BANCO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Exames: BANCO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 22/11/2014 • 521 Palavras (3 Páginas) • 369 Visualizações
A evolução da integração das informações de pagamento e pessoal da Força Aérea Brasileira por meio da ferramenta MD-BIEG: a importância do Banco de Informações Estratégicas e Gerenciais (BIEG) para o Comando da Aeronáutica.
Assuésio Mendonça da Rocha
Tenente Coronel Especialista em Fotografia
Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica
Rio de Janeiro – RJ
Assuesio.rocha@gmail.com
Av. Mal Fontenelle, 1200 - ECEMAR - CEP 21740-002
2 METODOLOGIA
2.1 Pesquisa bibliográfica e documental
Como referencial teórico foi utilizado vários autores que tratam da questão no mercado de trabalho. Na pesquisa documental utilizamos principalmente relatórios do Sistema de Informações Gerenciais de Pessoal (SIGPES) e os manuais e os relatórios do Ministério da Defesa, através da SEORI, que coordena o Grupo de Trabalho do BIEG entre as três Forças Armadas; bem como, portarias e medidas provisórias e leis de Diários Oficiais, e documentos na página web da rede mundial de computadores.
2.2 Universo e amostra desejável
No banco de dados consultados para consistência de informações mensal consta universo de militares da ativa, inativos, pensionistas e anistiados políticos, no período de julho de 2010 a dezembro de 2012.
2.5 Limitações
Pelo tempo disponível e a estratégia adotada para realizar esta pesquisa, verifica-se a possibilidade de ocorrência do número de meses da amostra mínima desejável.
2.6 Procedimentos
Para que se pudesse atingir o objetivo da pesquisa, o processo de interpretação e análise dividir-se-á em quatro fases sequenciais: coleta de dados financeiros e pessoais, verificação das inconsistências, exportação dos dados inconsistentes na planilha eletrônica e análise dos dados coletados.
Na primeira fase, levantar as informações pessoais e financeiras da natureza de despesas inerentes as parcelas da remuneração básica regular, proventos, pensões e indenizações de militares da ativa, inativos, pensionistas e anistiados políticos do Comando da Aeronáutica, no período de 2010 a 2012.
Na fase seguinte, prosseguir-se-á com o exame de dados, através consultas programadas em ACCESS e preestabelecidas pelo Ministério da Defesa, a fim de verificar as inconsistências do Banco de Dados estruturados do COMAER.
Na terceira fase, realizamos a exportação dos dados financeiros e pessoais do Banco de Informações Estratégicas e Gerenciais inconsistentes para uma planilha eletrônica em forma de Relatório de Dados Processados, conforme quadro 1.
POSSÍVEIS INCONSISTÊNCIAS VERIFICADAS
106 - Total tb_ativos fora pagto X tb_lancamentos_fin
108 - Total tb_lancam_fin s/corresp na tb_ativos
110 - Total Ativos em pagto s/corresp na tb_lancam_fin
114 - DT_NASC inválida ou fora dos limites
130 - PT_GR_REAL inválido
136 - PT_GR_PAGTO incompatível com Soldo
144 - DT_INGR_FORCA inválida ou Idade Ingr<13 ou >42
146 - TMP_SVC inválido ou > TMP_TOT
214 - DT_NASC inválida
238 - DT_TRANS_INAT inválida
314 - SEXO x PARENTESCO em desacordo
340 - GRUPO_PENSAO inválido
342 - ID_INST_PENSAO - Instituidores não identificados
348 - PARENTESCO x GRUPO_PENSAO em desacordo
350 - DT_INIC_PENSAO inválida
432 - TIPO_ANISTIADO inválido
434 - ID_INST_BENEF não identificados
436 - CPF inválido
438 - DT_INGR_PAGTO inválida
Na última fase, visando a concretude da presente pesquisa, procurar-se-á analisar a inconsistência quanto aos problemas comumente observados, tais como, inconsistência de informações, verificação de ausência de informações obrigatórias e verificação da ocorrência de divergências entre tabelas, bem como os principais motivos para a ocorrência de inconsistências: diferentes periodicidades de atualização das diversas tabelas da FAB, informações inseridas nos sistemas anteriormente à criação de críticas na entrada de dados e mão-de-obra insuficiente para a inserção ou atualização das informações nos sistemas.
...