Borracha Sintetica
Trabalho Universitário: Borracha Sintetica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TTBX • 23/3/2015 • 1.975 Palavras (8 Páginas) • 1.149 Visualizações
HISTORIA E PRODUÇAO DA BORRACHA SINTETICA
Atividade de conclusão de curso apresentado à escola Mega Petrocursos de Mogi das Cruzes, para obtenção de diploma de curso profissionalizante de Petróleo e Gás
Profa. Graduada em Licenciatura e Bacharel em Química
Lilian Bonani
Mogi das Cruzes
2013
A todos que colaboraram para mais uma conquista
RESUMO
Este trabalho apresenta uma visão global da evolução do setor de borrachas, no mundo e no Brasil. São estudados os tipos existentes, seus usos e os mercados mais importantes. Analisou-se a situação do setor no
Brasil, bastante afetado pelo processo de abertura da economia iniciado em 1990. Finalmente, procurou-se estabelecer as linhas básicas sobre as quais o setor deverá evoluir.
Material elástico e impermeável, a borracha tornou-se indispensável à indústria moderna,presente num sem-fim de produtos com os quais o homem convive em seu dia-a-dia.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................
2. Historia da borracha.................................................................................................
2.1 Matéria prima da borracha sintética..................................................................
2.2 Principal rota de produção da borracha.............................................................
2.3 Processo de fabricação da borracha sintética..................................................
3. Aplicação da borracha sintética.............................................................................
4. CONCLUSÃO...............................................................................................
5. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS....................................................................
INTRODUÇÃO
A mais de um século o petróleo vem sendo utilizado como a principal fonte de energia. Esta riqueza natural já ganhou até o nome de “Ouro negro”, em razão da sua coloração e grandeza econômica. Além da energia o petróleo serve como base para diversos produtos que são compostos de derivados de petróleo, como por exemplo: a borracha sintética.
A borracha tornou-se, ao longo dos últimos dois séculos,uma das mais importantes matérias primas utilizadas industrialmente. Seu emprego tem crescido em qualidade e diversidade, principalmente a partir da descoberta do processo de vulcanização por Charles Goodyear (1838) e da introdução dos elastômeros sintéticos que vieram substituir a borracha natural em diversas aplicações. Abordaremos nesse trabalho como tema principal a borracha sintética.
HISTORIA DA BORRACHA
Quando os primeiros espanhóis pisaram no Novo Continente, viram os índios brincando com bolas que saltavam: eram feitas com a seiva leitosa de uma árvore chamada "caucho".
Os espanhóis não prestaram nenhuma atenção à substância dessas bolas, pois procuravam outras riquezas como ouro, por exemplo. Passados mais de dois séculos, sábios franceses que foram medir o arco do meridiano terrestre às margens do rio Amazonas notaram que os índios utilizavam esse material para outros fins, faziam tigelas e vasilhames de "caucho".
Descobriram até que os índios obtinham esse "caucho" de uma árvore, processo que chamavam de "chorar a árvore" - uma hevea e recolhiam em espécies de tigelas um sulco leitoso que se separava rapidamente em duas partes: de um lado a água, e de outro, um líquido espesso. Os indígenas jogavam fora a água e conservavam o líquido no qual mergulhavam por diversas vezes a extremidade de bastões, para confeccionar bolas as quais secavam em seguida em fogueiras.
O francês C. M. de La Condamine levou uma amostra de "caucho" para a Academia de Ciências de Paris,mas ninguém lhe deu atenção, pois a resina apresentava um problema. Tudo que se fabricava com essa substância tornava-se pegajoso no calor e tornava-se inflexível ou esfarelava-se em baixas temperaturas. C.F Fresneau fez um par de sapatos de seiva e impermeabilizou um, sobretudo com material retirado das seringueiras da Guiana Francesa.
John Pristley, sábio inglês, descobriu que a substância podia tirar marcas de lápis, o que até aquela data se fazia com miolo de pão, uso que até hoje está em prática.
Em 1823 o escocês Charles Macintosh, descobriu um meio de fazer roupas impermeáveis, colocando uma camada de borracha entre duas camadas de tecido. No mesmo ano em Londres um fabricante de carruagens, Thomas Hancock, fabricou os primeiros aros de borracha. Mas só em 1839 com a descoberta do processo de vulcanização pelo engenheiro e cientista Charles Goodyear foi possível, adicionando enxofre à borracha e aquecendo a mistura, obter uma goma elástica que não se esfarela nem cola. Foi esse o ponto de partida para as aplicações práticas de borracha.
Quando os ingleses perceberam sua importância, transportaram secretamente em 1876 para a Inglaterra cerca de 70 mil sementes de "Hevea Brasiliensis" do Brasil
...