CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL
Artigo: CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lanuzia • 12/11/2014 • 3.304 Palavras (14 Páginas) • 302 Visualizações
j
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
MARIA LANUZIA DANTAS
CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL
Rio Verde
2014
CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL
MARIA LANUZIA DANTAS
Trabalho de Curso de Graduação em Serviço Social apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Politicas sociais ll, Politicas Publicas da Familia, Etica e Legisllação Profissional.
Coordenador do curso: Prof.ªAdarly Rosana
Moreira Goes
RIO VERDE
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ......................................................................................................4
2. Historico do Surgimento da Cidade de Santa Helena de Goias......................5
3. Caracterização do Serviço...................................................................................6
4. Implantação do CREAS em Santa Helena de Goias .........................................7
5. Compreensão e Operacionalização do Projeto Ético - Político........................8
6. Identificação do CREAS 2010/2014..........................................................................9
7. Visita Realizadas no Municipio.........................................................................10
8. Conclusão ...........................................................................................................11
9. Referências .........................................................................................................12
4
INTRODUÇÃO
O alvo como objetivo é o desenvolvimento de um estudo investigativo e um aprofundamento para analisar como os Assistentes Sociais materializam o Projeto Ético - Político do serviço Social no âmbito das Políticas publicas do município de Santa Helena de Goias –Go, a proposta é mostrar as varias áreas de atuação do profissional que a cada dia vem crescendo em nosso cotidiano com grande responsabilidade de esclarecimento e intervenção sobre as classes carentes da sociedade.
Na realidade, o objetivo deste trabalho é, sobretudo, a própria construção desse projeto no marco do Serviço Social no Brasil e tem uma historia que não é recente, iniciada na transição da década de 1970 à de 1980. Este período marca um momento importante no desenvolvimento do Serviço Social no Brasil, vincado especialmente pelo enfrentamento e pela denuncia do conservadorismo profissional. E nesse processo de recusa e critica do conservadorismo que se encontram as raízes de um projeto profissional novo, precisamente as bases do que se esta denominado projeto ético – político.
Esquematizando, este projeto tem em seu núcleo o reconhecimento da liberdade como valor centra – a liberdade concebida historicamente, como possibilidade de escolha entre alternativas concretas; daí um compromisso com a autonomia, a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais. Em conseqüência, este projeto profissional se vincula a um projeto societário que propõe a construção de uma nova ordem social, sem exploração/denominação de classe, etnia e gênero. A partir destas opções que o fundamentam, tal projeto afirma a defesa intransigente dos direitos humanos e o repudio do arbítrio e dos preconceitos, contemplando positivamente o pluralismo, tanto na sociedade como no exercício profissional.
No entanto, podemos entender que o projeto – ético – político articula-se como uma representação da imagem de uma profissão , que elencam seus valores e a reconhecem socialmente, conceituam os seus objetivos, as sua funções , formulam os requisitos teóricos, metodológicos e interventivos, indicam suas normas profissionais, através das leis e estabelecem as relações com os usuários de seus serviços, com outras profissões, e ainda com as instituições sociais.
5
HISTORICO DO SURGIMENTO DE SANTA HELENA DE GOIAS
Santa Helena de Goiás - GO
Histórico
A história de Santa Helena de Goiás começou com a chegada da família de Custódio P. Vêncio, que veio de Buriti Alegre, em 1934, com o propósito de adquirir terras para, conforme alguns historiadores, fundar uma nova cidade. Na região havia duas fazendas, a São Tomás e a Campo Alegre, nas margens dos rios Verdão, São Tomás e Campo Alegre. Segundo o historiador César de Freitas Silva, Custódio P. Vêncio comprou a fazenda às margens do ribeirão Campo Alegre. Ele e os moradores da redondeza sonhavam com a fundação de uma cidade e partiram para executar a obra. Ainda de acordo com César Silva, Custódio já tinha até um nome em sua mente para o local: Santa Helena, em homenagem à sua Santa protetora.
Santa Helena
...