CINÉTICA QUÍMICA FATORES QUE ALTERAM A VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO
Trabalho Escolar: CINÉTICA QUÍMICA FATORES QUE ALTERAM A VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: kassianojunior • 25/3/2015 • 2.287 Palavras (10 Páginas) • 466 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
ENAD: POLO UNIÃO
DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL I
ALUNO: RONAYLDO REGO SILVA
CINÉTICA QUÍMICA
FATORES QUE ALTERAM A VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO
União 03 de Dezembro de 2014
EFEITO DA TEMPERATURASOBRE A VELOCIDADE DAS REAÇÕES QUÍMICAS
Resumo
OExperimento realizado a temperaturas distintas tendem a ser mais rápidos. Fato que foi comprovado na pratica onde três pedaços iguais do comprimido efervescente (bicarbonato de sódio e carbonato se sódio) foram postos para reagir influenciando na velocidade da reação.
Introdução
A cinética química é uma ciência que trata da velocidade de reação em um processo químico. É geralmente, definida como a velocidade com que os reagentes são transformados nos produtos em qualquer instante selecionado, sob um dado conjunto de condições experimentais. Ou seja, a velocidade de uma reação é a velocidade da conversão líquida dos reagentes nos produtos.Os efeitos da temperatura sobre as velocidades das reações, revelam que há uma relação entre a temperatura e a velocidade de uma reação química de que quanto maior for a temperatura,maior será sua velocidade de uma reação.
Parte experimental
Materiais e reagentes
Os seguintes materiais e reagentes foram disponibilizados pelo polo de União do EAD vinculado ao departamento de Química da UFPI, e foram empregados neste experimento:
Materiais usados:
-03 Copo de Béquer 100ml
-Comprimido efervescente(Bicarbonato de Sódio 1644mg,Carbonato de Sódio 400mg,ácido acetilsalicílico 325mg e ácido cítrico 1507,8mg)
Procedimento
Inicialmente procedeu-se da seguinte forma, encheu-se um béquer com água gelada, sem aferição da temperatura, adicionou-se nesta um comprimido efervescente, anotando o tempo de dissolução completa. Procedeu da mesma maneira usando água à temperatura ambiente e água quente. Observando e anotando o tempo de dissolução de cada caso.
Resultados e discussão
Ao adicionar o comprimido efervescente nos béqueres contendo água gelada, água a temperatura ambiente e água quente, nas quais se encontravam a temperaturas de respectivamente, verificou-se que a dissolução completa do comprimido ocorreu de forma mais rápida no béquer que continha água quente, gastando pouco tempo pra o comprimido se dissolver completamente. No béquer contendo água a temperatura ambiente, a dissolução ocorreu com uma velocidade moderada. E no béquer contendo água gelada, a dissolução completa do comprimido se processou de forma lenta, gastando um maior tempo pra se dissolver completamente.Um aumento da temperatura do meio onde a reação seprocessa provoca um aumento na energia cinética das moléculas, que consequentemente aumenta a taxa de choques num intervalo de tempo, assim o número de choques efetivos aumenta , elevando a velocidade da reação.
Conclusão
Sendo assim, com este experimento, discutiu-se sobre a importância da cinética química, e disto a necessidade de conhecerem-se os fatores como a temperatura que influem na velocidade de uma reação química.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
ENAD: POLO UNIÃO
DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL I
ALUNO: RONAYLDO REGO SILVA
CINÉTICA QUÍMICA
FATORES QUE ALTERAM AVELOCIDADE DE UMA REAÇÃO
União 03 de Dezembro de 2014
EFEITO DA CONCENTRAÇÃO SOBRE A VELOCIDADE DAS REAÇÕES QUÍMICAS
Resumo
Não existe uma velocidade geral para todas as reações químicas, cada uma acontece em sua velocidade específica. Algumas são lentas e outras são rápidas, como por exemplo, a oxidação (ferrugem) de um pedaço de ferro verificada em uma solução de Sulfato de Cobre.
Itrodução
A cinética química é uma ciência que trata da velocidade de reação em um processo químico. É geralmente, definida como a velocidade com que os reagentes são transformados nos produtos em qualquer instante selecionado, sob um dado conjunto de condições experimentais. Ou seja, a velocidade de uma reação é a velocidade da conversão líquida dos reagentes nos produtos. Os efeitos da temperatura sobre as velocidades das reações, revelam que há uma relação entre a temperatura e a velocidade de uma reação química de que quanto maior for a temperatura, maior será sua velocidade de uma reação.Sendo a concentraçãoum dos fatores que interferem na velocidade das reações, comprovamos a interferência direta na velocidade das reações, no caso do experimento tivemos reações rápidas e lentas, observando a aderência do cobre no prego em determinado tempo
...