CARACTERIZAÇÃO DA DISLEXIA E DAS ESTRATÉGIAS DE SUPORTE PEDAGÓGICO PARA DISLÉXICOS
Monografias: CARACTERIZAÇÃO DA DISLEXIA E DAS ESTRATÉGIAS DE SUPORTE PEDAGÓGICO PARA DISLÉXICOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Deonilse • 16/6/2014 • 1.243 Palavras (5 Páginas) • 764 Visualizações
CARACTERIZAÇÃO DA DISLEXIA E DAS ESTRATÉGIAS DE SUPORTE PEDAGÓGICO PARA DISLÉXICOS
INTRODUÇÃO
O projeto de pesquisa aqui apresentado tem por finalidade fazer uma investigação da ação pedagógica do professor e experiências com alunos disléxicos.
A dislexia é, apenas, uma dificuldade específica no aprendizado da leitura no período escolar. Embora os disléxicos tenham grandes dificuldades para aprender a ler, escrever e soletrar, suas dificuldades não implica na falta de sucesso no futuro, haja vista o grande número de pessoas disléxicas que obtiveram sucesso.
A dislexia é uma dificuldade no aprendizado da leitura e da escrita. Não é difícil encontrar jovens e adultos com este problema e muitos deles nem sabem que sofrem de dislexia, pois nunca passaram por um diagnóstico, feito por psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo e neurologista. Quando o problema não é resolvido na infância, o adulto terá que enfrentar barreiras e até mesmo preconceitos. Porém, o distúrbio não impede ninguém de aprender. É importante que o pedagogo conheça os sintomas para ajudá-lo ou corre o risco do aluno abandonar a escola.
O disléxico geralmente demonstra insegurança e baixa autoestima, sentindo-se triste e culpado. Muitos se recusam a realizar atividades com medo de mostrar os erros e repetir o fracasso. Com isso criam um vínculo negativo com a aprendizagem, podendo apresentar atitude agressiva com o professor e colegas. (ARAÚJO, 2007, p.1)
O professor precisa estar atento às dificuldades na escrita e leitura de seus alunos e verificar os problemas que apresentam. Eles não são capacitados para dar o diagnóstico, mas podem e devem fazer os encaminhamentos quando julgarem necessário e, em classe, mediarem à inclusão. O distúrbio deve ser tratado por uma equipe multidisciplinar da saúde.
O campo de estudos das dificuldades de aprendizagem é de pesquisa vasta, dada sua singularidade e importância de seu conhecimento para a aplicação de ações eficazes para auxiliar na avaliação e tratamento de pessoas disléxicas.
Problematização: O papel do professor na identificação da dislexia em sala de aula.
OBJETIVOS
Objetivo geral: Estudar o papel do professor na identificação da dislexia.
Objetivos específicos:
- Pesquisar sobre o que é dislexia;
- Verificar como os professores identificam a dislexia em sala de aula;
- Estudar as causas e consequências da dislexia.
Justificativa
A relevância deste projeto insere-se na importância de compreender o que é dislexia, como identificá-la, quais as estratégias de suporte pedagógico que podem ser utilizadas na escola com estudantes disléxicos.
METODOLOGIA
A metodologia utilizada no trabalho foi o estudo exploratório e investigativo. Esta metodologia prevê a necessidade da pesquisa e tem por finalidade focar a ação pedagógica do professor a respeito do assunto tratado. Descritiva, pois teve como objetivo descrever as características da dislexia.
Utilizaremos também a modalidade estudo de caso, de maneira que faremos um estudo mais aprofundado da ação pedagógica.
Origem do termo
O termo “dislexia” tem origem grega. O prefixo “dis” significa distúrbio, “lexia” do latim leitura e do grego, linguagem, portanto, caracteriza-se por dificuldades na leitura e escrita.
Conceito
A dislexia é um tipo de distúrbio de aprendizado que interfere na maneira como a pessoa percebe e processa letras, números e símbolos. Embora o diagnóstico de dislexia deva ser feito por um profissional, existem alguns sinais que pais e professores podem observar assim que a criança começa a aprender a ler e escrever. Os sinais mais comuns são letras e números percebidos e escritos de forma invertida ou de cabeça para baixo. Outras características são dificuldades em aprender alguns fonemas, memorizar novas palavras, problemas com a coordenação motora e dificuldades de leitura.
Sinais de dislexia
Segundo Reis (2001), os sinais da Dislexia podem aparecer em maior ou menor intensidade dependendo de vários fatores como a idade, estimulação, etc. E podem também se agravar com o decorrer do processo de crescimento da criança.
Alguns desses sinais são:
- história familiar;
- dificuldade de nomeação de objetos;
- falta de atenção e memória.
- atraso na aquisição da fala e da linguagem;
- imaturidade, timidez excessiva, mudança de humor;
- atraso ou falta de coordenação fina (desenhar, escrever, etc.);
- dificuldade na alfabetização e na aprendizagem de matemática;
- dificuldade na transcrição da escrita e da linguagem falada.
Como a dislexia é genética e hereditária, se o aluno possuir pais ou outros parentes disléxicos quanto mais cedo for realizado o diagnóstico melhor para os pais, à escola e ao próprio aluno. Mas
...