BALANÇO DE INSPECÇÃO E EXAME DE RESULTADOS DE EXERCÍCIO
Projeto de pesquisa: BALANÇO DE INSPECÇÃO E EXAME DE RESULTADOS DE EXERCÍCIO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TOTOURO • 11/9/2014 • Projeto de pesquisa • 1.001 Palavras (5 Páginas) • 236 Visualizações
1.1.2.3 Aplicações financeiras
1.1.2.4 Adiantamento ao fornecedor
1.1.2.5 Adiantamento a funcionário
1.1.2.6 Impostos a Recuperar
Estoques
Estoques de materiais de escritório
1.1.3.2 Estoques de material de limpeza
1.1.3.3 Material de embalagem
1.1.3.4 Estoques de mercadorias
Aplicação de Recursos em despesa
Despesas pagas antecipadamente
NÃO CIRCULANTE
Realizável a longo prazo
Créditos
1.2 PERMANENTE
1.2.3 Imobilizado
1.2.3.1 Terrenos
1.2.3.2 Imóveis
1.2.3.3 Veículos
1.2.3.4 Instalações
Computadores e Periféricos
1.2.3.6 Móveis e Utensílios
1.2.4 Intangível
1.2.4.1 Marcas e Patentes
1.2.4.2 Diferido
Gastos de Constituição
2 PASSIVO
2.1 CIRCULANTE (até 360 dias)
2.1.1. Obrigações com Fornecedores
2.1.1.1 Fornecedores
2.1.2 Obrigações trabalhistas e Sociais
2.1.2.1 Contas a pagar
2.1.2.2 Seguros a Pagar
2.1.3 Obrigações Fiscais
2.1.3.1 Impostos e Taxas a Recolher
2.1.4 Obrigações Financeiras
2.1.4.1 Empréstimos a Pagar
2.1.5 Outras Obrigações
2.1.5.1 Alugueis a Pagar
2.1.5.2 Energia Elétrica a Pagar
BALANCETE DE VERIFICAÇÃO E APURAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO- ARE.
Balancete de verificação- O Balancete de Verificação é um demonstrativo auxiliar que relaciona os saldos das contas remanescentes no diário. Imprescindível para verificar se o método de partidas dobradas está sendo observado pela escrituração da empresa.
Por este método cada débito deverá corresponder a um crédito de mesmo valor, cabendo ao balancete verificar se a soma dos saldos devedores é igual a soma dos saldos credores.
Este demonstrativo poderá ser utilizado para fins gerenciais, com suas informações extraídas dos registros contábeis mais atualizados. O grau de detalhamento do balancete de verificação deverá estar adequado à finalidade do mesmo. Caso o demonstrativo seja destinado a usuários externos o documento deverá ser assinado por contador habilitado pelo conselho regional de contabilidade (CRC).
O balancete tem seu disposto legal pela resolução do Conselho Federal de Contabilidade N°685/90, de 14 de Dezembro de 1990, que aprova por meio do artigo 1° a Norma Brasileira de Contabilidade Técnica.
Geralmente o balancete é disponibilizado mensalmente, servindo assim como suporte aos gestores para visualizar a situação da empresa diante dos saldos mensurados, sendo um demonstrativo de fácil entendimento e de grande relevância e utilidade prática. (ZANLUCA)
Existem momentos que devem ser dada uma pausa na sequência de lançamentos contábeis, para verificar a sua exatidão. Periodicamente o Contador deve verificar se os lançamentos estão corretos, uma técnica usada para atingir o objetivo é usar o balancete de verificação que facilita verificar e consolidar os saldos contábeis além de ser usado como um instrumento que é muito utilizado pelas empresas devido a sua objetividade e praticidade.
Primeiramente, deve-se verificar com atenção se não houve erro na soma das colunas do Balancete. Vale ressaltar que identificar o erro nem sempre é uma tarefa fácil. É aconselhado para o contador fazer a verificação dos balancetes diários ou mesmo mensais pois assim será mais fácil identificar o erro, não aconselhando a verificação anual, pois assim seria necessário verificar os balancetes do ano todo, algo que seria inviável ou mesmo impossível.
O Balancete de verificação nem sempre detectará os erros nos registros contábeis. Embora ele seja de grande utilidade ele é bastante limitado no que diz respeito à identificação de erros nos lançamentos.
Além de auxiliar na detecção de erros, o balancete de verificação é também um importante instrumento contábil para a tomada de decisões. Por ser utilizado o balanço em períodos mais curtos, o Balancete tem se tornado poderoso instrumento para embasar decisões. Com isso as empresas terão um resumo de todas as operações, no final daquele período. Vale lembrar que, quanto maior for o grau de detalhamento do Balancete, mais subsídios haverá para a tomada de decisão.
...