Balanço
Resenha: Balanço. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mayarinhajoseph • 1/5/2013 • Resenha • 491 Palavras (2 Páginas) • 329 Visualizações
Balanço Patrimonial
Publicado em maio 18, 2008
CONCEITOS
O Balanço Patrimonial é um dos relatórios (tecnicamente chamados de demonstrações contábeis) que a contabilidade apresenta para que a liderança saiba como estão as contas da instituição. A idéia de “balanço” vem justamente por que este relatório é dividido em duas partes: ativos e passivos. E aqui cabe a primeira decisão deste post: encerrar as piadas sobre gays aqui ou continuar com elas até o final do texto.
O ponto é que os valores das duas partes do balanço devem ser os mesmos, sempre que ele for analisado. Por isto: balanço. Os nomes de passivo e ativo (não ri), deve-se ao fato que o ativo contém o que a empresa tem por receber (e que já trabalhou por isto) e no passivo, aquilo que é saldo de obrigações devidas (ou seja, que os outros fizeram e cabe a empresa pagar por).
A contabilidade de uma empresa divide todas as entradas e saídas de dinheiro em contas específicas, que são chamadas de contas contábeis. Estas contas servem pra organizar melhor o balanço patrimonial.
BALANÇO PATRIMONIAL
Pra gente começar a entender, cabe citar o texto de lei que organiza o balanço patrimonial:
Nesta demonstração contábil, as contas são classificadas segundo os elementos do patrimônio que registram e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a ánalise da situação financeira da companhia.
Que? Pois é, ninguem nunca entende da primeira vez. Mas na verdade até que é bem simples: tu pega todas as contas contábeis da organização, ok? Aí tu organiza ela em alguns grupos:
Ativo: são os bens e direitos da organização. Sao divididos em ativo circulante, ativo exigível a longo prazo e ativo permanente. O circulante são direitos que a empresa irá receber no curto prazo (menos de um ano). O exigível a longo prazo, coisas que a empresa receberá daqui a mais de um ano (tipo precatórias do governo). E o permanente são os bens da empresa, tipo cadeiras, carros, prédios e tal. O permanente pode ser divido em investimentos, imobilizados e diferidos. Não cabe a este post explicar cada um deles. O ativo permanente também tem um negócio legal que é a depreciação e amortização, que pode fazer com que tu pague menos imposto de renda sobre o lucro da empresa. SAMBARILOVI. Ativos intangíveis (tipo o registro da tua idéia genial no escritório de patentes) figora no balanço patrimonial como ativo permanente, ok?
Passivo: já complica um pouco. Ele é dividido primeiro entre passivo exigível e passivo não exigível. O passívo exigível divide-se em passivo circulante, que são as obrigações da organização pra daqui a menos de um ano, o passivo exigível a longo prazo (PELP), que é praquelas obrigações pra daqui a mais de um ano e o resultado de exercícios futuros, que é grana que tu recebeu por coisa que tu ainda não entregou. O passivo não exigível é também chamado de patrimônio líquido e é composto pelo teu lucro, mais o capital social da empresa.
...