CÁLCULOS ESTEQUIOMÉTRICOS E ELETROQUÍMICOS
Artigos Científicos: CÁLCULOS ESTEQUIOMÉTRICOS E ELETROQUÍMICOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Kellypri • 29/5/2013 • 1.790 Palavras (8 Páginas) • 810 Visualizações
RESUMO 3
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBTENÇÃO DO ALUMÍNIO 5
2.1. Participação dos Países em Aspecto Ambiental 5
2.2. Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável 6
3. ELETROQUÍMICA 6
3.1. Eletrólise 7
3.2. Eletrólise na obtenção do Aluminio 8
4. CONCLUSÃO 11
5. REFERÊNCIAS 12
RESUMO
O estudo dos reagentes e produtos de uma reação química, reações que podem ser feitas com mols, massas, volumes, números de moléculas, etc. Baseando-se nessas reações, fazer previsões para denominar o cálculo estequiométrico.
A principal origem do alumínio é a bauxita, constituída por uma mistura de minerais, que contêm óxidos de alumínio hidratados, sendo a fonte de 99% do alumínio metálico. A bauxita é refinada a alumina (óxido de alumínio tri-hidratado), a qual é depois reduzida a alumínio por um processo de eletrólise.
Para produzir uma tonelada de alumínio são precisas de 4 a 6 toneladas de bauxita.
1. INTRODUÇÃO
Adquirir conhecimentos da estequiométrica correlacionando com acontecimentos do dia-a-dia. Introduzir facilmente a rotina repentina com estudos de proporções.
Analisar diretamente as relações construtivas para o acréscimo do nosso próprio conhecimento, além de explorar os pertences que pode emitir informações benéficas.
No cálculo estequiométrico, a quantidade do elemento será o reagente que produzirá o produto; o prato. Assim, colocando á mais, a quantidade sem proporcionar com a lei de Prost, fornecera excesso.
Um bolo precisa de fermento, em quantidade excessiva. Em Prost, aprende-se que o fermento, nesse caso é o reagente em excesso e o produto é o bolo. Desta forma, uma simples equação de 1° grau pode relacionar com estequiometria.
Para resolver uma equação precisam separar os termos, números com incógnitas e números inteiros, semelhante com a Lei de Prost; reagente e produto.
2. OBTENÇÃO DO ALUMÍNIO
A obtenção do alumínio é feita a partir da bauxita, um minério que pode ser encontrado em três principais grupos climáticos: o Mediterrâneo, o Tropical e o Subtropical.
No processo industrial de obtenção de 40 kg de alumínio, são geradas 86.800 toneladas de CO2 ou 86,8 kg de CO2.
40 kg Al*2170 kg CO2 /1.000 kg Al = 86,8 kg de CO2.
Para a produção de 40 kg de Alumínio, são necessários 160 kg de Bauxita.
AL2 O3 (Bauxita) /AL (Alumínio).
4.000 → 1.000 = 4.000*40/1.000X →X =160 kg de Bauxita – AL2 O3
X 40
O alumínio não é encontrado diretamente em estado metálico na crosta terrestre. Sua obtenção depende de etapas de processamento até chegar ao estado em que o vemos normalmente.
2.1. Participação dos Países em Aspecto Ambiental
A utilização do alumínio é como principal matéria prima para fabricação de automóveis nas indústrias automobilísticas com exemplo a AUDI nos EUA.
O Brasil por sua vez, na utilização do alumínio no setor de transportes esta muito atrás dos Estados Unidos; os motivos para essa dificuldade segundo as montadoras nacionais é o seu alto custo. Um retorno em longo prazo, pois é grande a falta de qualidade nas estradas brasileiras.
A reciclagem no Brasil é em média 33% o que supera os 27% da média mundial. Quando o assunto é reciclagem o Brasil é pioneiro; em 2010 foram mais de 17 bilhões de unidades de latinhas de bebidas recicladas.
2.2. Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável
O alumínio é amplamente utilizado pela indústria de diversas maneiras. Tal versatilidade se deve às suas propriedades e excelente desempenho na maioria das aplicações. Suas técnicas de fabricação permitem a manufatura do produto acabado a preços competitivos.
Cada segmento utiliza o metal na forma mais adequada às suas finalidades, de acordo com os diferenciais e propriedades de cada produto.
Alumínio é o primeiro nome lembrado quando o assunto é reciclagem. A reciclabilidade é um dos principais atributos do alumínio e reforça a vocação de sua indústria para a sustentabilidade em termos econômicos, sociais e ambientais.
O alumínio pode ser reciclado infinitas vezes, sem perder suas características no processo de reaproveitamento, ao contrário de outros materiais.
A reciclagem do alumínio é motivo de orgulho para nosso País, pois a eficiência do seu ciclo nos coloca em posição de destaque no cenário mundial.
3. Eletroquímica
A Eletroquímica é um ramo da química que estuda reações químicas que ocorrem em uma solução envolvendo um condutor (um metal ou um semicondutor) e um condutor iônico (o eletrólito), envolvendo trocas de elétrons entre o eletrodo e o eletrólito.
Este campo científico abrange todos os processos químicos que envolvam transferência de elétrons entre substâncias, logo, a transformação de energia química em energia elétrica.
Quando tal processo ocorre, produzindo transferência de elétrons, produzindo espontaneamente corrente elétrica quando ligado a um circuito elétrico, ou produzindo diferença de potencial entre dois polos, é chamado de pilha ou bateria (que muitas vezes é formada de diversas células).
Quando tal processo é proporcionado, induzido, pela ação de uma corrente elétrica de uma fonte externa, este processo é denominado de eletrólise.
3.1. Eletrólise
A palavra eletrólise é originária do radical eletro (eletricidade) e lisis (decomposição), ou seja, decomposição por eletricidade, podendo ainda ser chamada literalmente de eletro
...