TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIENCIAS SOCIAIS

Artigos Científicos: CIENCIAS SOCIAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  1.906 Palavras (8 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 8

Quais instituições sociais podem ser consideradas as mais representativas da sociedade brasileira e do ser brasileiro? Por quê?

Instituição.

S. f. Ação de instituir, de estabelecer: instituição de uma ordem religiosa.

As coisas instituídas. Conjunto de regras e normas estabelecidas para a satisfação de interesses coletivos (Dic. AURÉLIO).

Considerando a instituição como um tipo de padrão de controle ou conduta social, e uma das bases para a classificação dos indivíduos na sociedade.

Considerei a ideia de BERGER, P; BERGER

A primeira instituição com que se depara o indivíduo é a linguagem, pois é através dela que tomamos conhecimento das demais, visto que ela, transmitida pelos adultos, nos faz conhecer o mundo “lá fora”, objetiva a realidade e consolida a experiência. “A linguagem é a instituição social que supera todas as outras. Representa o mais poderoso instrumento de controle da sociedade sobre todos nós”. (BERGER, P; BERGER, B.)

Creio que por está ideia represente o ser brasileiro como também o próprio ser humano.

Referência bibliográfica:

BERGER, P; BERGER, B. O que é uma instituição social? In.: FORACCHI, M.; MARTINS, J de S. Sociologia e sociedade: leituras de introdução à sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 2004. pp. 163 – 168.

A Sociologia é a ciência voltada à análise das relações e interações humanas, por meio do estudo sistemático do comportamento social e dos grupos humanos. Sobre a Sociologia é possível dizer que:

I) A Sociologia, como disciplina científica, nasceu no século XIX, contudo, pode-se dizer que ainda é uma disciplina que está em processo de formação.

II) Auguste Comte foi o primeiro a utilizar o termo Sociologia e o fez para substituir a expressão Física Social. Suas explicações sociais estavam fundamentadas em princípios positivistas.

III) A Sociologia é a única ciência que tem a liberdade para fazer uso do senso comum, já que trata-se de uma área em que o homem é ao mesmo tempo pesquisador e pesquisado.

IV) A Sociologia é a ciência que estuda as influências da sociedade na vida dos indivíduos, por isso as análises sociológicas enfocam o indivíduo em particular, evitando priorizar a articulação do seu respectivo comportamento a fatos sociais diversos.

Estão corretas as alternativas:

Escolher uma resposta.

a. III e IV

b. I, III e IV

c. I e II

d. I, II e IV

e. II e IV

Resposta Correta: I e II.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta pois as alternativas I e II trazem afirmações verdadeiras e são elementos para pensar a respeito do surgimento da metodologia como ciência. A alternativa III é equivocada por estabelecer uma ligação indevida entre a Sociologia e o senso comum, pois, como ciência, a Sociologia deve fazer suas análises somente por meio de métodos científicos e o pesquisador precisa fazer seu trabalho pautado nos princípios da objetividade e da neutralidade. Já a alternatica IV está equivocada por afirmar que a Sociologia se faz por meio de análises centradas somente nos indivíduos e não em aspectos sociais gerais, como de fato acontece.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question2

Notas: 1

Émile Durkheim definiu que o objeto de estudo do sociólogo é o fato social. Assim, é possível apontar que na visão durkheiminiana:

Escolher uma resposta.

a. o suicídio é um fato social que pode ser compreendido a partir da decisão exclusiva do indivíduo, sem necessariamente considerar fatores oriundos do grupo social

b. os fatos sociais são exteriores aos indivíduos, mas não possuem poder coercitivo para influenciar totalmente a vida de todas as pessoas, já que algumas evitam tal dominação

c. os fatos sociais são modos de agir, pensar e sentir que são exteriores aos indivíduos e podem ser tratados como coisas. Possuem poder de coerção e atingem os indivíduos, sem que estes controlem tal situação

d. os fatos sociais devem ser tomados como coisas, por isso o sociólogo não possui um objeto de estudo que se diferencie de outros cientistas

e. Todas as afirmativas são falsas

Resposta correta: Os fatos sociais são modos de agir, pensar e sentir que são exteriores aos indivíduos e podem ser tratados como coisas. Possuem poder de coerção e atingem os indivíduos, sem que estes controlem tal situação.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta porque expressa a visão específica de Durkheim e sua teoria sobre o fato social.

O fato social é justamente o que, na teoria durkheiminiana, tem a função se conferir singularidade à Sociologia como ciência, sendo objeto de estudo exclusivamente do sociólogo. O poder coercitivo do fato social sobre o indivíduo foi intensamente defendido por Durkheim. Por fim, é errado desconsiderar a relação entre o indivíduo e o grupo social para se compreender o suicídio como fato social.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question3

Notas: 1

O marxismo consiste em um pensamento sociológico crítico da sociedade capitalista e foi desenvolvido por Marx e Engels. Sobre o marxismo é incorreto afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. Marx apontava que sua obra estava totalmente fundamentada no que ele próprio chamava de concepção materialista da história, segundo a qual toda mudança social é estimulada por influências econômicas. Para Engels e Marx, as contradições da sociedade capitalista só podem ser solucionadas por meio da instalação do socialismo e, posteriormente, do comunismo

b. Para Engels e Marx, as contradições da sociedade capitalista só podem ser solucionadas por meio da instalação do socialismo e, posteriormente, do comunismo

c. O marxismo aponta que uma sociedade só pode ser compreendida a partir de uma realidade que deriva de fatos econômicos, dividida em classes sociais distintas: capitalistas e proletários

d. Marx apontava que sua obra estava totalmente fundamentada no que ele próprio chamava de concepção materialista da história, segundo a qual toda mudança social é estimulada por influências econômicas

e. A obra de Marx não teve tanta influência para a História e a Sociologia quando as ideias de Comte. Com o fim da Guerra Fria, a influência do pensamento marxista praticamente deixou de existir

