TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bomba nuclear

Resenha: Bomba nuclear. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  Resenha  •  4.980 Palavras (20 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 20

Bomba nuclear

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

(Redirecionado de Bomba atómica)

A nuvem de cogumelo formada pela bomba atômica de Nagasaki, no Japão, em 9 de agosto de 1945, subiu cerca de 18 km acima do hipocentro da explosão.

Armas nucleares

Uma das primeiras bombas atômicas.

História

Testes

Efeitos

Segunda

Guerra Mundial

Design

Guerra nuclear

Países com

armamento nuclear

Holocausto nuclear

Projeto Manhattan

Ogiva nuclear

AIEA

CEANU

Reações nucleares

Fissão

Fusão

Esta caixa: ver • editar

Bomba nuclear, também chamada de bomba atômica (português brasileiro) ou atómica (português europeu), é um dispositivo explosivo que deriva sua força destrutiva das reações nucleares, tanto de fissão ou de uma combinação de fissão e fusão. Ambas as reações liberam grandes quantidades de energia a partir de quantidades relativamente pequenas de matéria. O primeiro teste de uma bomba de fissão ("atômica") liberou a mesma quantidade de energia de cerca de 20 mil toneladas de TNT. O primeiro teste de uma bomba termonuclear ("hidrogênio") liberou uma quantidade de energia equivalente a cerca de 10 milhões de toneladas de TNT. Uma arma termonuclear moderna, pesando pouco mais de 1.100 kg, pode produzir uma força explosiva equivalente à detonação de mais de 1,2 milhões de toneladas de TNT.1 Assim, mesmo um pequeno dispositivo nuclear não muito maior do que bombas tradicionais, pode devastar uma cidade inteira através da gigantesca explosão e por incêndios e radiação subsequentes. As armas nucleares são consideradas armas de destruição em massa e seu uso e controle têm sido um dos principais focos da política de relações internacionais desde a sua criação.

Apenas duas armas nucleares foram utilizadas durante uma guerra: quando os Estados Unidos bombardearam duas cidades japonesas no fim da Segunda Guerra Mundial. Em 6 de agosto de 1945, uma bomba de fissão de urânio cujo codinome era "Little Boy" foi detonada sobre a cidade japonesa de Hiroshima. Três dias depois, em 9 de agosto, um tipo de bomba de fissão de plutônio, de codinome "Fat Man", explodiu sobre a cidade de Nagasaki, no Japão. Estes dois ataques resultaram na morte de cerca de 200 mil pessoas — a maioria civis — por causa dos graves ferimentos decorrentes das explosões e da radiação.2 O papel dos bombardeamentos nucleares na rendição do Japão e se seu uso foi ético ainda são questões que continuam a serem alvos de discussão atualmente.

Depois dos bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki, armas nucleares foram detonadas em mais de duas mil ocasiões, durante testes e demonstrações. Apenas algumas nações possuem tais armas ou são suspeitos de as terem. Os únicos países conhecidos por terem detonado armas nucleares e que são reconhecidos por possuírem esse tipo de armamento são (em ordem cronológica, de acordo com a data do primeiro teste): Estados Unidos, União Soviética (sucedida como uma potência nuclear pela Rússia), Reino Unido, França, República Popular da China, Índia, Paquistão e Coreia do Norte. Além disso, é quase consenso que Israel também possui armas nucleares, embora o governo israelense não reconheça isso.3 4 5 Apenas um país, a África do Sul, fabricou armas nucleares no passado, mas desmontou todo o seu arsenal após o fim do regime do apartheid, quando o país aderiu ao Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP) e aceitou completamente as salvaguardas internacionais.6

De acordo com estimativas de 2012, obtidas pela Federação de Cientistas Americanos, existem mais de 17 mil ogivas nucleares no mundo, sendo que cerca de 4 300 delas são consideradas "operacionais", ou seja, estão prontas para uso.3

Índice [esconder]

1 Tipos

1.1 Fissão nuclear

1.2 Fusão nuclear

1.3 Bomba suja

1.4 Bomba de nêutrons (neutrões)

1.5 Armas nucleares táticas ou de uso tático

2 Administração, controle e legislação

2.1 Desarmamento

2.2 Nações Unidas

3 Efeitos

4 Uso pacífico

5 Controvérsias

6 Ver também

7 Referências

8 Ligações externas

Tipos[editar]

Ver artigo principal: Desenho de arma nuclear

Teste nuclear realizado em 18 de abril de 1953, durante a Operação Upshot-Knothole, na Área de Testes de Nevada, Estados Unidos.

Os dois principais modelos de armas de fissão nuclear.

Os princípios básicos do Desenho de Teller–Ulam: uma bomba de fissão usa radiação para comprimir e aquecer uma secção distinta de combustível de fusão.

Reação de implosão no núcleo de uma Bomba atômica.

As bombas atômicas são normalmente descritas como sendo apenas de fissão7 ou de fusão com base na forma predominante de liberação de sua energia. Esta classificação, porém, esconde o fato de que, na realidade, ambas são uma combinação de bombas: no interior das bombas de hidrogênio, uma bomba de fissão em tamanho menor é usada para fornecer as condições de temperatura e pressão elevadas que a fusão requer para se iniciar. Por outro lado, uma bomba de fissão é mais eficiente quando um dispositivo de fusão impulsiona a energia da bomba. Assim, os dois tipos de bomba são genericamente chamados bombas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com