COCA COLA ESTUDO DE CASO
Artigos Científicos: COCA COLA ESTUDO DE CASO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rodrigolimasousa • 5/5/2014 • 2.807 Palavras (12 Páginas) • 562 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO....................................................................................4
2.1 EMBASAMENTO ADMINISTRATIVO..........................................................5
3. Embasamento Matematico ............................................................................7
4 Embasamento Econômico...............................................................................9
5 Embasamento Contábil..................................................................................10
4 CONCLUSÃO ...............................................................................................14
REFERENCIAS................................................................................................15
1 INTRODUÇÃO
As marcas no mundo atual possuem um poder e uma importância muito maior do que a simples diferenciação diante da concorrência. Junto a essa função primordial, são elas que agregam valor aos produtos e serviços e funcionam como diferencial na mente dos consumidores frente à variedade e semelhança de ofertas.
Com a crescente concorrência, o caminho percorrido pelas empresas foi buscar a melhoria na qualidade de seus produtos e serviços, assim como opções para baratear seus custos. No entanto, o rápido desenvolvimento tecnológico e sua ampla abrangência devido ao cenário globalizado acabam por dificultar a diferenciação nos modelos de produção e distribuição das organizações.
Ao mesmo tempo, a proximidade entre as pessoas e entre consumidor e organização também aumentou, exigindo uma mudança na forma de relacionamento da empresa com seu cliente. Nos dias de hoje, não basta que a empresa forneça um produto de qualidade e conquiste sua fidelidade. Os consumidores estão mais exigentes e necessitam que as marcas lhes proporcionem experiências positivas e construam um relacionamento mais próximo, afetivo.
O êxito na conquista de um laço emocional com o cliente resulta em uma Lovemark, conceito criado por Kevin Roberts (2004) em seu livro de mesmo nome. As Lovemarks são marcas que ultrapassam os limites da fidelidade e são mais do que de confiança. Como o próprio nome sugere, são marcas amadas. Para que alcancem esse nível de proximidade com os consumidores, Roberts (2004) afirma que elas precisam ter como atributos essenciais o mistério, a sensualidade e a intimidade.
A Coca Cola é uma das Lovemarks dos brasileiros. Diante disso foi realizado um estudo de caso da marca a fim de analisar como a mesma chegou ao nível de ser amada pelos consumidores. Nesse trabalho foi analisado as Teorias de administração utilizadas pela empresa ao passar do tempo, formas e formulas de como se calcular juros simples e compostos, porcentagens, descontos. Foi discutido também o tipo de estrutura de mercado que empresa se encontra já abordando a área de economia, o poder que a empresa tem em se manter no topo e na mente das pessoas, e por fim um embasamento contábil sobre a empresa.
2 DESENVOLVIMENTO
COCA-COLA: UMA MARCA GLOBAL POR EXCELÊNCIA
Criada pelo farmacêutico John Pemberton em 1886 e, originalmente, produzida como um remédio patenteado, a Coca-Cola alterou sua fórmula original e gradativamente conquistou novos mercados. Para Keegan e Green (2000, p. 323), a Coca-Cola é “posicionada e comercializada da mesma maneira em todos os países”, onde projeta sua imagem através da diversão, dos momentos felizes e da alegria. Contudo, é possível notarmos algumas variações no produto de acordo com os gostos locais, como no Oriente Médio, onde o teor de açúcar foi aumentado, já que o povo local prefere bebidas mais doces. Além disso, os preços podem variar para atender a determinadas condições de concorrência, assim como os canais de distribuição podem diferir. No entanto, os princípios estratégicos básicos que orientam a administração da marca permanecem os mesmos em todo o mundo (MC KAY, 2007).
Para Mac Arthur (2005), com o potencial de ser uma das empresas estrangeiras mais inovadoras em anúncios, a Coca-Cola Company criou slogans ao longo de sua longa história que marcaram época na publicidade mundial. Desde A pausa que refresca, Gostaria de comprar uma Coca para o mundo, Isso é que é Coca-Cola é isso aí, Coca-Cola dá mais vida a tudo…, Tudo vai melhor com Coca-Cola, Emoção pra valer, além das mais recentes. Essa é a real, Tudo de vibe e as últimas lançadas Viva o que é bom e Viva o lado Coca-Cola da Vida.
A empresa cria estratégias que visam uma aproximação cada vez maior do seu cliente, tornando a Coca-Cola o refrigerante preferido no almoço dos domingos. Contudo, embora seus slogans tenham grande aceitação junto ao público, sua propaganda mais relevante talvez seja o Papai-Noel. Até 1930, o bom velhinho aparecia de variadas formas, desde um duende de barba branca, um elfo ou um gnomo que, ora vestia azul, ora vestia amarelo. Não haviam, também, renas, trenó e ele sequer conhecia o Pólo Norte. No ano seguinte, após uma brilhante estratégia de Marketing, a empresa contratou um famoso artista da época que, inspirado em seu amigo, recriou o Papai-Noel, dando-lhe uma feição mais humana. Desde então, o mundo conhece um velhinho gorducho, nórdico, com sorriso amigável e, acima de tudo, com as cores da Coca-Cola.
2.1 EMBASAMENTO ADMINISTRATIVO
2.1.1 Conforme o estudo de caso, informe qual abordagem da Teoria da Administração II utilizado e aponte as características que definem a abordagem escolhida. Tome como base a unidade 2 do livro (Unidade 2 – Abordagem Neoclássica, APO e Estruturalismo), mais os livros das referências bibliográficas.
O modelo usado foi à abordagem neoclássica, pois como consta no texto dentro de meses houve descentralização das funções operacionais e de marketing em todo o mundo para dar mais autoridade aos administradores locais, cortou custos dramaticamente eliminando 6 mil empregos, dispensou agencias de propaganda interna que tinha administrado a conta da marca desde 1990. Redirecionando o foco anterior de
...