TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ações para contenção de incêndios e explosões em indústrias de manipulação de produtos micro particulada

Seminário: Ações para contenção de incêndios e explosões em indústrias de manipulação de produtos micro particulada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Seminário  •  1.667 Palavras (7 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 7

Há anos explosões em silos, transportadores e armazéns de grãos e micro particulados vem causando prejuízos ao patrimônio e ao trabalhador. Devido a investigações e testes de laboratório foram identificados os agentes causadores dos prejuízos, a própria matéria armazenada em tamanho microscópico (poeira) era a causadora de tamanho prejuízo.

Neste trabalho encontraremos as causas raízes e as normas regulamentadoras que preveem soluções para evitar as explosões do “Pó inflamável”.

Setembro 2014

Abstract

Years ago explosions in silos, conveyors and grain warehouses and micro particulates is causing damage to property and the worker. Due to investigations and laboratory testing of the causative agents were identified losses, the very stuff stored in microscopic size (dust) was the cause of injury size.

In this work we find the root causes and regulatory standards that provide solutions to avoid the explosions of "flammable powder."

September 2014

Etapa 1

Passo 1

Ações para contenção de incêndios e explosões em indústrias de manipulação de produtos micro particulada.

Há anos acidentes envolvendo empresas que armazenam substâncias que manipulam ou armazenam grãos ou subprodutos cujas partículas são classificadas como micros vêm sofrendo incêndios e explosões ao longo do tempo. Ao final da década de 70 foi efetivamente o problema foi diagnosticada, a causa de tantos acidentes era o pó inflamável.

O pó (ou poeira agrícola) de substância vegetal tais como resíduos de grão como soja e café até o pó gerado por corte de madeira armazenado impropriamente, pode servir de combustível para incêndios e explosões.

Partindo dos princípios da química, as condições necessário para obtermos a combustão princípio básico para explosão: necessariamente devemos ter: o oxigênio, uma ou mais fonte de calor ou centelha e o combustível. Os elementos básicos para uma combustão formam o triângulo do fogo, depois do início da queima é normalizado agora o tetraedro do fogo adicionando ao anterior um elemento “a reação em cadeia”. A combustão é gerada com a reação dos três elementos sendo o combustível normalmente interpretado como líquido, solido ou gasoso, motivo qual gerou dificuldade nas investigações da causa raiz das explosões, pois o pó é considerado uma partícula sólida que queima de dentro para fora, no entanto em testes de laboratório, foi constatado a grande expansão de ar quando nas situações ideais o pó é inflamado.

Condições para combustão /disponível em: www.areaseg.com Condições após combustão /disponível em: www.areaseg.com

Poeira agrícola: qualquer material agrícola sólido, finamente dividido em partículas de 420 mícrons ou menos de diâmetro, que apresente um risco de incêndio, quando disperso e inflamado no ar;

Alguns desses acidentes no Brasil e no mundo foram amplamente divulgados na mídia escrita e televisão, porém em todos os relatos não indicavam a causa dos acidentes, como vemos a seguir:

Explosão destrói parte de torre de fábrica de leite em pó no RS

(Foto: Brunna Colossi/RBSTV)

Uma explosão destruiu parte da torre da fábrica de leite em pó da empresa BR Foods, na cidade de Três de Maio, no noroeste do Rio Grande do Sul. Segundo o Corpo de Bombeiros do município, o acidente ocorreu por volta das 12h20 desta sexta (27). Para combater as chamas no alto, os bombeiros precisaram do auxílio de um caminhão com guindaste.

Parte do estudo do que acontece nos galpões e silos de armazenamento indicam explosões a partir do pó como combustível e uma fonte de calor gerada por ignição causada pela energia estática fornecida a partir da manipulação dos grãos ou problemas de instalação elétrica e ausência de manutenção. O oxigênio está presente em todas as atividades e em nosso ambiente.

A partir de 2010 todos os armazéns de grão construídos, para que seja liberado seu funcionamento os mesmos devem obedecer em seus projetos uma série de exigências tanto na parte de limpeza quanto a parte de prevenção de energia estática e incêndio, NBR IEC 60079-14 - Atmosferas explosivas parte 14 atualizada.

A poeira agrícola provém do manuseio normal de grão ou movimentação de resíduos de madeira e afins, esta poeira cria uma nuvem atmosférica que em contato com correias frouxas que aquecem lâmpadas e luminárias não dotadas de sistema anti-explosivo ou mesmo da energia estática podem vir a se inflamar e explodir por estarem em espaços confinados, às medidas mais comuns nestes casos e indicadas pelas normas são a adoção de filtro do tipo ciclone e de manga verificados rigorosamente, sensores de temperatura para monitoramento, coleta de resíduos nos equipamentos e área de explosão, está é a parte mais sensível de um silo a qual deve se romper em caso de acidente diminuindo a probabilidade de o silo ou armazém desmoronar trazendo ainda mais prejuízos a indústria e aos trabalhadores.

Alguns métodos de contenção e tratamento da atmosfera dos silos e armazéns:

Estas luminárias possuem vedação e o calor ou possível centelha não entra em contato com a poeira;

Lâmpadas anti-explosivas

Filtros para controlar a nuvem de poeira dentro dos silos e na carga e descarga dos grãos:

Filtro do tipo Ciclone

Sistema de monitoramento de temperatura em silos.

Etapa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com