CATEGORIAS SOBRE FEIJÃO
Exames: CATEGORIAS SOBRE FEIJÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fergena • 18/2/2015 • 965 Palavras (4 Páginas) • 247 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Feijão (Phaseolus vulgaris) é o nome generico para um grande grupo de plantas da familia leguminosas (Fabaceaes),que tem como caracteristica marcante a ocorrencia do fruto do tipo legume,também conhecido como vagem.Na alimentacao,o feijão é rico em nutrientes essenciais como proteinas,ferro,calcio,vitaminas ( Principalmente do complexo B), carboidratos e fibras.
O brasil produz em media 3 milhoes de toneladas de feijão por ano, e é um dos alimentos basicos do pais. Há diversos tipos disponiveis no mercado,tais como:
Feijão Preto
Sua espécie é Phaseolus vulgaris, é rico em cálcio,muito apreciado na Região Sul e no Rio de Janeiro, é muito utilizado em feijoada. Os feijões pretos são comummente referidos como Feijão, provavelmente em referência ao seu aspecto brilhante, escuro e parecido com uma concha. Com um sabor rico, que tem sido comparado com cogumelos, o feijão preto tem uma textura aveludada, mantendo assim a sua forma durante o cozimento. O feijão preto é uma boa fonte de fibra para baixar o colesterol, assim como a maioria dos outros legumes. Além de diminuir o colesterol, o feijão preto possuí um alto teor de fibras que impede que os níveis de açúcar no sangue subam muito rapidamente após uma refeição, fazendo com que estes sejam uma escolha especialmente recomendável para os indivíduos com diabetes, resistência à insulina ou hipoglicemia. Quando combinado com grãos integrais como o arroz integral, o feijão preto fornece uma proteína de qualidade praticamente livre de gordura elevada. Pode já estar familiarizado com a fibra de grãos e de proteína, mas isso está longe do que aquilo que todos os feijões pretos têm para oferecer. Grão preto; peso médio de 100 sementes de 25-27 g; porte prostrado; ciclo normal; alta capacidade de fixação simbiótica de nitrogênio; resistente à ferrugem e à antracnose; tolerante ao frio.
Feijão carioca
O Feijão Carioca, passa por um rigoroso processo de seleção de grãos.
Resulta de um rigoroso controle de qualidade, que começa na escolha da matéria-prima e segue por um diferenciado processo de seleção que elimina completamente as impurezas, garantindo muito mais praticidade, pois evita a tradicional e demorada escolha de grãos que antecede o preparo. Grão tipo carioca; peso médio de 100 sementes de 20-25 g; porte prostrado; ciclo normal; resistente ao mosaico-comum.
Feijão jalo
Grão tipo jalo; peso médio de 100 sementes de 30-40 g; porte ereto; ciclo médio; resistente à antracnose e tolerante à mancha-angular.
Fonte: do autor.
A medição do crescimento das variedades de feijão aconteceu dia (data) e os dados estão dispostas na Tabela 1.
ESPÉCIES DE FEIJÃO
REPETIÇÕES Branco Carioca Preto
I 18,6 15,8 19,0
II 18,0 17,3 21,5
III 18,7 17,5 22,1
IV 18,1 17,4 19,5
V 18,4 17,0 21,0
Nota-se que o crescimento médio das variedades são, respectivamente, 18.36, 17.0, 20.62 cm. E o desvio padrão: 0.30, 0.70 e 1.32.
Verifica-se que a variedade de feijão que teve o maior crescimento foi a Preta (nome científico), além disso, esta variedade foi a que apresentou maior desvio padrão, o que significa que existe oscilação quanto ao crescimento da planta.
Para verificar possíveis diferenças entre os crescimentos dos tratamentos procedeu-se a Análise de Variância, no Quadro 1 são apresentadas as fórmulas para proceder tal delineamento.
QUADRO 1 - Análise de variância (ANOVA)
Fontes de variação Gl Soma de Quadrados Quadrados Médios Fcalc
Tratamentos k-1 SQTrat QMTrat = SQTrat/(k-1) QMTrat/QMRes
Resíduo k.(r-1) SQRes QMRes= SQRes/(k.(r-1)) -
Total N-1 SQTotal - -
Fonte: Silva (2014)
A ANOVA para os dados do experimento está sumarizada no Quadro 2.
QUADRO 2 – ANOVA para o experimento
Fonte da variação gl SQ MQ F
Tratamento 2 33,44 16,718 21,57
Resíduo 12 9,30 0,775 -
Total 14 42,74 - -
Fonte: do autor.
2.1. REGRA DE DECISÃO
Escolhido o nível de significância,
...