Bombas e compressores
Por: kcoutinho • 3/11/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 869 Palavras (4 Páginas) • 222 Visualizações
Bombas e Compressores – 18/08/2012
Bomba – destinado a movimentar algum material, principalmente fluidos.
Fundamentos:
Força: F = M.a
Inércia: É quando um corpo tende a manter-se em movimento ou em repouso, dependendo da circunstância.
Força centrífuga: é a força aplicada sobre um corpo, direcionando-o para fora do centro de curvatura devido à ação da inércia.
25.08.12 – Cálculos
Epotencial = M.g.h
h= carga
E = ½ M.V²
E = energia cinética
Q = volume/tempo
Q = vazão (m³/min)
1m³ = 1000 l
D= M/V = 2,5 .
Diminui vazão = aumenta a carga
Relação QxH (Carga x Vazão)
PERDAS
- Perdas volumétricas é a energia perdida com a recirculação do liquido entre as partes da bomba = Pv.
- Perca mecânica é a energia perdida no atrito
- Perdas hidráulicas são perdas de energia referente ao escoamento do liquido
Potencial absorvida – pot útil (da bomba) + perdas (volumétrica, mecânica e hidráulica)
Rendimento potencial = potencia útil(fornecida pela bomba)/potencial abs(obtida pelo sistema)
NPSH – Pressão liquida positiva da sucção
A pressão em qualquer ponto da linha de sucção (toda tubulação antes do bocal) nunca deve ser melhor que a pressão de vapor no liquido bombeado na temperatura de trabalho.Caso contrário haverá vaporização do liquido e a formação de bolhas ou cavidades no liquido que atravessa a bomba. Esses processos é chamado de cavitação(“bolha”) ocasionando danos a bomba. Obs: A pressão na sua linha de sucção sempre deve ser maior que o NPSH requerido pelo fabricante da bomba.
Para um funcionamento adequado em um sistema de bombeamento deve-se trabalhar com uma folga de pelo menos 0,6, dado pela equação: f= P - NPSH
01.09.12 – Instalação
A bomba precisa estar localizada em lugares de fácil acesso e boa iluminação para a realização de inspeções de rotina. Caso contrário, ela receberá atenção apenas quando quebrar.
A tubulação também afeta a localização da bomba. A bomba deverá ser localizada de tal forma que a tubulação seja tão simples quanto possível.
Fundações
A fundação deverá ser suficientemente robusta para absorver as vibrações que podem ocorrer durante a operação da bomba. As fundações de concreto são em geral as mais satisfatórias.
Escorva
Uma boba centrifuga não pode funcionar enquanto não estiver cheia de liquido. Se a bomba for girada sem liquido há perigo de serem danificadas suas partes internas lubrificadas ao liquido
- Método de bomba manual de sucção
Utiliza-se uma bomba de sucção para remover o ar no interior da bomba, que terá o seu espaço ocupado pelo liquido que será bombeado.
- Método da válvula do pé e descarga no topo
A bomba centrifuga e a tubulação de admissão são enchidas com o liquido através da descarga na parte mais alta da bomba.
- Método do ejetor
Para escovar, ou seja, encher a bomba com o liquido a ser bombeado a válvula de descarga é fechada e a válvula de admissão é aberta, em seguida, abre-se então a válvula de descarga. Desse modo o ar do interior da bomba da tubulação é expulso e o liquido é puxado para dentro da bomba. A escorva estará completada quando se verificar a saída de liquido pelo ejetor.
Bombas de deslocamento positivo
- Bombas rotativas
Bombas rotativas são primordialmente utilizadas para o fornecimento de energia ao fluido em sistemas hidráulicos. Ela é largamente empregada nas máquinas operatrizes, aviões, automóveis, prensas e etc.
- Bomba de engrenagem
[pic 1]
- Bomba de pistão
[pic 2]
Compressores
P1 = Px (situação 1)
Py > px
Volume diminui = pressão aumenta (Situação 2)
Compressores volumétricos
Possuem a característica de aumentar a pressão de um fluido compressível por ação da redução do volume da câmara onde este fluido está contido
Aplicações compressores
Os compressores possuem diversas aplicações dentre as quais a principal é a sua utilização em equipamentos pneumáticos
...