Resposta correta: A obra de Marx não teve tanta influência para a História e a Sociologia quando as ideias de Comte. Com o fim da Guerra Fria, a influência do pensamento marxista praticamente deixou de existir.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta já que todas as alternativas trazem afirmações verdadeiras, com a exceção da que nega a influência do Marxismo sobre a constituição do pensamento e das análises históricas e sociológicas, seja no processo de constituição dos mesmos ou até mesmo na atualidade. O pensamento marxista é bastante presente no contexto das Ciências Sociais.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question4

Notas: 1

A Sociologia é uma Ciência que nasceu a partir das mudanças radicais desencadeadas pela Revolução Industrial ocorrida na Europa, mais especificamente na Grã-Bretanha, a partir do final do século XVIII. Sobre a Revolução Industrial, é incorreto afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. a Revolução Industrial proporcionou transformações sociais e econômicas que cercaram o desenvolvimento de inovações tecnológicas nesta época, tais como a energia e a máquina a vapor.

b. a Revolução Industrial alterou a ordem social, incluindo os hábitos pessoais e o modo de produção dos bens e serviços. Prova disto é que a maioria dos alimentos que comemos e das bebidas que ingerimos – como o café – são agora produzidas por meios industriais.

c. as mudanças causadas pela Revolução Industrial foram positivas para o progresso social. O homem conquistou tanto sua liberdade financeira, por meio do trabalho assalariado, como intelectual com o surgimento de novas ciências, como a Sociologia.

d. além de transformações econômicas associadas ao desenvolvimento do capitalismo, a Revolução Industrial envolveu mudanças íntimas e pessoais, sobretudo no que se refere às configurações familiares.

e. a Revolução Industrial alterou a ordem social, incluindo os hábitos pessoais e o modo de produção dos bens e serviços. Prova disto é que a maioria dos alimentos que comemos e das bebidas que ingerimos – como o café – são agora produzidas por meios industriais. Além de transformações econômicas associadas ao desenvolvimento do capitalismo, a Revolução Industrial envolveu mudanças íntimas e pessoais, sobretudo no que se refere às configurações familiares.

Resposta correta: As mudanças causadas pela Revolução Industrial foram positivas para o progresso social. O homem conquistou tanto sua liberdade financeira, por meio do trabalho assalariado, como intelectual com o surgimento de novas ciências, como a Sociologia.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta já que esta alternativa traz um contexto no qual não se apontam as dramáticas condições de vida que passaram a ser impostas às pessoas e aos trabalhadores das indústrias. Com a Revolução Industrial predominava uma enorme exploração do homem pelo homem nas fábricas, se trabalhava mais de dezesseis horas por dia, as desigualdades sociais eram crescentes e agravadas por problemas como ausência de moradia, alcoolismo, suicídios, violência, surtos de epidemias etc.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question5

Notas: 1

Considerando a Sociologia como ciência, é correto apontar que:

Escolher uma resposta.

a. ao estudarem o comportamento humano, os sociólogos se voltam às áreas, nas quais as estruturas sociais e as culturas se interrelacionam para elaborarem trabalhos sociais

b. a Sociologia é o estudo da sociedade e sua influência sobre o comportamento humano, por meio da utilização de métodos científicos na abordagem dos fenômenos sociais

c. Todas as afirmativas são falsas.

d. a Sociologia requer um campo acadêmico e teórico de atividades, portanto, não se aplica como ciência às situações práticas e reais da sociedade

e. a Sociologia representa uma divisão das Ciências Sociais com foco no estudo das interações humanas, cuja objetividade não se relaciona diretamente ao exercício do método científico

Resposta correta: A Sociologia é o estudo da sociedade e sua influência sobre o comportamento humano, por meio da utilização de métodos científicos na abordagem dos fenômenos sociais.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta porque a Sociologia é uma disciplina científica voltado ao estudo do comportamento humano que é construído pela sociedade ou o estudo das interações humanas. Os sociólogos objetivam ainda a compreensão de diversos fenômenos sociais existentes nas diferentes sociedades humanas. A objetividade da Sociologia como ciência é buscada por meio da utilização rigorosa do método científico.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question6

Notas: 1

Associe os principais nomes da sociologia a seus respectivos pensamentos:

I. Auguste Comte A. Existem regras a serem seguidas na análise dos problemas sociais, que devem ser considerados como coisas à medida que podem ser individualizados e portanto observáveis.

II. Émile Durkheim B. O mundo real, a economia e as relações de produção determinam o pensamento do homem.

III. Max Weber C. O positivismo é responsável pela organização da sociedade ao estabelecer a ordem nas ideias e nos conhecimentos por meio da criação de crenças comuns.

IV. Karl Marx D. O tipo ideal é um instrumento de análise dos acontecimentos ou situações concretas que exigem conceitos precisos e claramente definidos.

Escolher uma resposta.

a. I – C ; II – A ; III – D ; IV – B

b. I – D ; II – A; III – B ; IV – C

c. I – D; II – A; III – C; IV – B.

d. I – A ; II – C ; III – D ; IV – B

e. I – C ; II – B; III – A ; IV – D

Resposta correta: I – C ; II – A ; III – D ; IV – B.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta pois destaca o papel de Auguste Comte como o pai do positivismo, o de Durkheim como o fundador da Sociologia ao definir o objeto e o método da mesma, o de Max Weber e de sua importante contribuição análitica por meio do conceito de tipo ideal e, por fim, de Karl Marx e do determinismo econômico que marcou diversas correntes marxistas.

...

Baixar como  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »