CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DA ARTE GREGA E ARTE ROMANA
Por: yankaparra • 24/4/2016 • Trabalho acadêmico • 394 Palavras (2 Páginas) • 780 Visualizações
NOME DO ALUNO: Yanka Parra da Silva
RGM: 16409426
DISCIPLINA: Tópicos da História da Arte
NOME DO TUTOR: Margarete Farias
APII - CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DA ARTE GREGA E ARTE ROMANA
ARTE GREGA
Começou com o estilo Arcaico, sob influência da civilização egípcia, como nas esculturas, por exemplo: kouros, figuras masculinas jovens, nus e rígidas, com ideal de beleza e kore, versão feminina, diferenciada pelo uso de vestes.
Aos poucos foi adotando estilo própria de acordo com a cultura e através de estudos do corpo humano, as esculturas começaram a ganhar vida, passando para o estilo Clássico, com obras mais naturais e flexíveis, utilizando o bronze para esculturas mais detalhadas. Já no último estilo, o Helenístico, com a representação do drama e sofrimento, mais teatral e sem o ideal de beleza.
Vasos também tinham utilidade artística com pinturas de cenas cotidianas, acontecimentos históricos, temas religiosos e mitológicos.
Na arquitetura, eram construídos templos para os deuses gregos e abrigar suas esculturas. Seguiam três ordens arquitetônicas: dórica, notada de simplicidade e de poucos detalhes, transmitindo sensação de firmeza com formas mais retangulares; jônica, com mais leveza e ornamentada, desenhos em formato de caracol nos capitéis e base circular; coríntia; mais utilizada no período helenístico pelo excesso de detalhes e com desenhos de folhas em seus capitéis.
ARTE ROMANA
Seguiu os modelos da arte grega, como o ideal de beleza; deuses e dos etruscos, os arcos e abóbadas. Assim como os gregos, desenvolveram estilo próprio: faziam cópias de rostos dos chefes da família quando faleciam; erguiam monumentos em homenagem aos governantes.
Usavam muros para esculpir, em relevo, gravando conquistas militares e pinturas com técnicas de afresco, feitas com gesso ainda úmido, retratando paisagens, pinturas populares e triunfais.
Em suas construções, usavam arcos e abóbadas herdadas dos etruscos, criando enormes espaços cobertos. Construíam edifícios públicos, casas, templos, aquedutos, mercados.
Seus templos, com escadaria na fachada, também abrigavam pessoas para ritos de adoração. Os teatros eram para dispersar o público, com lutas de gladiadores, escravos e animais selvagens.
Muitos edifícios romanos eram decorados com mosaicos feitos de peças de mármore, representando a fauna, cultura e cenas diárias.
...