CONCEITO DE ASFALTO
Trabalho Universitário: CONCEITO DE ASFALTO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: danilonikson • 9/6/2014 • 434 Palavras (2 Páginas) • 954 Visualizações
1. Asfalto
O asfalto é um constituinte natural do petróleo, sendo obtido submetendo-se o petróleo a um processo de destilação no qual as frações leves (gasolina, querosene e diesel), são separadas do asfalto por vaporização, fracionamento e condensação em torres de fracionamento com arraste de vapor, sendo que o estágio final é a destilação a vácuo. O resíduo obtido, após a remoção dos demais destilados de petróleo é o cimento asfáltico de petróleo (CAP). O asfalto é também um material betuminoso, porque contém betume, que é um hidrocarboneto, solúvel no bissulfeto de carbono (CS2), sendo ele o responsável pela característica aglutinante do asfalto. O alcatrão que se obtém da destilação destrutiva do carvão mineral ou vegetal, assim como o asfalto, resíduo obtido pela destilação de petróleo são considerados um materiais betuminosos. O asfalto é material de particular interesse para a engenharia, por ser um aglomerante resistente, com grande adesividade, altamente impermeável e de grande duração. É uma substância com características reológicas, cujo comportamento físico varia com a temperatura, passando do sólido ao plástico e deste ao líquido, com o aumento da temperatura. Se bem que seja uma substância sólida ou semi - sólida na temperatura atmosférica normal, pode-se liquefazê-la facilmente, por aplicação de calor, pela ação de solventes de características voláteis ou por emulsificações. Quase todos os asfaltos produzidos e empregados no mundo são obtidos pela destilação do petróleo.O asfalto pode ser produzido numa variedade de tipos e qualidades que vão desde sólidos até líquidos quase tão fluidos como a própria água. O tipo semi - sólido, conhecido como betume asfáltico, é o material básico. Os produtos asfálticos líquidos são preparados geralmente dissolvendo-se os betumes asfálticos e misturando-os com um destilado de petróleo, ou ainda emulsificando-os com água.
Dada a crise energética mundial e seus efeitos nos custos da construção, empresas que empregam emulsões asfálticas nas impermeabilizações, pelo seu perfeito desempenho, vêm cada vez mais desenvolvendo seus produtos utilizando a água como solvente.
Os asfaltos oxidados em estado sólido precisam ser aquecidos ou derretidos antes da aplicação, o que normalmente é feito no interior da obra, por meio de fogueira ou queima de óleo. O aquecimento do asfalto na obra tem a desvantagem de promover uma nova oxidação do asfalto sem os controles adequados, além de onerar os custos e de contribuir em muito para a poluição do meio - ambiente.
...