Biomecânica Profissional
Relatório de pesquisa: Biomecânica Profissional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Larylin • 10/12/2014 • Relatório de pesquisa • 3.770 Palavras (16 Páginas) • 284 Visualizações
Resenha
As análises de risco são muito importantes nos locais de trabalho, pois evita que seja atribuído perigo ao trabalhador. Certos tipos de riscos e perigos podem trazer consequências crônicas para a vida de quem o sofre. Formas indevidas de postos de trabalho, aplicação de forças inapropriadas podem causar distúrbios de músculo-esqueléticos.
Certos produtos e postos de trabalhos inadequados provocam estresses musculares, dores e fadiga, e podem ser resolvidas com providências simples de adaptação. Um músculo que opera em condições desfavoráveis de irrigação sanguínea durante o trabalho estático. Em geral, a musculatura humana tem um bom desempenho contínuo quando é contraído até 15% de sua capacidade máxima. As dores no corpo podem ser causadas principalmente pelo manuseio ou quando exigem posturas inadequadas. É necessário uma análise completa de riscos e perigos preliminares para que se possa minimizar ao máximo todo e qualquer tipo de dano ao trabalhador.
O método da análise de riscos consiste em dividir o objeo identificar perigos e analisar riscos em cada elemento, analise de produção e danos. Normas regulamentares foram feitas para ajudar nesse processo de redução.
- Resumo
*3-Biomecânica ocupacional
Biomecânica ocupacional trata-se dos movimentos do corpo e forças relacionadas ao trabalho. Relaciona as condições físicas do trabalhador com seu local de trabalho, máquinas, ferramentas e materiais, com objetivo de reduzir os riscos de disturbios músculo-esqueléticos. Muitos locais de trabalhos inadequdos podem gerar estresses musculares, dores e fadiga, às vezes podem ser resolvidos com alguns ajustes ergonomicos simples.
*Trabalho muscular
O corpo humano é semelhante a um sistema de alavancas movimentado por contração muscular. Contudo, essa se máquina humana tem vários tipos de limitações que devem ser consideradas no projeto dimensionamento do trabalho.
> Início da atividade
O organismo humano nunca se desliga, ele continua funcionando e consumindo energia mesmo em repouso. Quando se faz algum tipo de atividade física o metabolismo acelera e é necessário intervalo de 2 a 3 min para que o corpo se adapte às exigências da tareja. Ao realizar alguns esforços físicos, o corpo necessita de aumento do ritmo de respiração, que contribuem para levar oxigênio aos múculos. O equilíbrio entre a demanda e o suprimento de oxigênio é restabelecido ao cabo de 2 a 3 minutos, ao finalizar a atividade, o organismo retorna aos níveis fisiológicos anteriores, demorando cerca de 6 minutos para alcançar o equilíbrio.
O desiquilíbrio entre demanda e suprimento de oxigênio, no início da atividade, pode ser reduzido com o aquecimento prévio do organismo com pelo menos 5 minutos de antecedência. O trabalho muscular intenso ativa também o mecanismo de eliminação de calor gerado pelo metabolismo. Um organismo acostumado a trabalhos físicos pesados é capaz de eliminar até 10 vezes mais calor, em relação ao seu estado de repouso. A musculatura se desenvolve pelo aumento da espessura das fibras, embora a quantidade delas permaneça constante. Essas fibras também se tornam mais flexíveis e há melhor irrigação sanguínea, realizada pelos vasos capilares, no interios dos músculos.
Esse pré-aquecimento é praticado normalmente pelos atletas, antes das competições, mas ainda é pouco difundido no meio produtivo. Portanto, para um trabalho físico pesado, é aconselhável fazer um pré-aquecimento de 2 a 3 minutos, ou iniciar atividade com menos intensidade, dando uma oportunidade para o organismo ir adaptando-se, de modo que não haja um grande desbalanceamento entre a oferta e a demandade oxigênio.
* Trabalhos estático e dinâmico
Quando um músculo está contraído, há um aumento da pressão interna, o que provoca um estrangulamento dos capilares, isso acontece porque as paredes dos capilares são muito finas e a pressão sanguínea nos músculos é baixa. Enquanto a contração muscular estiver entre 15 e 20 % da força máxima do músculo, a circulação continua a ocorrer normalmente Quando essa contração chegar a 60%, o sangue deixar no interior dos músculos. Um músculo sem irrigação fadiga-se rapidamente, não sendo possível mantê-lo contraído por mais de 1 ou 2 minutos.
* Trabalho estático
Estática é a força muscular que pode activar um músculo ou um grupo de músculos contra uma resistência fixa. Os factores limitativos do rendimento são o diâmetro, número e estruturas das fibras musculares bem como o comprimento e o ângulo de trabalho do músculo, coordenação e motivação.
* Trabalho dinâmico
Dinâmica é a força muscular que pode levar um grupo de músculos a actuar, no decorrer de um determinado movimento, contra uma resistência. Os factores limitativos do rendimento são a força estática, a coordenação, a massa e a velocidade de contracção.
* Dores musculares
A dor muscular é comum e pode envolver mais de um músculo. A dor muscular também pode envolver ligamentos, tendões e fáscias, os tecidos moles que conectam os músculos, ossos e órgãos. Pode ser gerado por alguns fatores:
-Lesão ou trauma incluindo luxações e torções
-Uso excessivo: usar um músculo de forma excessiva, muito cedo, com muita frequência
-Tensão ou estresse
As dores são causadas principalmente pelo manuseio de cargas pesadas ou quando se exigem posturas inadequadas, como a torção da coluna. Muitas outras atividades como puxar e empurrar cargas também podem causar as dores. Essas dores podem ocorrer também com alogamento excessivo e inflamação dos músculos, tendões e articulações. São associadaas geralmente a forças, posturas e repetições.
* Traumas musculares
São causados basicamente devido a duas causa : impacto e esforço excessivo.
> Trauma por impacto
Ocorre quando a pessoa é atingida por uma força súbta, durante um curto espaço de tempo, em uma região especifica do corpo. Geralmente de natureza
...