COMO FAZER MONOGRAFIA
Trabalho Escolar: COMO FAZER MONOGRAFIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: prsborges • 10/10/2013 • 8.905 Palavras (36 Páginas) • 345 Visualizações
Sumário
I. O que é Monografia.................................................................pág 03
Apresentação, Conceito, Características, estrutura, tipos.
II. Como elaborar uma monografia..............................................pág 07
Etapas, As ações do investigador.
III. Como classificar as Pesquisas............................................... pág 11
1. Classificação com base nos objetivos.
Exploratórias, descritivas, explicativas.
2. Classificação com base nos procedimentos técnicos utilizados
Bibliográfica, Documental, Experimental, Ex-Post-Facto, o Levantamento, Estudo de Caso, Pesquisa-Ação, Participante e Qualitativa.
IV. Planejamento da Pesquisa..................................................... pág 26
O Problema, Hipóteses, Os Objetivos, Quadro Teórico, Fontes e Metodologia e Cronograma de execução.
V. Elaboração do Plano Preliminar de Assunto...........................pág 45
Elaboração, Roteiro, Coleta de dados.
VI. Análise de Dados.................................................................. pág 62
Classificação, Interpretação, Verificação.
VII. Elaboração do Plano Definitivo de Assunto...................... pág 68
Relatório de Pesquisa, Elementos de Estilo, Editoração.
VIII. Bibliografia....................................................................... pág 83
I. O QUE É UMA NONOGRAFIA.
1. APRESENTAÇÃO
O presente trabalho pretende subsidiar cursos na disciplina Metodologia da Pesquisa. Nossa proposta poderá servir de ponto de partida para o início de suas pesquisas, orientando seus estudos e avanços de leituras na busca de novas fontes de aprofundamento, construindo a monografia e de final de Curso.
“COMO TORNAR ÚTIL SUA PESQUISA”
Elaborar uma monografia significa: (1) identificar um tema preciso; (2) recolher documentação sobre ele; (3) pôr em ordem estes documentos; (4) reexaminar em primeira mão o tema à luz da documentação recolhida; (5) dar forma orgânica a todas as reflexões precedentes; (6) empenhar-se para que o leitor compreenda o que se quis dizer e possa, se for o caso, recorrer à mesma documentação a fim de retomar o tema por conta própria.
Fazer uma monografia significa, pois, aprender a pôr ordem nas próprias idéias e ordenar os dados: é uma experiência de trabalho metódico; quer dizer, construir um “objeto” que, como princípio, possa também servir aos outros. Assim, não importa tanto o tema da monografia quanto a experiência de trabalho que ela comporta. Quem souber documentar-se bem sobre o tema da pesquisa saberá depois recolher com método os dados obtidos. Com o tempo, tornamo-nos, mais maduros, vamos conhecendo mais coisas, porém o modo como trabalhamos sempre dependerá da maneira com que estudamos no início muitas coisas que ignorávamos.
2. CONCEITO
Descrição ou tratado especial de determinada parte de uma ciência qualquer, dissertação ou trabalho escrito que trata especialmente de determinado ponto da ciência, da arte, da história etc. ou “trabalho sistemático e completo sobre um assunto particular, usualmente pormenorizado no tratamento, mas não extenso em alcance (American Librusy Associatson).
Trata-se, portanto, de um estudo sobre um tema específico ou particular, com suficiente valor representativo e que obedece a rigorosa metodologia. Investiga determinado assunto não só em profundidade, mas também em todos os seus ângulos e aspectos, dependendo dos fins a que se destina.
Tem como base a escolha de uma unidade ou elemento social, sob duas circunstâncias:
1) ser suficientemente representativo de um todo cujas características se analisa;
2) ser capaz de reunir os elementos constitutivos de um sistema social ou de refletir as incidências e fenômenos de caráter autenticamente coletivo.
A origem da palavra monografia, como expressão de tratamento científico, aparece na obra de Le Play (1806-1882) – Ouvriers Européens- publicada em 1855. Este trabalho é composto de 57 monografias que descrevem minuciosamente o tipo de vida dos operário. europeus e o orçamento de uma família-padrão daquela classe.
Assim, a “monografia da família operária” passou a constituir, para Le Play, a “base e o ponto de partida da observação social”. O autor considerou, no entanto, que não seria possível realizar a pretendida observação e o conhecimento completo da família operária se não contasse o que ela produz e o que ela consome. Assim, o método de Le Play ficou reduzido à “monografia da família operária pelo orçamento”.
Monografia é, pois, a redução da abordagem a um só assunto, a um só problema.
Tal conceito leva-nos a perceber e manter presente o sentido etimológico do vocábulo: mónos (um só) e, graphien (escrever) - dissertação a respeito de um assunto único.
3. CARACTERÍSTICAS
A monografia apresenta algumas características:
a) trabalho escrito, sistemático e completo;
b) tema específico ou particular de uma ciência ou parte dela;
c) estudo pormenorizado e exaustivo, abordando vários aspectos e ângulos do caso;
d) tratamento extenso em profundidade, mas não em alcance (nesse caso, é limitado);
e) metodologia específica;
f) contribuição importante, original e pessoal para a ciência.
Podemos ainda citar como características de um bom trabalho
• Originalidade:
...