CONCEITO DE DIVIDENDO
Relatório de pesquisa: CONCEITO DE DIVIDENDO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mathiasneto92 • 3/6/2014 • Relatório de pesquisa • 1.548 Palavras (7 Páginas) • 389 Visualizações
CONCEITO DE DIVIDENDO
O Dividendo corresponde à fracção dos lucros de uma empresa com açõescotadas em Bolsa que é distribuída aos seus acionistas de acordo com a percentagem que estes detêm do Capital das empresas.
DEFINIÇÃO DE PROVISÃO SEGUNDO PRONUNCIAMENTO TECNICO CPC 25
Provisões representam estimativas de perda de ativos ou de obrigações para com terceiros. Esses eventos, embora já tenham seu fato gerador contábil ocorrido, não podem ser medidos com exatidão e têm portanto caráter estimativo.DEFINIÇÃO DE INVENTÁRIO PERÍÓDICO E PERMANENTE
Inventário permanente
Sob um sistema de inventário permanente, contas de estoque e bancos de dados são atualizados automaticamente a cada vez que um produto é recebido ou vendido. Sistemas de inventário permanente dependem de tecnologia da informação para instantaneamente rastrear o movimento de estoque e enviar atualizações eletrônicas através de qualquer distância a bases de dados centrais.
Inventário periódico
Sistemas de inventário periódico usar auditorias de estoque regular e aleatória para atualizar as informações de rastreamento de inventário. Em vez de confiar na tecnologia para atualizar bancos de dados cada vez que um item é vendido, os gestores devem fisicamente contagem de estoque no armazenamento de vez em quando, comparando inventário na mão contra dados de vendas e recebimento dos departamentos de vendas e de compras para determinar se quaisquer discrepâncias existem.
CONCEITOS DE CONTAS CREDORAS E DEVEDORAS
DEVEDORAS – bens e direitos da O aumento do PATRIMÔNIO da empresa pode ocorrer: Entidade. - Por lucro, nas operações de compra e de venda. - Por decisão dos próprios sócios, cotistas ou acionistas.e PASSIVO = contas
CREDORAS – compromissos, dívidas e obrigações da Entidade. O Plano de Contas consiste numa lista CODIFICADA de contas utilizadas na escrituração da empresa.
CONCEITO DE ATIVO E PASSIVO CIRCULANTE, ATIVO E PASSIVO NÃO CIRCULANTE.
Ativo circulante: em contabilidade, é uma referência aos bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro em curto prazo, é aquele que irá se realizar até o final do exercício social seguinte ao do balanço que está sendo elaborado e é equivalente ao "capital em giro".
Ativo não-circulante: Ativo realizável a longo prazo, direitos realizáveis após o termino do exercício social subsequente.
O Ativo Não Circulante é composto dos seguintes subgrupos:
• Ativo realizável a longo prazo
• Investimentos
• Imobilizado
• Intangível
Passivo circulante:são as obrigações que normalmente são pagas dentro de um ano: contas a pagar, dívidas com fornecedores de mercadorias ou matérias-primas, impostos a recolher (para ogoverno), empréstimos bancários com vencimento nos próximos 360 dias.
São considerados exemplos de passivo circulante:
Fornecedores ou duplicatas a pagar;
Empréstimos bancários;
Títulos a pagar;
Encargos sociais apagar;
Salários a pagar;
Impostos a pagar.
Passivo não-circulante: um subgrupo do passivo exigível do Balanço Patrimonial e é composto das Contas antes agrupadas no Passivo Exigível a Longo, ou seja, de registro de todas as obrigações que devem ser quitadas cujos vencimentos ocorrerão após o final do exercício seguinte ao encerramento do balanço.
Dentre essas contas podemos destacar:
Financiamento e empréstimos de instituições financeiras;
Debêntures a pagar;
Fornecedores de equipamentos de grande porte.
CONCEITO E ESTRUTURA DA DRE
DRE
Demonstração do resultado do exercício.É um relatório contábil elaborado em conjunto com o balanço patrimonial, que descreve as operações realizadas pela empresa em um determinado período.
Estrutura
Conforme legislação brasileira (Lei nº 6.404, de15 de dezembro de 1976, Lei das Sociedades por Ações) as empresas deverão discriminar na Demonstração do Resultado do Exercício: A receita bruta das vendas e serviços, as devoluções das vendas, os abatimentos e os impostos; a receita líquida das vendas e serviços; o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto; as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais; o lucro ou prejuízo operacional, as receitas e despesas não operacionais; o resultado do exercício antes do Imposto de Renda e a provisão para tal imposto; as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiarias, e as contribuições para instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados; o lucro ou prejuízo liquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.
BENS TANGIVEIS E INTAGIVEIS
Bens tangíveis:são aqueles que podem ser tocados, que têm existência física, tais como terrenos, edifícios, máquinas, instalações, e assim por diante.
Bens intangíveis: são aqueles representados por direitos, como de marcas e patentes, pela tradição no mercado, pelo conceito usufrído na esfera comercial e industrial corporificado pela clientela fixa e permanente e outros também não materializáveis diretamente por objetos físicos.
CONCEITO DE CONTABILIDADE
Ciência que estuda e pratica as funções de registro e controle do patrimônio das entidades.
PRINCIPIO DA COMPETÊNCIA
Estabelece que as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.
PROVISÃO PARA CREDITOS DE LIQUIDAÇÃO DUVIDOSA
A Provisão para Devedores Duvidosos, também chamada de Provisão para
...