Banana Passa
Artigo: Banana Passa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luaraflorencio • 18/4/2014 • 1.188 Palavras (5 Páginas) • 1.048 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
Daysiane S. L. Barros da Silva - 2642310
Luara Florêncio de Oliveira - B499HC-0
Maiza Muniz de Souza – B56EEF6
Aída Penalva-
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
Produção de Banana-Passa
Relatório de aula prática de Tecnologia de Alimentos
realizado no dia 24/03/14
4º semestre de Nutrição Unip/ Alphaville
Prof.: Rosa Maria Cerdeira Barros
SANTANA DE PARNAÍBA
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.................................................................................................
OBJETIVOS.....................................................................................................
MATERIAL E MÉTODOS................................................................................
RESULTADOS.................................................................................................
DISCUSSÃO....................................................................................................
CONCLUSÃO..................................................................................................
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................
INTRODUÇÃO
A banana é uma fruta importante para a saúde e de alto valor nutritivo. Rica em vitaminas (A, B1, B2, C) para visão, a ingestão dessa fruta também contribui para o crescimento, mantém pele, cabelos e unhas sadias, auxilia na digestão dos alimentos, previne gripes e resfriados, protege a saúde do sistema nervoso, além de influir no melhor aproveitamento dos hidratos de carbono, os quais constituem principal fonte de energia.
O valor medicinal da banana auxilia no tratamento de certas enfermidades, tais como: tuberculose, paralisia, reumatismo, artrites, prisão-de-ventre, diarréias, desidratação e ainda doenças de estômago, rins, fígado, intestino e nervos.
Ela dá mingaus, saladas, farofas, sorvetes, vitaminas, banana-passa, farinha, bananada. Mesmo desidratada, ela mantém tais propriedades, ficando desta forma evidenciada a sua importância.
A desidratação refere-se a um sistema de remoção de água por intermédio de um processo que em geral, segue regras bastante simples. Resumindo, o aumento da temperatura do produto a ser desidratada, força d a evaporação da água, enquanto a circulação forçada do ar remove a umidade evaporada.
O processo da retirada do líquido dos alimentos é rápido e higiênico, pois durante o processo os alimentos não ficam expostos à poeira, insetos ou qualquer outra forma de contaminação, impossibilitando o desenvolvimento de micro-organismos que, consequentemente, apodreceriam esses alimentos.
A desidratação das bananas, dependendo do volume a ser processado, pode ser realizada em câmaras de secagem (secadores de bandeja) ou para maiores volumes em secadores tipo túnel.
O processo de desidratação deve iniciar com temperatura mais baixa (50ºC), elevando-se para 60ºC e posteriormente 70ºC, temperatura esta que será mantida até o final do processamento. A circulação do ar é importante para remover a umidade ambiente ocasionada pela desidratação das frutas, diminuindo o tempo de processo e melhorando a qualidade do produto final.
A movimentação da bandeja após um certo intervalo de tempo é favorável, pois submete as bananas a diferentes condições de desidratação, obtendo-se desta forma um lote de produção mais homogêneo. Geralmente, a secagem é conduzida até um ponto em que a umidade do produto atinja cerca de 20 a 25%. O tempo de secagem para a desidratação da banana é de aproximadamente 22 horas. Para baixa produtividade, pode ser utilizada uma estufa substituindo o secador.
A embalagem tradicionalmente utilizada para frutas desidratadas é o papel celofane, sendo aconselhável utilizar o transparente para permitir que o consumidor observe a qualidade do produto. O acondicionamento da fruta desidratada na embalagem deverá ser realizada após a fruta esfriar para evitar a condensação de água na superfície desidratada. No rótulo deverá constar a palavra seca, data de fabricação, validade e instrução para armazenagem e conservação do produto. As frutas passas quando acondicionadas em caixas de papelão poderão ter uma melhor preservação. O tempo de validade apresentado por esse tipo de produto é de geralmente 4 meses, podendo variar de acordo com o tipo de processo empregado e a embalagem utilizada.
Objetivo
Produzir banana do tipo passa através da desidratação feita por meio de secagem, ou seja retira-se a água por meio de calor produzido artificialmente, o aumento da temperatura força a evaporação da água, enquanto a circulação do ar remove umidade evaporada.
Esse processo tem como objeto conservar a banana e aumentar sua vida de prateleira.
Material e métodos
Materiais
- Estufa com ventilação forçada com bandeja perfuradas para secagem
- Bacia para higienização das bananas
- Água clorada 20ppm cloro livre
- Balança
- Água cloro livre 50ppm
- Banana nanica madura
Método
- Utilizar
...