COMUNICAÇÃO
Tese: COMUNICAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kassyarad • 23/3/2014 • Tese • 638 Palavras (3 Páginas) • 222 Visualizações
1
Curso: Pedagogia -
LIBRAS
Questões dissertativas
1)Definir:
ORALISMO:
É um método de ensino para surdos, no qual se defende que a maneira mais eficaz de ensinar o surdo é através da língua oral ou falada. O método oralista objetiva levar o surdo a falar e a desenvolver competência oral,o que lhe permitiria desenvolver-se emocional, social e cognitivamente do modo mais normal possível integrando-se como um membro produtivo ao mundo dos ouvintes.
COMUNICAÇÃO TOTAL:
A comunicação Total inclui todos os modos lingüísticos: gestos criados pela criança, língua de sinais, fala, leitura orofacial, alfabeto manual, leitura e escrita.
BILINGUISMO:
A modalidade Bilíngüe, é a proposta de ensino que sugere o ensino das duas línguas ao sujeito surdo.
2)Você viu que tanto a lei quanto o decreto que a regulamentam apresentam temas relevantes que contribuirão para a saúde e educação de surdos, formação de professores surdos e ouvintes, formação de interpretes e o atendimento especializado por meio da comunicação em Libras. Por outro lado, alguns termos utilizados nestes documentos oficiais retomam em certa medida ás mesmas concepções de língua e sujeito que, historicamente, “assujeitaram” o surdo em uma condição de inferioridade em relação ás pessoas ouvintes. Observe os itens em negrito:
Lei 10.436/02 artigo 1º Parágrafo único
Entende-se como Língua Brasileira de Sinais – Libras – a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual-motora com estrutura gramatical própria constitui um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
Decreto 5.626/05
ART. 7º Nos próximos dez anos a partir da publicação deste decreto, caso não haja docente com titulo de pós-graduação ou de graduação em Libras para o ensino dessa disciplina em cursos de educação superior, ela poderá ser
2
ministrada por profissionais que apresentem pelo menos um dos seguintes perfis:
I. professor de Libras, usuário dessa língua com curso de pós-graduação ou com formação superior e certificado de proficiência em Libras, obtido por meio de exame promovido pelo Ministério da Educação;
Agora, analise a partir da leitura do texto” Uma Leitura Discursiva sobre a Libras e o Sujeito Surdo na Educação” disponível no ambiente virtual do curso, quais representações são construídas sobre o sujeito surdo e sua língua a partir dos enunciados citados acima. Discuta com seu grupo o que você descobriu e compare com as respostas registradas na questão 2.
Pouco se conhece a respeito da cultura da comunidade surda. Para os ouvintes o surdo é visto como um”deficiente”.
Mesmo com o reconhecimento da Lei nº 10.436/02, que é instituída como a segunda língua oficial no Brasil, o sujeito surdo sofre preconceitos, sua cultura e sua presença não são bem aceitos. Esses preconceitos reflete na comunidade escolar, muitas vezes não tem um profissional formado em Libras para acompanhar os alunos surdos,sendo assim o acompanhamento e o desenvolvimento de sua aprendizagem fica a desejar, e o aluno acaba concluindo seus estudos adquirindo poucos conhecimentos ,que é mais um motivo para enfrentar outros preconceitos, e é visto como alguém incapaz de aprender igual aos alunos ouvintes.
3) Na internet existem diversos dicionários da Língua Brasileira de sinais. Visite o site WWW.acessobrasil.org.br/libras e inicie seus estudos com os verbos abaixo.
Falar
...