COMO ADAPTAR UMA RESIDÊNCIA PARA RECEBER UM CADEIRANTE
Pesquisas Acadêmicas: COMO ADAPTAR UMA RESIDÊNCIA PARA RECEBER UM CADEIRANTE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leticiam2 • 5/10/2014 • 689 Palavras (3 Páginas) • 280 Visualizações
FORMULAÇÃO DO PROBLEMA/OBJETIVOS
Problema de pesquisa:
Como adaptar uma residência para receber um deficiente físico cadeirante?
Objetivo geral:
Planejar a adaptação de uma residência para deficientes físicos cadeirantes.
Objetivos específicos:
• Analisar as limitações do deficiente em questão.
• Verificar a disposição dos ambientes e reposicioná-los às necessidades do cadeirante.
• Planejar mudanças e reformas nos cômodos de modo a dar maior autonomia ao deficiente.
METODOLOGIA
Tendo em vista o definido neste projeto, quanto à natureza, a pesquisa será do tipo aplicada, uma vez que busca mostrar como adaptar uma residência para receber um deficiente físico cadeirante.
Quanto aos objetivos, será do tipo descritivo e exploratório, pois o problema é detectado, analisado e documentado. Logo após o problema ser analisado, são descritas as possibilidades de resolução do mesmo.
Quanto aos procedimentos, inicialmente, será realizado o estudo de campo. Neste estudo os problemas serão enumerados e classificados, pois é preciso avaliar cada caso isoladamente. Em seguida, será feita a pesquisa bibliográfica, que visa buscar soluções para os problemas encontrados, sempre levando em consideração que as necessidades de cada edificação e cada cliente cadeirante são diferentes, e precisam de soluções personalizadas.
Quanto à abordagem do problema, será utilizada a pesquisa qualitativa.
Os dados coletados serão tabulados e organizados em gráficos ou tabelas. Depois de analisados e interpretados serão apresentados em relatório final.
REFERENCIAL
Uma casa acessível deve permitir aos seus moradores ter conforto e fazer suas atividades cotidianas com segurança e independência. Para abrigar um deficiente físico, uma moradia deve passar por uma série de adaptações que garantem ao mesmo melhor qualidade de vida.
Na adaptação devem-se levar em consideração as limitações do deficiente físico em questão para que não sejam feitas reformas desnecessárias ou deixem de se fazer alguma adaptação realmente necessária. No caso de um cadeirante, por exemplo, há a necessidade de adaptar vários cômodos da casa e também as portas, para dar maior mobilidade ao mesmo. De acordo com Kemerer (2013):
Se a sua casa for uma moradia de dois andares, existe a necessidade de instalar um elevador/ascensor para que seja assegurado o transporte para o piso superior. Se existir essa possibilidade, coloque o quarto e a casa de banho/banheiro da pessoa com capacidade reduzida no primeiro andar, pois assim terá uma maior mobilidade e acessibilidade.
Outro aspecto importante a ser observado, é a necessidade de rampas em locais onde haja desníveis e
...