Banco de Dados - Imobiliária: controle de aluguéis de imóveis
Por: SeyaKou • 26/10/2023 • Trabalho acadêmico • 1.037 Palavras (5 Páginas) • 53 Visualizações
Universidade Federal de Minas Gerais
Escola de Ciência da Informação
Curso de Biblioteconomia
Disciplina: Introdução a banco de dados
Professor: Marcello Peixoto Bax
Trabalho Final
Imobiliária: controle de aluguéis de imóveis
Andreza Elizete dos Santos Ferreira
Jéssica Parreiras dos Santos
Laíssa Marciano Souza
Belo Horizonte
28 de Outubro de 2020
Introdução
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de banco de dados para uma imobiliária fazer o gerenciamento de aluguéis de imóveis. A elaboração de um Projeto de Banco de Dados onde conterá o Modelo Conceitual, Relacional e Físico como forma de apresentação do sistema de gerenciamento de cadastros da imobiliária que visa controlar os aluguéis de imóveis.
O trabalho consiste na apresentação de como funcionaria um projeto para controle imobiliário, onde temos como envolvidos a imobiliária, o proprietário do imóvel contratante da imobilaria, o corretor designado para atendimento, o imóvel se disponível ou não e o inquilino. Demonstrando o processo de alugar o imóvel passando por essas cincos entidades, demonstrando de como eles se relacionam entre si com uma breve descrição e com o Modelo Conceitual apresentando o funcionamento do projeto utilizando relacionamentos, atributos e generalização. Tendo como representação do modelo anterior, temos o Modelo Relacional, onde os dados citados anteriormente estão organizados em tabelas com suas características para orientação do projeto criado, e foi utilizado o Modelo Físico aplicado em Access.
Descrição do Mini-Mundo para Imobiliária
Sistema para controle e coordenação de aluguéis de imóveis, onde os corretores são responsáveis pelos contratos de locação de imóveis, a imobiliária associa os corretores e estes são contratados pelos proprietários de imóveis para promover a locação para os inquilinos.
Um proprietário disponibiliza seu imóvel para uma imobiliária promover a locação do mesmo, a imobiliária por sua vez designa um corretor como responsável por esse contrato de locação com um inquilino. A imobiliária guarda as informações: Do Corretor onde cada um possui um número de matrícula nessa imobiliária, nome, endereço, telefone e e-mail; Do proprietário: Nome, cpf, endereço e e-mail; Do imóvel: Descrição do Imóvel; valor do aluguel, situação (se alugado ou disponível) e endereço; Do inquilino: nome, cpf, telefone, endereço e e-mail.
Nesse sistema a imobiliária associa diversos corretores e imóveis, um corretor promove diversas locações, mas só promove uma locação por imóvel e esse pertence a apenas um proprietário e somente pode ser locado para um inquilino.
Modelo Conceitual
[pic 1]
No Modelo Entidade-Relacionamento (MER) temos as seguintes entidades e relacionamentos:
Proprietário, contrata, uma imobiliária - um proprietário pode contatar várias imobiliárias e uma imobiliária pode ser contatado por vários proprietários.
Imobiliária, designa, um Corretor - uma imobiliária pode designar apenas um corretor para cada imóvel e um corretor pode promover locação de vários imóveis.
Corretor, atende, Inquilino - um corretor pode atender vários inquilinos e um inquilino pode ser atendido por um corretor nessa imobiliária.
Inquilino, aluga, Imóvel (um inquilino aluga um imóvel e um imóvel pode ser alugado por vários inquilinos).
Proprietário, possui, Imóvel (um proprietário possui vários imóveis e um imóvel pertence a apenas um proprietário).
Modelo Relacional
[pic 2]
Proprietário: CPF é a chave primária e recebe a chave primária de Imóvel (CodIMóvel).
Contrata: Recebe as chaves de Imobiliária e Proprietário.
Imobiliária: CNPJ é a chave primária.
Imóvel: CodImóvel é a chave primária, descrição do imóvel (descrição física do imóvel), situação do imóvel (se alugado ou disponível), valor do aluguel.
Inquilino: CPF é a chave primária e recebe Matrícula do corretor.
Corretor: Matrícula é a chave primária e recebe CNPJ da imobiliária
Modelo Físico
Andrade (2006) ao definir Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBDs) cita Elmasri e Navathe definindo que são coleções de softwares que permitem que os usuários os criem e os mantenham, através de linguagem apropriada, facilitando os processos de definição (especificação dos tipos, estruturas e restrições para os dados que serão armazenados), de construção (armazenamento dos dados em um meio controlado por ele) e de manipulação (funções para recuperação ou alteração dos dados e geração de relatórios) do banco de dados e SILBERSCHATZ, KORTH, SUDARSAHN (1999), a meta básica de um SGBD é proporcionar um ambiente conveniente e eficiente para recuperação e armazenamento de informações.
...