COMO TIRAR CHEIRO DE CIGARRO
Por: RICARDOP90 • 22/5/2015 • Artigo • 4.671 Palavras (19 Páginas) • 190 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS[pic 1]
FACULDADE DINÂMICA DAS CATARATAS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CONTABILIDADE E DEPARTAMENTO PESSOAL: DEFINIÇÃO DE TERMOS CONTÁBEIS
FOZ DO IGUAÇU – PR
2013
GABRIEL PANISSON
GUILHERME HENRIQUE BARALDI
OTAVIO AUGUSTO
CONTABILIDADE E DEPARTAMENTO PESSOAL: DEFINIÇÃO DE TERMOS CONTÁBEIS
Projeto de Pesquisa referente à disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica da Faculdade Dinâmica das Cataratas (UDC).
Orientadora profa. MS Ana Lúcia Moreira Rios Coimbra de Araújo.
FOZ DO IGUAÇU – PR
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 HISTÓRICO DA CONTABILIDADE
3 DEPARTAMENTO DE PESSOAL
3.1 ADMISSÃO DE FUNCIONÁRIOS
3.2 PROCESSO DE RESCISÃO
3.2.1 Aviso Prévio
3.2.2 O 13° Salário Proporcional
3.2.3 Férias Proporcionais
3.2.4 Saldo de Salário
3.2.5 Indenização adicional
3.2.6 FGTS no momento da Rescisão
3.3 ELABORAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO
3.3.1 Pró-labore
3.4 EMISSÃO DE GPS
3.5 EMISSÃO DE DARF
3.6 EMISSÃO DE GFIP
3.7 CONTRIBUIÇÕES SINDICAIS
3.8 PROVISÃO DE 13° SALÁRIO E FÉRIAS
3.8.1 Aviso de Férias
3.9 RAIS
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
O objetivo das demonstrações financeiras é o de proporcionar de alguma forma uma idéia verdadeira e apropriada das condições de uma entidade, que sejam úteis para os responsáveis na tomada de decisões.
Na preparação destas demonstrações, os profissionais ligados a contabilidade e outros profissionais envolvidos em qualquer processo da entidade, são confrontados com potenciais riscos de má interpretação, dados inexatos, etc.
Com a finalidade de minimização destes riscos e apresentação de demonstrações financeiras aplicáveis às entidades o presente trabalho tem como objetivo demonstrar conceitos e aplicações de termos relacionados a contabilidade básica dos empreendimentos, destacando o departamento de pessoal e todas as atividades atreladas a este setor, muito importante, pois lida com as competências de admissão, pagamento de impostos, e tomada de decisões no momento da rescisão de contrato de trabalho de um colaborador.
2 HISTÓRICO DA CONTABILIDADE
A evolução da contabilidade está diretamente ligada ao progresso da humanidade. Esse fato é identificado e analisado por diversos pensadores, e um dos aspectos por eles apresentados é dado por Peleias (2007) em cima dos postulados de Melis (1950) que cita que “a contabilidade e sua principal manisfestação – a conta – é tão antiga quanto a civilização construída pelos homens” (PELEIAS, 2007, p. 20).
De fato, a contabilidade, é em certo ponto conseqüência das demandas da história da civilização, talvez por isso, quase sempre seus progressos coincidiram com aqueles que caracterizaram os da evolução do homem, assim como o homem progrediu, a contabilidade, necessária a esse progresso, perseguiu esta evolução.
De acordo com Marion (1998, p. 14),
A contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões. Com o passar do tempo o governo começa a utilizar-se dela para arrecadar impostos e a torna obrigatória para a maioria das empresas.
Atualmente a Contabilidade, num cenário mundial, é uma ferramenta de total utilidade na tomada de decisões da gestão empresarial, porque controla e fornece todas as informações do patrimônio.
A contabilidade gerencial é uma ramificação da contabilidade, que faz o uso de diversas áreas contábeis para se extrair o máximo de informações possíveis sendo assim de fundamental importância nos momento das tomadas de decisões. Essa ramificação da contabilidade é essencial em estudos dos custos, inclusive na área de recursos humanos, visto que, toda e qualquer mão de obra exige um pagamento, e isto refere-se a um custo no final do mês ou ano.
2.1 CONTABILIDADE E DEPARTAMENTO DE PESSOAL
A contabilidade gerencial possui um segmento essencial ao seu gerenciamento, o departamento de pessoal ou Recursos Humanos.
Deixando claro que a contabilidade tornou-se uma ferramenta imprescindível para as organizações e a sociedade em geral, pois através da ação humana é que são geradas as riquezas podendo assim quantificar, avaliar e verificar a mutação do patrimônio dessas empresas.
Na atualidade, o departamento de pessoal é parte integrante dos recursos humanos da empresa, onde além de cuidar dos registros dos trabalhadores tem também como função treinar e orientar a força de trabalho na empresa. Chiavenato (2004, p. 42) salienta que:
...