemanha, Eduard Maurer estudava uma liga ferro-cromo que continha, além dos elementos da liga de Brearly, cerca de 8% de níquel e observou que a liga resistiu vários meses à vapores agressivos do laboratório no qual trabalhava.
A aplicação imediata foi a fabricação de talheres, que até então eram fabricados a partir de aço carbono e se corroíam com facilidade devido aos ácidos presentes nos alimentos.
De lá para cá, os aços inoxidáveis evoluíram muito, principalmente em função da indústria petrolífera, da aeronáutica e até mesmo devido à 2ª guerra mundial e hoje estão mais presentes no nosso cotidiano do que imaginamos: na cutelaria, em eletrodomésticos e peças de automóveis, na arquitetura e construção civil, nas indústrias químicas e alimentícia, em adornos, decoração e outras tantas aplicações.
aço inoxidável
O aço inoxidável é uma liga de ferro contendo no mínimo 11% de cromo, elemento químico que garante ao material elevada resistência à corrosão, podendo conter também níquel, molibdênio, titânio e outros elementos. O aço inoxidável apresenta propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns, sendo a alta resistência à corrosão a sua principal característica.
A corrosão é a inimiga natural dos metais. Os aços comuns reagem com o meio ambiente, formando uma camada superficial de óxido de ferro. Essa camada é extremamente porosa e permite a contínua oxidação do aço, produzindo a corrosão, popularmente conhecida como "ferrugem".
Os elementos de liga utilizados na composição dos aços inoxidáveis, em particular o cromo, conferem uma excelente resistência à corrosão quando comparados com os aços carbono. Eles são, na realidade, aços oxidáveis. Isto é, o cromo presente na liga, oxida-se em contacto com o oxigénio do ar, formando uma película muito fina e estável, de óxido de cromo. Ela é denominada camada passiva e tem como função proteger a superfície do aço contra processos corrosivos. Para que a película de óxido seja efetiva, é necessário uma quantidade mínima de 11% de cromo. Esta película é aderente e impermeável, isolando o metal abaixo dela do meio agressivo e tem sua resistência aumentada à medida que é adicionado mais cromo à mistura. Este processo é conhecido como passivação. Por ser muito fina — cerca de 100 angstrons — a película tem pouca interação com a luz e permite que o material continue a apresentar o seu brilho característico.
...