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Basquetebol. Regras das faltas

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Por:   •  18/10/2014  •  Artigo  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  436 Visualizações

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REGRAS DAS FALTAS

Qualquer contato físico que influencie na jogada, sendo de ataque ou defesa, é falta. Quase toda a vez que o defensor toca no atacante é falta, mas a falta é dada apenas se o toque for relevante em relação ao jogo ou se for agressiva. Para um marcador não fazer falta ele deve ficar com certa distância do atacante para prever sua jogada e deve também manter seus braços erguidos ou abaixados. Um jogador também não pode: empurrar, abraçar, cotovelar, segurar o atacante, sendo que estes também não podem ser feitos para o defensor.Para todos estes tipos de faltas existe uma penalidade.

Em caso de uma falta convencional, ou seja, um simples contato físico durante o jogo; o árbitro sinaliza a falta, o cronometro é interrompido e é dada uma reposição de bola de fora da quadra. Simplificando: É dado um lateral ao time que sofreu a falta. Mas isso é apenas durante o jogo normal, durante uma troca de passes, infiltração ou um movimento qualquer. Agora, se a falta ocorrer durante um ato de arremesso, ai então é dada uma bonificação, os lances livres.Lances Livres: Se o jogador tomar a falta durante o ato de arremesso e converter a cesta (o movimento de arremesso precisa ter início antes do apito soar), então valem os pontos e é dado um (1) lance livre de bonificação; Se tomar a falta, mas não converter a cesta, aí é dado dois (2) lances livres; e se o arremesso for para três pontos e não convertidos, é dado aí três (3) lances livres.

Mas nem todas as faltas são feitas pela defesa. As faltas também podem ser de ataque, como dito antes. O jogador em posição ofensiva não pode forçar sua passagem (provavelmente em direção a cesta) sobre o corpo do adversário. Por exemplo, eu estou lhe marcando e você tenta passar reto por cima de mim usa a força do corpo. Isso é uma falta de ataque, e quando ocorre é dada uma reposição de bola pela lateral para o time adversário.Após 5 faltas pessoais, o jogador que as cometeu deverá ser substituído e não poderá voltar a jogar naquele jogo. Após 4 faltas coletivas (em cada período) quase todas as seguintes serão convertidas em lances livres.

E como sempre, toda a regra tem uma exceção. Existem também as faltas anti-desportivas. São aquelas falta mais graves, que vão contra o espírito esportivo do jogo como por exemplo, dar um soco no adversário, jogar a bola de propósito com força sobre um jogador, esse tipo de coisas. Nestes casos a penalidade é diferente: É dado dois lances livres mais uma posse de bola na lateral para o time que sofreu a falta.

SINALIZAÇÕES

RESULTADO

Um ponto: movimento de um dedo para baixo.

Dois pontos: movimento de dois dedos para baixo.

Tentativa de três pontos: três dedos estendidos.

Três pontos obtidos: três dedos estendidos em cada mão.

Cesto anulado ou jogo interrompido: movimento dos braços em tesoura a frente do peito.

RELACIONADO AO CRONOMETRO DE JOGO

Parar o cronómetro ou não o pôr em movimento: mão aberta.

Parar o crónometro por falta: um punho fechado a palma da outra mão para baixo apontando a cintura do infrator.

Inicio ou reinicio do jogo: corte com a mão.

Reinicio da contagem de 24 segundos: rodar a mão, dedo indicador estendido.

ADMINISTRATIVO

Substituição: antebraços cruzados.

Fazer o sinal de entrar: movimento de mão aberta na direção do corpo.

Desconto de tempo: fazer um T com o dedo indicador e a mão aberta.

Comunicaçao entre árbitros e oficiais de mesa: polegar para cima.

Contagem visível: dedos mostrando a contagem.

TIPO DE VIOLAÇÃO

Passos: rotação dos punhos.

Drible ilegal ou dois dribles: batimentos alternados.

Transporte da

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