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BASQUETEBOL REGRAS DO MINI-CESKET

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Por:   •  2/7/2014  •  Relatório de pesquisa  •  3.227 Palavras (13 Páginas)  •  459 Visualizações

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FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE BASKETBALL (FIBA)

COMITÊ INTERNACIONAL DE MINI-BASQUETE.

REGRAS DE MINI-BASQUETE

O mini-basquete é um jogo para crianças com menos de 12 anos. Foi desenvolvido como uma forma divertida de se descobrir o basquete.

É uma atividade recreativa e, com sua riqueza em atividade física, desenvolvimento social e espírito de equipe, estimula as crianças a trilhar uma vida esportiva saudável.

REGRA 1 O JOGO

Art. 1 Mini-Basquete

O mini-basquete é um jogo baseado no basquete e indicado para meninos e meninas com 12 anos ou menos, aferidos no início da competição.

Art. 2 Definição

O propósito de cada equipe é o colocar a bola na cesta do oponente e evitar que o oponente marque pontos, seguindo as regras do jogo.

REGRA 2 DIMENSÕES E EQUIPAMENTOS

Art. 3 Dimensões da Quadra

A quadra de jogo deve ser retangular e de se superfície lisa, dura e sem obstáculos. Sua dimensão deve ser de 28m de comprimento e 15m de largura. Outras dimensões podem ser usadas, desde que se conserve a mesma proporção, como por exemplo: 26 x 14 m, 24 x 13 m, 22 x 12 m e 20 x 11 m.

Art. 4 Linhas

As linhas da quadra de basquete são desenhadas de acordo com as ilustrações desse livro. Elas são as mesmas desenhadas nas quadras de basquete normal, exceto pelo seguinte:

• A linha de lance livre tem 4m de distância da tabela;

• Não existe linha ou área de 3 pontos.

Todas as linhas devem ter 5cm de espessura e devem ser perfeitamente visíveis.

Art. 5 Tabelas

Cada uma das tabelas devem ter a superfície lisa de madeira maciça ou de material transparente adequado. As dimensões devem ser de 1,20m horizontalmente e de 0,90m verticalmente, e montada na forma que mostra o diagrama.

Art. 6 Cestas

As cestas devem englobar os aros e as redes. Cada uma das cestas deve estar a 2,60m acima do chão , de acordo com as ilustrações.

Figura 1: Croquis da Tabela

Art. 7 Bola

A bola deve ser esférica, com a superfície exterior de couro, borracha ou de outro material sintético. Sua circunferência deve estar entre 68 e 73 cm e o peso deve estar entre 450 e 500 gramas.

Art. 8 Equipamento Técnico

O seguinte material técnico deve ser providenciado :

• Cronômetro do jogo

• Súmula oficial de jogo;

• Marcadores numerados de 1 a 5, para indicar o número de faltas pessoais cometidas por jogador;

• Um mecanismo sonoro de aviso.

REGRA 3 OS OFICIAIS E SEUS DEVERES

Art. 9 Os Árbitros

Dois árbitros devem dirigir o jogo de acordo com as regras. Ambos são responsáveis por marcar faltas e violações, por validar ou cancelar cestas e lances livres e também por administrar penalidades de acordo com a regras.

Art. 10 O Anotador

O anotador é responsável pela súmula. Ele mantém um registro com as cestas e lances livres convertidos. Também anotará as faltas cometidas, conforme sinalização do árbitro e levantará os marcadores para mostrar o número de faltas cometidas por cada jogador.

Art. 11 O Cronometrista

O cronometrista é responsável pelo controle do tempo de jogo e pela indicação do final de cada um dos períodos.

REGRA 4 JOGADORES, SUBSTITUTOS E TÉCNICOS

Art. 12 Equipes

Cada equipe deve ter 10 jogadores: 5 jogadores na quadra e 5 substitutos.

Um membro da equipe é considerado um jogador quando ele está na quadra e está autorizado a jogar. De outra forma, ele é considerado um substituto.

Art. 13 Técnicos

O técnico é o líder da equipe. Ele orienta os jogadores de fora da quadra, de forma calma e amistosa, e é responsável pela substituição dos jogadores.

Ele é auxiliado pelo capitão da equipe, que deve ser um dos jogadores.

Art. 14 Uniformes

Todos os jogadores de uma equipe devem vestir uniformes iguais e com numeração na frente e atrás da camisa.

As equipes só podem usar números de 4 a 15.

REGRA 5 REGULAMENTAÇÔES DE TEMPO

Art. 15 Tempo de Jogo

O jogo consiste em dois períodos de 20 minutos cada, com intervalo de 10 minutos entre eles. Cada período é dividido em 2 períodos de 10 minutos cada, com um intervalo de 2 minutos entre eles.

O cronometrista controla o tempo de jogo, parando o relógio apenas nas seguintes situações:

• Em uma falta;

• Em uma bola ao alto;

• Ao final de um período;

• Para uma bola morta;

• Quando um jogador comete 5 faltas pessoais

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