Banda de música
Por: Sidney Gomes da Silva • 2/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.481 Palavras (6 Páginas) • 370 Visualizações
ACADEMIA DE POLÍCIA INTEGRADA CORONEL SANTIAGO[pic 1]
CURSO DE HABILITAÇÃO DE OFICIAIS
FERNANDO RODRIGUES SOARES
GIBTON PEREIRA DE ANDRADE
SIDNEY GOMES DA SILVA
A RELEVÂNCIA DO PERFIL COMUNITÁRIO DA BANDA DA PMRR NO CONTEXTO SOCIAL DE UMA COMUNIDADE
Boa Vista
2014
FERNANDO RODRIGUES SOARES
GIBTON PEREIRA DE ANDRADE
SIDNEY GOMES DA SILVA
A RELEVÂNCIA DO PERFIL COMUNITÁRIO DA BANDA DA PMRR NO CONTEXTO SOCIAL DE UMA COMUNIDADE
Projeto de Pesquisa apresentado em cumprimento às exigências, para obtenção de nota, da disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, do Curso de Habilitação de Oficiais – CHO PM 2014.1, daAcademia de Polícia Integrada Coronel Santiago.
Orientador: Professor 1º Ten QOC PM Magno
Boa Vista
2014
RESUMO
Este Projeto de Pesquisa vislumbra uma futura pesquisa, de cunho original, na qual será estudada a atuação da Banda de Música da Polícia Militar de Roraima, e seu perfil comunitário, junto à comunidade boa-vistense. O objetivo é consolidar uma interação entre comunidade e polícia militar, através do ensino musical, realizado de forma integrada e metódica, pela banda de música. A hipótese é que através desta interação, pelo ensino musical, seja possível influenciar crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade, quanto àinfluência das drogas, álcool e violência. Este contato, polícia e comunidade, é fundamento base da filosofia de polícia comunitária, e já provou ser um excelente mecanismo de diminuição da criminalidade. O presente projeto de pesquisa propõe uma exposição geral acerca da história das bandas de músicas militares no Brasil, enfatizando a sua evolução no tempo e espaço, até chegar-se à Polícia Militar de Roraima. Em seguida, serão abordadas características específicas da Banda de Música e seu papel desempenhado junto à sociedade roraimense, desde sua fundação, bem como os possíveis caminhos a serem seguidos, destarte, para o exercício de polícia comunitária, uma vez que será certificado a existência de um potencial dinâmico do grupamento de músicos da policia militar, no que concerne a doutrina de policiamento comunitário. A pesquisa, oriunda deste projeto, será relevante para o contexto social da comunidade roraimense, especialmente a capital, Boa Vista, e para a Polícia Militar.
Palavras-Chave: Música. Interação. Comunidade. Polícia Comunitária.
1 INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas, percebeu-se um crescimento considerável da população do Estado de Roraima, principalmente na capital. Não se pode negar que o desenvolvimento acompanhou tal crescimento populacional. Porém, com o crescimento e desenvolvimento,cresceu outros números que apresentam dados preocupantes sobre a criminalidade.
Atualmente vê-se nas comunidades de diversos bairros de Boa Vista, capital do Estado de Roraima, um número crescente de crianças e adolescentes ociosos e passíveis desta má influência, o que pode acarretar em sérios problemas sociais, como a dependência do álcool, drogas e a violência.
Diante da necessidade deste grupo vulnerável, pergunta-se: O que podemos fazer, como profissionais de segurança pública, em prol destas crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade, face às ameaças sociais crescentes?
Apresenta-se como sugestão o ensino da música, integrado e metódico, a ser realizado pela banda da polícia militar, como forma de aproximação da instituição Polícia Militar e a Comunidade. Tal aproximação permite uma interação entre os que sofrem com a influência do crime e àqueles que devem combatê-lo. A parceria entre polícia e comunidadeé fundamento base da filosofia de polícia comunitária,e já provou ser um excelente mecanismo de diminuição da criminalidade.
O grupamento de músicos detém a capacidade de trabalhar o íntimo humano, haja vista a música (matéria prima) ter em si mesma o poder de mover corações, afetos e sentimentos do homem. Isto facilita a aproximação com a comunidade que, na quase totalidade dos casos, recepciona com prazer este grupamento.Igualmente, a banda da polícia militar está em constante interação com esta comunidade, fazendo apresentações musicais em escolas, centros comunitários, universidades, etc.
Ao relacionar a música com a filosofia de policia comunitária, enxergamos a banda da PM, na estrutura policial militar atual, como o grupamento com o maior potencial para o exercício de policiamento comunitário, tão em voga na atualidade, uma vez que a atividade fim deste grupamento especializado está intimamente ligada com a doutrina deste modelo de policiamento.
2 OBJETIVO GERAL
Consolidar uma interação entre comunidade e instituição policial militar, através do ensino musical, realizado de forma integrada e metódica, pela banda de música da polícia militar do Estado de Roraima.
2.1 Objetivos Específicos (Especificar conforme cada capítulo proposto, cada objetivo específico elaborarão um capítulo do artigo).
3. CAPÍTULOS
- Síntese histórica das bandas militares no Brasil.
- História da Banda da Polícia Militar de Roraima.
- Da criação a atualidade
- Seus quadros e efetivo existentes, no início e no tempo atual
- Atividades desenvolvidas na capital
- Atividades desenvolvidas no interior
- Perfil comunitário da Banda da Polícia Militar
- Atividade fim da Banda da PM
- A Filosofia de Polícia Comunitária
- Características implícitas
- Proposta para implantação do Núcleo de Polícia Comunitária da Banda de Música da Polícia Militar do Estado de Roraima
4. MÉTODOLOGIA
- Método:
O método utilizado será o Dedutivo.
- Procedimentos:
A pesquisa terá início a partir de uma exposição geral acerca da história das bandas de músicas militares no Brasil, através de um levantamento bibliográfico sobre o assunto, enfatizando a sua evolução no tempo e espaço, até chegar à Polícia Militar de Roraima. Na sequência serão abordadas características específicas da Banda de Música da PMRR, e seu papel desempenhado junto a sociedade roraimense, desde sua fundação, bem como os possíveis caminhos a serem seguidos, destarte, com fundamentação científica.
...