CAP 10 ECONOMIA PUC GO WIRSON
Artigo: CAP 10 ECONOMIA PUC GO WIRSON. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: GUSTAVOLA13 • 12/5/2014 • 417 Palavras (2 Páginas) • 4.536 Visualizações
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Aluno:Gustavo Henrique Raimann de Souza
Turma:b02
Atividades Cap 10 questões 1, 2, 3, 4 e 5
1.O que diferencia fundamentalmente a abordagem dada na Contabilidade Social e aquela dada na Macroeconomia?
2. Defina Oferta Agregada e Demanda Agregada de bens e serviços. Quais as hipóteses que cercam esses conceitos, dentro do keynesiano básico?
3. Do que depende a demanda de investimentos em bens de capital?
4.Explique, através de um exemplo, como opera o multiplicador keynesiano de gastos?
5.Coloque-se na posição de uma autoridade governamental e dê um exemplo de uma medida de política fiscal para cada um dos casos a seguir:
a) desemprego de recursos produtivos;
b) inflação de demanda;
c) desigualdade na distribuição entre classes de renda.
Respostas
1. A contabilidade social trabalha com informações efetivas, a partir das quais são calculados os valores do produto nacional, do consumo, do investimento e dos demais agregados macroeconômicos. A Macroeconomia tem uma visão ex-ante (antes de que o produto seja obtido, e que as variáveis tenham sido determinadas), tratando do problema da determinação do nível de renda e do emprego na economia como um todo.
2. Demanda Agregada (DA) é a soma dos gastos dos agentes macroeconômicos (Consumo das famílias, gastos das empresas com Investimento, Gastos do Governo e Despesas líquidas do setor externo).
Oferta agregada (AO) é o valor total da produção de bens e serviços finais colocados à disposição da coletividade num dado período.
Dado que o modelo keynesiano básico trata apenas do curto prazo, temos que a oferta agregada não é afetada pelo investimento que as empresas estão fazendo, dependendo exclusivamente dos fatores de produção existentes (hipótese de fatores fixos de produção), de modo que a oferta agregada potencial permanece constante. Com isso, as alterações do nível de equilíbrio da renda e do produto nacional devem-se exclusivamente às variações da demanda agregada de bens e serviços, o que é chamado de Princípio da Demanda Efetiva.
3. O Investimento depende diretamente da eficiência marginal do capital, que é a rentabilidade esperada do projeto, e inversamente da taxa de juros de mercado.
4.
5- a) Para combater este desemprego de recursos, o governo deve aumentar o gasto público ou reduzir os impostos, de forma a elevar a demanda agregada.
b) O governo deve reduzir o gasto público líquido, seja por elevação dos impostos ou pela redução dos gastos do governo, ou pelo estímulo as importações.
c) Pela elevação de gastos , por meio de elevação de impostos das classes mais ricas, dado o Teorema do Orçamento Equilibrado, podemos estimular a Demanda Agregada e reduzir a desigualdade entre as classes de renda.
...