CONCEITO DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO
Tese: CONCEITO DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Debora_Darc • 29/5/2013 • Tese • 968 Palavras (4 Páginas) • 383 Visualizações
CONCEITO DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO: As atividades de uma empresa geralmente estão divididas em departamentos, essa é uma das formas de organização para obter melhores resultados para os objetivos da companhia.
A empresa tenderá a se organizar de acordo com a tecnologia utilizada, com a formação do pessoal contratado e principalmente da estratégia adotada pela organização.
Todavia, dentro de cada departamento a homogeneização só pode ser alcançada se a organização estiver bem estabelecida, isto é, se dentro de cada unidade todos os seus membros estiverem trabalhando em conjunto.
A ESPECIALIZAÇÃO ocorre em dois sentidos:
VERTICAL - quando se aumenta a quantidade de níveis hierárquicos na estrutura. É a divisão do trabalho em relação à autoridade e responsabilidade;
HORIZONTAL - quando há aumento no nº de órgãos especializados no mesmo nível hierárquico. É a divisão do trabalho entre as diversas tarefas executadas pelos órgãos.
TIPOS:
• A departamentalização por funções tem como vantagens a especialização de tarefas, visando um uso de recursos especializados mais concentrados, havendo maior satisfação dos funcionários. Porém uma grande concentração de recursos e especialização do trabalho afeta a visão de conjunto na organização, podendo gerar uma comunicação deficiente e uma insegurança quando ocorre um crescimento notável na organização.
APLICAÇÃO: circunstâncias estáveis, empresas com poucas linhas de produtos e serviços, com produtos e serviços que permaneçam inalterados por longo tempo, empresas que se preocupam com a própria estrutura interna.
• Tipo geográfico de departamentalização ocorre quando cada unidade da empresa está em regiões diferentes, havendo um gestor em cada uma delas, e este se reporta ao nível hierárquico geral (matriz da empresa).
VANTAGEM: isto permite usar os diferenciais das diferentes regiões como vantagens competitivas em relação aos concorrentes, dado que o gestor regional conhece a área com maior peculiaridade permitindo um tempo que ação mais rápida para eventuais problemas.
DESVANTAGEM: Porém este tipo de departamentalização pode dificultar a coordenação de pessoal devido às diferentes áreas de atuação e portanto interferindo em uma comunicação entre os gestores mais rápida;
APLICAÇÃO: preocupação territorial com o crescimento produtivo e mercadológico através da descentralização das atividades.
• A departamentalização por clientes consiste em separá-los por grupos semelhantes e portanto, mantendo o foco ideal para cada tipo de cliente.
VANTAGEM: no que diz respeito ao reconhecimento e atendimento aos grupos, podendo haver uma vantagem mercadológica frente a estes.
DESVANTAGEM: enfrenta o problema de uma coordenação geral, pois os diferentes gestores exigirão diferentes recompensas, de acordo com os respectivos grupos;
APLICAÇÃO: quando o negócio depende de diferentes características do produto ou serviço.
• Departamentalização por processos ocorre na divisão das atividades segundo o processo produtivo, como na administração pública.
VANTAGEM: gera uma especialização maior dos recursos alocados e comunicação das informações técnicas maior também.
DESVANTAGEM: pode comprometer a flexibilidade de alguns ajustes necessários nos processos;
APLICAÇÃO: quando o produto e tecnologia são estáveis e duradouros.
• A departamentalização por produtos e serviços ocorre geralmente na indústria de bens de consumo.
VANTAGEM: gera uma facilidade maior para a criação de novos produtos, além de facilitar a coordenação dos resultados individuais dos produtos e serviços da empresa.
DESVANTAGEM: dificulta a coordenação geral dos resultados, além de gerar uma disparidade de poder entre funcionários de mesma hierarquia;
APLICAÇÃO: em condições ambientais instáveis pois induz a cooperação entre especialistas, atua com departamentos autônomos e autossuficientes e pata um ambiente com tecnologia adaptativa e modificável.
• Departamentalização por projetos consiste na atribuição das atividades frente aos projetos existentes nas organizações.
VANTAGEM: como cada projeto é de grande conhecimento de seu gestor, esta prática permite um melhor cumprimento das metas e prazos.
DESVANTAGEM: o emprego errado de recursos e a tomada de decisão partindo apenas um ponto de vista (gestores individuais).
APLICAÇÃO: organizações influenciadas pelo desenvolvimento tecnológico, centradas na adaptação de segmentos da manufatura e onde o empreendimento é grande
...