CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
Projeto de pesquisa: CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: milabm • 23/9/2013 • Projeto de pesquisa • 3.920 Palavras (16 Páginas) • 489 Visualizações
Essa ATPS tem como desafio compreender as dimensões da Gestão do Conhecimento.
Para que esses resultados sejam alcançados desenvolvemos um texto contendo o conceito de Gestão do Conhecimento de alguns autores, alguns exemplos práticos desta ferramenta, já implantados, pesquisas com lideres através de benchmarking e assuntos como a gestão e criação do conhecimento, trabalho em equipe, inovação, novas tendências e mudanças considerando os tipos de conhecimento: explícito e tácito.
A criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento representam o mais novo desafio a ser enfrentado pelas empresas.
O conceito de Gestão do Conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Por outro lado, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir todo o conhecimento presente na organização.
Então, Gestão do Conhecimento significa: organizar e sistematizar, em todos os pontos de contato, a capacidade da empresa de captar, gerar, criar, analisar, traduzir, transformar, modelar, armazenar, disseminar, implantar e gerenciar a informação, tanto interna como externa. Essa informação deve ser transformada efetivamente em conhecimento e distribuída tornando-se acessível aos interessados.
CAPITULO 1
CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
Para compreender Gestão do Conhecimento, deve-se iniciar descrevendo os conceitos de dado, informação, conhecimento, chegando por fim, ao processo de Gestão do Conhecimento.
Dados: Para uma organização, dado é o registro estruturado de transações. Genericamente, pode ser definido como um “conjunto de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos” (DAVENPORT & PRUSAK, 1998, p. 2).
Informação: “São dados interpretados, dotados de relevância e propósito” (DRUCKER, 1999, p.32). É um fluxo de mensagens, um produto capaz de gerar conhecimento. É um meio ou material necessário para extrair e construir o conhecimento. Afeta o conhecimento acrescentando-lhe algo ou reestruturando-o (MACHLUP, 1983).
Conhecimento: Ele existe dentro das pessoas e por isso é complexo e imprevisível. Segundo DAVENPORT e PRUSAK (1998, p. 6), “O conhecimento pode ser comparado a um sistema vivo, que cresce e se modifica à medida que interage com o meio ambiente”. Os valores e as crenças integram o conhecimento pois determinam, em grande parte, o que o conhecedor vê, absorve e conclui a partir das suas observações. NONAKA e TAKEUSHI (1997, p. 63) observam que “o conhecimento, diferentemente da informação, refere-se a crenças e compromisso“.
O conceito de Gestão do Conhecimento surgiu no início da década de 90 e, segundo SVEIBY (1998, p. 3), “a Gestão do Conhecimento não é mais uma moda de eficiência operacional. Faz parte da estratégia empresarial.”
Conceito de Gestão do Conhecimento segundo TERRA (2000):
Tem um "caráter universal", ou seja, aplica-se a empresas de todos os portes e nacionalidades e a sua efetividade requer a criação de novos modelos organizacionais (estruturas, processos, sistemas gerenciais), novas posições quanto ao papel da capacidade intelectual de cada funcionário e uma efetiva liderança, disposta a enfrentar, ativamente, as barreiras existentes ao processo de transformação.
EXEMPLOS DO CONTEXTO EM QUE SE APRESENTA A GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS EMPRESAS:
Exemplos:
- O contato pessoal : as pessoas aproveitam muito mais quando podem interagir com outras pessoas, em uma sala e a partilha do conhecimento assume nova dinâmica. Algumas empresas utilizam reuniões em almoço com os funcionários para esta finalidade.
Ou desenvolvimento de “benchmarking” interno para gerar o compartilhamento;
Além, das derivações do conceito de “focus group’s” (grupos de pesquisas com consumidores para testes de lançamento de produtos) para levantar informações entre o público interno e externo da organização.
- Na área tecnológica que essa iniciativa tem maior estímulo. Várias empresas de “software” já estão investindo em programas específicos para a Gestão do Conhecimento, enxergando um “filão” muito promissor.
Já temos portais específicos para a atividade constituindo-se em centros de referência (por exemplo o www.it-globalforum.org entre outros que se destinam a divulgar o conceito como o site: www.kmol.com.br (knowledge management on-line)). As de empresas com iniciativas concretas nesse sentido, são as multinacionais e, no exterior, a Gestão do Conhecimento já é um movimento real.
AS DIMENSÕES DE GESTÃO DO CONHECIMENTO E O QUE AS ORGANIZAÇÕES ESTÃO FAZENDO PARA EFETIVAR ESSA FERRAMENTA
Como Favorecer a Criação de Conhecimento Novo na Empresa?
Muito se fala sobre a importância do conhecimento no atual mundo dos negócios, no entanto, apenas "saber muito" sobre alguma coisa não proporciona, por si só, maior poder de competição para uma organização. É quando aliado a sua gestão que ele faz diferença. A criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento representam o mais novo desafio a ser enfrentado pelas empresas.
Com a Implantação da Gestão de Conhecimento, uma ferramenta essencial para favorecer a criação de conhecimento novo é a tecnologia da informação. Por meio dela, a empresa consegue identificar e/ou desenvolver e implantar tecnologias e sistemas de informação que dêem apoio à comunicação empresarial e à troca de idéias e experiências. Isso facilita e incentiva as pessoas a se unir, a tomar parte de grupos e a se renovar em redes informais de aquisição e troca de conhecimento, além de compartilhar problemas, perspectivas, idéias e soluções em seu dia-a-dia profissional.
Outra ferramenta é a criação de um ambiente interno (BA) com diversidades tecnológicas, físicas e humanas, facilitando a interação entre pessoas para o compartilhamento de conhecimento tácito e incentivar os colaboradores a assumir novos desafios como fonte de experiência e evolução profissional e pessoal.
Como
...