CASO QUINTESSENCIA
Trabalho Universitário: CASO QUINTESSENCIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: yaraemarcio • 27/10/2014 • 997 Palavras (4 Páginas) • 861 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A história da farmácia de manipulação a Quintessência na década de 80, foi um ideal de quatro jovens farmacêuticos recém formados com um propósito de montar uma farmácia, onde pudessem exercer a assistência farmacêutica e todo um ciclo de atenção à saúde de seus clientes.
Então todos se aliaram e trabalhando durante 2 anos exercendo todas as funções dentro da farmácia, buscando cada vez mais conhecimentos e os investiam no crescimento e fortalecimento da empresa.
Oferecendo produtos e serviços desenvolvidos com ética e responsabilidade social, com visão de ser líder de mercado pela excelência de seus produtos e serviços.
Com isso a Quintessência traçou metas, inclusive no quesito Gestão de Pessoas e Gestão por competência e foram trabalhadas nas seguintes dimensões: Essenciais, funcionais e gerenciais, pois se e empresa não desenvolve suas lideranças, ela não cresce no bom atendimento, e nem na qualidade de seus produtos.
Assim, este trabalho possui como tema o estudo de caso da farmácia Quintessência, discutindo o conteúdo e relacionando-o às ações de Gestão de Pessoas e Responsabilidade Social e Ambiental, levando em considerações os aspectos e conteúdos trabalhados nas disciplinas do semestre.
2 DESENVOLVIMENTO
Na década de 80, com o ressurgimento das farmácias de manipulação, quatro jovens farmacêuticos , recém formados pela UFRJ, resolveram de unir em torno de um ideal comum: montar uma farmácia homeopática, onde pudessem exercer a assistência farmacêutica e fechar um ciclo de atenção a saúde do cliente.
Em 29 de Novembro de 1986, foi fundada em Bomsucesso a primeira Quintessência. O nome ( Quinta essência ) foi uma alusão a Aristóteles e posteriormente aos alquimistas, que consideravam que o universo era composto de quatro elementos principais , terra - ar – água – fogo e mais um quinto elemento , sem o qual a matéria era considerada inerte, pois era essa “ quinta essência “ que permite a verificação da matéria.
Naquela época, os quatro sócios com idade em trono de 25 anos se aliaram a trabalhando durante 2 anos exercendo todas as funções dentro da farmácia.
Em 1988 abriram uma nova filial no flamengo com um publico maior, podendo contratar funcionários. Em 1998, os sócios investiram na criação de um centro de treinamento ( CTQ ) e do serviço de atendimento ao cliente Quintessência ( SAC- Q), pois sentiram a necessidade de estruturar melhor a capacitação dos seus colaborados, por meio da implantação de programas anuais de treinamento e de criarem um canal de comunicação com clientes e profissionais de saúde.
- Missão : A missão é promover a melhoria da qualidade de vida e bem estar dos seus colaboradores oferecendo produtos e serviços desenvolvidos com ética, responsabilidade social e dedicação.
- Visão: A farmácia Quintessência será líder no mercado de manipulação de medicamentos a cidade do Rio de Janeiro pela excelência de seus produtos e serviços.
- Valores Organizacionais: Atuação ética, baseada em respeito e dignidade. Nenhuma relação seja com clientes pode ser duradoura sem ética, respeito e dignidade, direcionamento para o cliente, atende-los cada vez mais e melhor, focos nos resultados, valorização das pessoas investindo no treinamento e na troca de ideias, experiência e valores.
Os diretores e gerentes da Quintessência possuem conhecimentos profundos e aplicados para as atividades relacionadas à gestão farmacêutica. Para as atividades relacionadas aos recursos humanos, a empresa adotava o modelo tradicional, com ênfase na administração de RH e não de Gestão de pessoas. No entanto ressalta-se que um plnao de gestão de pessoas está sendo elaborado gerando resultados consistentes para a empresa.
As informações sobre funcionários não eram informatizados, então foi desenvolvida um sistema de gestão de RH para informatizar e organizar os dados de pessoal. Dados pessoais dos funcionários, ficha admissional alterações de funções, férias, faltas etc ..
Atualmente, apenas 20 % doas colaboradores trabalham diretamente com computadores, em virtude deste fato, os meios digitais e a internet não são os melhores meio de comunicação e disseminação do conhecimento dentro da empresa.
A troca de conhecimentos é feita a partir de treinamentos presenciais, atendendo as duas demandas principais:
• Informar o funcionário novo sobre todos os procedimento técnicos e organizacionais da Quintessência
• Retreinar funcionários dentro das necessidades
...