TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMETÊNCIA PROFICIONAL

Ensaios: COMETÊNCIA PROFICIONAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  1.548 Palavras (7 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Esta Atividade Pratica Supervisionada traz um estudo levantado a respeito da educação lúdica, das praticas docentes, didática, metodologias de ensino e letramento e alfabetização e por finalizar as pesquisas realizadas, foi montado um projeto de ensino de letramento e alfabetização pautado em Educação Lúdica.

Educação lúdica, práticas docentes, didática, metodologias de ensino e letramento e alfabetização.

O lúdico, ou seja, o brincar na sala de aula além de despertar na criança novas habilidades, também abre novas formas para que o desenvolvimento do aluno seja sempre gradativo e valido, pois, a brincadeira, os jogos, etc. permitem à criança a liberdade de serem elas mesmas, se expressando, sentindo, sendo crianças e ao mesmo tempo desenvolvendo sua aprendizagem. Assim como diz Vygotsky.

É na interação com as atividades que envolvem simbologia e brinquedos que o educando aprende a agir numa esfera cognitiva. Na visão do autor a

criança comporta-se de forma mais avançada do que nas atividades da vida real, tanto pela vivência de uma situação imaginária, quanto pela capacidade de subordinação às regras. Vygotsky

1984, p. 27

O educador deve estar em constante questionamento sobre suas ações profissionais para reavaliá-las e atualizá-las de acordo com a realidade local e através destes levantamentos buscar novas ideias de como transformar suas aulas em algo mais interessante já que a modernidade e suas tecnologias tem deixado as crianças mais ligadas em materiais que de certa forma as afasta de atividades com objetivos educativos.

Somente com a reflexão sobre seu próprio papel é que o educador poderá melhor entender o que acontece nas escolas em que trabalham e poderão atuar no sentido de instaurar outras modalidades de relação com o saber através do lúdico.

Ao abrir o coração para o lúdico o educador além de um símbolo de transmissor de aprendizagem passa a ser realmente um mediador e causador de situações, de metodologias que proporcionem o desenvolvimento de aprendizagem do aluno de forma divertida e cooperativa por parte dele, pois, a criança passara a sentir prazer de aprender a ler e a escrever através da brincadeira.

Mas para que a criança sinta este prazer é necessário também que o educador tenha condições e acompanhamento por parte da equipe escolar, ou seja, a gestão e a organização são muito importantes e necessárias para que o trabalho seja desenvolvido de maneira onde todos possam usufruir de gradativos aprendizados.

A brinquedoteca veio facilitar e acrescentar conteúdos aproveitáveis ao trabalho do educador, pois, além de causar prazer, ela ajuda o professor a se preparar para futuras aplicações.

Na briquedoteca além de um possível diagnostico através da observação em relação ao aprendizado, também pode diagnosticar atitudes ou reações que podem está por traz de determinadas dificuldades apresentadas pelo aluno, podendo assim estudar melhores maneiras de estar aplicando atividades onde os alunos apresentem um maior rendimento.

Vygotsky afirmava que através do brinquedo a criança aprende a agir numa esfera cognitivista, sendo livre para determinar suas próprias ações. Segundo ele, o brinquedo estimula a curiosidade e a autoconfiança, proporcionando desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção.

Os jogos e brinquedos matemáticos também são muito importantes no desenvolvimento de aprendizagem do aluno, pois, a matemática é sempre vista como algo difícil na medida que surgem dificuldades no ensino ou na aprendizagem dos conteúdos matemáticos, manifesta-se também a necessidade de propostas pedagógicas e recursos didáticos que auxiliem tanto os professores em sua prática docente quanto os alunos na construção de conhecimentos matemáticos e os jogos são a chave para um objetivo positivo a ser alcançado.

Ou seja, é através da atividade lúdica que a criança se prepara para a vida, assimilando a cultura do meio em que vive, integrando-se nele, adaptando-se às condições que o mundo lhe oferece e aprendendo a competir, cooperar com os seus semelhantes: a conviver como um ser social e cabe aos educadores estar sempre atentos a seus feitos diante desta realidade para que não se perca tempo evitando que a criança seja criança.

Jogos Matemáticos

Brinquedoteca

Projeto de ensino para letramento e alfabetização

Público-alvo:

Alunos do 3º do Ensino Fundamental.

Perfil da turma:

Alunos com dificuldades de leitura.

Tempo de duração:

Aproximadamente 3 meses, sendo duas aulas semanais.

Tema:

Projeto “ EU QUERO LER”

Justificativa:

Já que ler como seu significado principal é um processo de interação entre o leitor e o texto, este projeto justifica-se pela importância de levar o aluno a compreender visualmente aquilo que vê ou sente, fazendo com que através de diferentes situações o aluno crie uma maior intimidade e relacione a figura ao texto mesmo que possa compreender o inexistente, procurando respeitar a capacidade de cada aluno levando-os a desenvolver habilidades de leitura de modo lúdico e criativo.

Objetivos:

. Aumentar a habilidade e o gosto pela leitura;

. Aguçar a criatividade;

. Desenvolver o senso critica;

. Desenvolver o senso de unidade;

. Desenvolver a autoconfiança;

Conteúdos:

. Português;

. Matemática;

. Artes.

Procedimentos de Ensino:

Através da interação e participação de todos os alunos todas as atividades serão adaptadas de forma onde todos possam participar e assim alcançar os objetivos previstos de que as crianças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com