Banco De Dados
Monografias: Banco De Dados. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dicoph • 9/10/2013 • 1.146 Palavras (5 Páginas) • 498 Visualizações
INTRODUÇÃO A BANCO DE DADOS
O primeiro Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) comercial surgiu no final de 1960
com base nos primitivos sistemas de arquivos disponíveis na época, os quais não controlavam
o acesso concorrente por vários usuários ou processos. Os SGBDs evoluíram desses sistemas
de arquivos de armazenamento em disco, criando novas estruturas de dados com o objetivo de
armazenar informações. Com o tempo, os SGBD’s passaram a utilizar diferentes formas de
representação, ou modelos de dados, para descrever a estrutura das informações contidas em
seus bancos de dados. Atualmente, os seguintes modelos de dados são normalmente
utilizados pelos SGBD’s: modelo hierárquico, modelo em redes, modelo relacional (amplamente usado) e o modelo orientado a objetos.
O que é um banco de dados?
Um banco de dados (sua abreviatura é BD, em inglês DB, database) é uma entidade na qual é possível armazenar dados de maneira estruturada e com a menor redundância possível. Estes dados devem poder ser utilizadas por programas, por usuários diferentes. Assim, a noção básica de dados é acoplada geralmente a uma rede, a fim de poder pôr, conjuntamente, estas informações, daí o nome banco. Fala-se, geralmente, de sistema de informação para designar toda a estrutura que reúne os meios organizados para poder compartilhar dados.
Utilidade de um banco de dados ?
Um banco de dados permite pôr dados à disposição de usuários para uma consulta, uma introdução ou uma atualização, assegurando-se dos direitos atribuídos a estes últimos. Isso é ainda mais útil quando os dados informáticos são cada vez mais numerosos.
Um banco de dados pode ser local, quer dizer utilizável em uma máquina por um usuário, ou repartida, quer dizer que as informações são armazenadas em máquinas distantes e acessíveis por rede.
A vantagem essencial da utilização dos bancos de dados é a possibilidade de poder ser acessada por vários usuários, simultaneamente.
A lista telefônica é um exemplo , nela percebemos que todos os dados referentes a uma pessoa estão na mesma linha , a isso chamamos registros..
O tipo ou categoria da informação (nome,telefone,etc.) sobre uma pessoa está separada em colunas, as quais chamamos campos..
Um Sistema Gerenciador de banco de dados relacionais(SGBDR) é usado para armazenar as informações de uma forma que permita às pessoas examiná-las de diversas maneiras.
O Gerenciador relacional de bancos de dados do Visual Basic e do Access é o Microsoft Jet , ele pertence a uma categoria diferente dos Gerenciadores tradicionais , como o Dbase e o Paradox, pois possue características em comum com os banco de dados cliente-servidor. Tais características comuns são:
• Todas as tabelas, indíces, consultas, relatórios e código são armazenados num único arquivo .MDB
• Os campos de data suportam informação de hora.
• Admite o armazenamento permanente de comandos SQL
• é possível forçar a integridade referencial entre as tabelas.
• Os camos suportam valores nulos (Null)
No Dbase/Clipper banco de dados significa um arquivo que contém a estrutura de dados(campos) e os dados (Arquivo padrão DBF). Para o padrão MDB este conjunto de dados e sua estrutura denomina-se Tabela.
Portanto aquilo que o Dbase/Clipper considera um banco de dados o Access e o Visual Basic considera como uma Tabela .
Podemos então definir tabela como um conjunto de dados dispostos em forma de linhas e colunas. Como exemplo vejamos a tabela de endereços abaixo:
Nome Endereço Telefone
Carlos Lima Bueno Rua Pindamonhangaba , 1200 226-2356
Carlos Lima Buel Rua Voluntários de São Paulo , 2785 224-1078
Carlos Luiz Moraes Rua D. Pedro II , 123 223-0991
As linhas da tabela são os registros (nome, endereço, telefone), e as colunas são os campos. A interseção de uma linha com uma coluna define um atributo representando um valor do campo. Para a tabela representada acima a interseção da segunda linha com a coluna nome define o valor do campo nome como: Carlos Lima Buel.
Para o Access e o Visual Basic todos os componentes do sistema estão em um único arquivo com extensão MDB, a este "pacote" consideramos o banco de dados, o qual é um conjunto das tabelas nele contidas.
Logo quando abrimos um arquivo MDB temos acesso a todos os componentes do sistema : tabelas, consultas, macros, relatórios, etc .A esses componentes chamamos objetos do sistema e em resumo podemos descrevê-los a seguir:
Tabelas Onde armazenamos as informações que queremos tratar.
Consultas Filtram as informações das tabelas e permitem sua visualização. Geralmente são comandos SQL.
Formulários São janelas destinadas à edição e visualização
...