Fatores Que Influenciam Na Velocidade Da Reação
Artigo: Fatores Que Influenciam Na Velocidade Da Reação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Yassonarley • 16/2/2014 • 1.484 Palavras (6 Páginas) • 819 Visualizações
1. OBJETIVOS
Observar os seguintes fatores que determinam e influenciam a velocidade das reações químicas: temperatura, concentração, catalisadores e natureza dos reagentes.
2. INTRODUÇÃO
A área da química que estuda as velocidades, ou grau de velocidade das reações chama-se cinética química. Ela se relaciona, por exemplo, com a rapidez com que um medicamento é capaz de agir. Como as reações envolvem a quebra e formação de ligações, as respectivas velocidades dependem da natureza dos reagentes em si, entretanto, existem quatro fatores que afetam a velocidade das reações: O estado físico dos reagentes: os reagentes devem estar em contato para que reajam; As concentrações dos reagentes: A maioria das rações prossegue mais rapidamente se a concentração de um ou mais dos reagentes é aumentada; A temperatura na qual a reação ocorre: as velocidades das reações químicas aumentam conforme a temperatura aumenta, pois as moléculas dos reagentes se movimentam mais rapidamente, causando colisões mais fortes e mais frequentes entre estas; e a presença de um catalisador: Catalisadores são agentes que aumentam as velocidades de reação sem serem usados. (BROWN, 2005).
3. MATERIAIS E MÉTODOS
3.1. Materiais
01 Becker de 250 ml
02 Becker de 80 ml
04 Erlenmeyer de 50 ml
01 Pipeta conta-gotas
01 Pipeta de 5ml
01 Pisseta
01 Almofariz
01 Suporte Universal
3.2. Reagentes
Solução de Ácido oxálico 0,25 M
Solução de Ácido sulfúrico 3,0 M
Solução de permanganato de potássio 0,01 M
Solução de sulfato de manganês 1,0 M
Sal Grosso
Sal Refinado
3.3. Metodologia
Na primeira etapa do experimento, verificamos como os quatro fatores que influenciam na velocidade de uma reação, que no caso foi a do permanganato de potássio em soluções ácidas. O permanganato de Potássio (KmnO4 Mn 7+) é um agente oxidante de forte cor roxa que em soluções ácidas, é reduzido a Mn 2+, que é incolor. Para cada uma das situações abaixo, a reação que ocorre é:
Primeiramente separamos 4 Erlenmeyers de 50 ml e rotulamos com as letras A, B, C e D. Em cada um deles, com o auxilio de uma pipeta graduada de 5ml despejamos 5 ml da solução de ácido oxálico (0,25 M) e 1ml de solução de ácido sulfúrico (3 M).
Na sequência, no Erlenmeyer A, adicionamos com o auxilio de uma pipeta, 4,5 ml de solução de permanganato de potássio (0,01 M) que possui cor roxa, e ao cair a última gota desta, acionamos o cronômetro para medir o tempo que a solução leva para descolorir totalmente, que foi igual a 10 minutos.
Adicionamos ao erlenmeyer B, com o auxílio de uma proveta, 10 ml de água destilada e 5 ml de solução de permanganato de potássio (0,01M), e da mesma forma que no item anterior, medimos o tempo que a solução levou para descolorir totalmente que foi igual a 17 minutos.
Adicionamos em seguida ao erlenmeyer C, com o auxílio de um conta gotas, 5 gotas de solução de sulfato de manganês (1,0M) e com o auxilio de uma pipeta, adicionamos 4,5 ml da solução de permanganato de potássio, de forma análoga aos passos anteriores marcamos o tempo que a solução levou para descolorir totalmente que foi igual a 8 minutos.
No erlenmeyer D, com o auxílio de uma pipeta, adicionamos 4,5 ml da solução de permanganato de potássio e colocamos o erlenmeyer em banho maria a 52ºC durante cinco minutos, e analogamente ao passo anterior, conferimos o tempo que a solução levou para descolorir totalmente que foi igual a 1,5 min.
Na segunda etapa do experimento verificamos a influencia da superfície de contato na velocidade de uma reação.
Primeiramente, selecionamos pedrinhas de sal grosso, colocamos em um vidro de relógio e pesamos em uma balança analítica obtendo uma massa de 3g. Em outro vidro de relógio pesamos a mesma quantidade de sal refinado. Em seguida, separamos 2 béqueres e o rotulamos como A e B, e em cada um deles colocamos 25ml de água, adicionamos simultaneamente a massa de sal grosso no becker A e a massa de sal refinado no becker B, e utilizando dois bastões de vidro, agitamos os béqueres com a mesma intensidade, e o tempo de reação foi de 10 segundos.
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES
Durante o experimento, analisamos o tempo de reação para cada fator estudado e obtemos os seguintes resultados:
Condição da solução Grupo 1
(Tempo de reação) Grupo 2
(Tempo de reação) Grupo 3
(Tempo de reação) Grupo 4
(Tempo de reação) Grupo 5
(Tempo de reação)
A – Normal 11 min 15 min 10 min 8 min 8 min 55 s
B – 10 ml de água 20 min 20 min 17 min 12 min 13 min 50 s
C – Adição de Catalisador 8 min 10 min 8 min 6 min 8 min 6s
D – Aumento da temperatura 3 min (42ºC) 1 min 46s (48ºC) 1 min 30 s (52ºC) 1 min 26 s(57ºC) 2 min 30s
(48ºC)
A da tabela acima apresenta o tempo de reação para cada fator influenciador da velocidade da reação. A condição da solução indicado
...