Bonanza Supermecado
Pesquisas Acadêmicas: Bonanza Supermecado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jaimes • 16/9/2013 • 1.593 Palavras (7 Páginas) • 1.017 Visualizações
INTRODUÇÃO
Atualmente, com a expansão e globalização, o mercado tem sido cada vez mais exigente tanto com as empresas quanto com a mão de obra. Neste trabalho a empresa Bonanza Supermercados será analisado e seus resultados serão apresentados ao longo do mesmo mostrando que hoje é um dos maiores supermercados na região atendendo às necessidades de muitos nordestino. Sua estrutura organizacional será apresentada de modo que possamos conhecer um pouco de suas funcionalidades, serviços ou cargos oferecidos.
HISTÓRICO
A história do Grupo DFC revela todo o empreendedorismo de seu fundador Djalma Farias Cintra. Em 1958, com apenas 17 anos, adquiriu uma mercearia, em Caruaru, com a ajuda financeira de seu pai. Em 1962, aproveitando uma oportunidade de negócio, comprou um armazém que vendia mercadorias aos soldados de um quartel próximo, mediante desconto em folha de pagamento.
“A inadimplência era zero e conseguimos multiplicar por dez o faturamento da mercearia”, relembrou. Mas o Golpe Militar de 1964 interferiu diretamente no negócio, já que o novo comandante do quartel proibiu a venda com desconto em folha de pagamento. Apesar do baque, seguiu em frente e, em 1969, comprou uma padaria, chamada de Rainha do Ipojuca. Em 1976, a padaria transformou-se em supermercado, a primeira com a marca Bonanza.
A segunda loja foi inaugurada em 1978, também em Caruaru. Os filhos se formaram e vieram ajudar a tocar a empresa que foi sendo ampliada. Entre 1988 e 2010 foram abertas 16 lojas do Bonanza, a marca mais antiga e tradicional do Grupo DFC, que conta atualmente com 18 unidades. De acordo com o ranking divulgado em 2011 pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o Bonanza ocupa a 43ª posição entre os maiores supermercadistas do País.
1.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Veremos a seguir um organograma do nível hierárquico da empresa que é basicamente a ordenação de elementos em níveis de importância:
O gerente tem como função organizar e planejar todas as tarefas para que os trabalhos de todos fluam de modo corrente, pois em um supermercado o trabalho é repetitivo e diário, o gerente também tem como foco melhorar a funcionalidade da empresa bem como solicitar fiscalização entre os funcionários.
O Subgerente deve verificar sempre para que tudo esteja correndo bem na loja, se as pessoas estão sendo bem atendidas, se os funcionários são bons, enfim vigiar para que tudo corra sempre bem no ambiente, verificando tudo mesmo a arrumação da loja funcionários etc.
NO GRUPO DOS FUNCIONÁRIOS ESTÃO:
Tesoureiro: Cuida do dinheiro da empresa fazendo toda uma logística de para suprir todas as necessidades que a empresa precisa para de movimentar.
Conferente: O conferente deve conferir e analisar todos os produtos que chegam à loja por meio das transportadoras que diariamente abastecem a empresa.
Fiscal de caixa: Como o próprio nome já diz tem como função fiscalizar o fluxo de caixa e observar se o caixa está trabalhando de acordo com a ética e moral da empresa.
Caixa: Trabalha diretamente com o cliente, pois atende a todos que vão ao supermercado e tem como função passar as mercadorias que chegam ao caixa e devem a cada final do dia contar todo dinheiro do caixa onde o mesmo tem que bater com o total de todas as mercadorias vendidas.
Limpeza: O pessoal da limpeza ou serviços gerais tem como função manter a loja sempre limpa para que o cliente se sinta bem no ambiente que vai comprar.
1.2 PRODUÇÃO
O estoque dos produtos a serem vendidos fica nas prateleiras visíveis aos clientes e os congelados em freezer tanto em exposição quando estocado internamente, todos os produtos que serão vendidos ficam em estoque interno facilitando o uso urgente. Tanto o abastecimento da loja quanto a entrega de materiais e/ou serviços acontecem por meio de transportadora que diariamente chegam ao supermercado para suprir a necessidades diárias.
1.3 MERCADO
O Grupo DFC reúne as empresas Bonanza Supermercados, Multi Distribuidora, Aliança Distribuidora, Comprão e Balcão com operações no varejo, atacado e atacarejo. Emprega mais de três mil funcionários e atua nos estados de Pernambuco e Paraíba. O Conjunto de empresas, que está em constante processo de evolução, prima pela excelência no atendimento e respeito aos clientes.
1.4 RECURSOS HUMANOS
Para atuar no mercado de trabalho algumas funções exigem no mínimo o ensino médio completo. Mas como lidar com aquelas pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar, tem compromisso e precisam de um emprego? Pensando assim, o Grupo Bonanza modificou as exigências para a contratação de alguns cargos. Para algumas funções não é mais necessário o segundo grau completo, são estas: repositor de horti, embalador, auxiliar de carne, balconista de padaria, padeiro, motorista e operador de empilhadeira.
Hoje para exercer tais funções só é exigido o ensino fundamental. “Notamos que muitas das pessoas que não têm a escolaridade exigida têm maturidade o suficiente para assumir a função, pois geralmente são pais de família que não tiveram a oportunidade de estudar, mas precisam do emprego para sustentar os filhos. Não ter a escolaridade não quer dizer que não sejam compromissados, muito pelo contrário, são pessoas que precisam da vaga e tentam fazer o melhor para se manter,” comentou a Coordenadora de RH, Clea Santos. Interessados podem enviar currículo para recursoshumanos@bonanza.com.br ou entregar ao gerente nas lojas.
O Bonanza faz parte da 4ª Maior rede de supermercados do País atuando no mercado a mais de 35 anos.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
O Bonanza se orgulha em ser uma empresa socialmente responsável, com projetos de inclusão e capacitação de seus funcionários, além de contribuir com o desenvolvimento da comunidade. Abaixo, alguns exemplos de programas que o Bonanza desenvolve ou de que participa.
1.5 RECOMEÇO
Oferece oportunidade de recolocação no mercado de trabalho para pessoas acima de 60 anos.
1.6 INCLUSÃO
...