CONCEITO DE MKT
Trabalho Universitário: CONCEITO DE MKT. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: douglas27 • 10/10/2014 • 5.560 Palavras (23 Páginas) • 550 Visualizações
ANÁLISE POR QUOCIENTES
Prado
1 INTRODUÇÃO (OMR)
ADF APOSTILA 1 ANÁLISE POR QUOCIENTES 7º ST ADM1 2011
Este é o processo de análise mais utilizado pelos analistas de Balanços, porque oferece visão global da situação econômica e financeira da Entidade.
Quocientes são índices extraídos das demonstrações financeiras através de confrontos entre contas ou grupos de contas.
De acordo com o interesse do usuário ao qual será dirigido o Relatório de Análise, os analistas poderão extrais das demonstrações financeiras um número maior ou menor de quocientes para analisar.
Em geral, a análise por meio de quocientes é desenvolvida através dos quocientes que evidenciam o grau de endividamento, a liquidez e a rentabilidade. Entretanto, sempre que as conclusões dos analistas indicarem a necessidade de se conhecer outros detalhes, um número maior de quocientes poderá ser extraído das demonstrações financeiras para ser utilizado.
A fim de se obter um bom diagnóstico quanto à situação econômica e financeira de uma Entidade, é aconselhável que o analista utilize um número pequeno de quocientes, evitando o acúmulo de informações. Além de sobrecarregar seu trabalho, esse acúmulo poderá levá-lo a distorções, causando-lhe sérios transtornos na elaboração de suas conclusões.
Recomenda-se analisar a situação financeira separadamente da situação econômica, para que em um segundo estágio os resultados obtidos em cada uma dessas duas análises sejam conjugados, a fim de compor um quadro geral da situação patrimonial da entidade.
A situação financeira é evidenciada pelos Quocientes de Estrutura de Capitais e de Liquidez, enquanto a situação econômica é ressaltada por meio dos Quocientes de Rentabilidade.
2 INTERPRETAÇÃO DE QUOCIENTES
Para se obter os quocientes, bastam aplicar as fórmulas próprias, que serão apresentadas a seguir, utilizando valores extraídos das demonstrações financeiras.
A interpretação dos quocientes pode ser feita em três etapas:
a) Interpretação isolada;
b) Interpretação conjunta;
c) Comparação com quocientes-padrão.
Os interesses dos usuários no conhecimento do estado patrimonial das Entidades são variados: assim, cabe aos analistas selecionar, da melhor maneira possível, um conjunto de quocientes que lhes permita obter os resultados desejados.
É preciso, ainda, seguir uma seqüência lógica na interpretação isolada e em conjunto dos quocientes, visando ganhar tempo e obter melhores resultados.
Nesta parte, elencamos devidamente hierarquizados, os quocientes que melhor evidenciam o estado patrimonial de qualquer tipo de Entidade. Essa seqüência ideal parte do conhecimento da Participação dos Capitais de Terceiros em relação aos Capitais Próprios, para depois analisar os demais quocientes, gradativamente.
A observância da seqüência apresentada é importante. A interpretação de um quociente completará a interpretação do quociente anteriormente analisado, dando a conhecer, com certa facilidade, a capacidade econômica e financeira da Entidade, da forma mais racional possível.
Assim, estudaremos inicialmente os Quocientes de Estrutura de Capitais, depois os Quocientes de Liquidez e, finalmente, os quocientes de Rentabilidade.
Dentro desses três grupos, apresentaremos os quocientes mais utilizados e expressivos, suficientes para obter um diagnóstico preciso acerca da situação econômica e financeira de qualquer tipo de Entidade.
2.1 Principais Aspectos Revelados pelos Índices Financeiros (D.C.M.)
Situação Financeira
Situação Econômica
Apresentam-se a seguir um quadro que resume os principais índices que devem ser utilizados na análise de balanços.
A quantidade de índices pode ser reduzida se o usuário desejar uma análise superficial. Não é necessário que as análises contenham mais índices do que os do quadro apresentado na página seguinte.
Propositadamente, foi deixados de lado índices de Rotação ou Prazos Médios, cuja análise, especialíssima, se encontra em material a parte.
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO EMPRESARIAL
QUADRO RESUMO DOS ÍNDICES
SÍMBOLO ÍNDICE FÓRMULA INDICA INTERPRETAÇÃO
Estrutura de Capital
1. CT/PL
Participação de Capitais de Terceiros.
(Endividamento) Cap. de 3ºs
P. Líquido Qto a empresa tomou de capitais de 3ºs para cada $ 100 de cap. próprio.
Qto menor, melhor.
2. PC/CT
Composição do Endividamento.
P. Circulante
Cap. de 3ºs Qual o percentual de obrigações a c. prazo em relação às obrigações totais.
Qto menor, melhor.
3. AP/PL
Imobilização do P. Líquido.
Ativo Não Circulante
P. Líquido Qto. reais a empresa aplicou no Ativo Não Circulante para cada $ 100 de P. Líquido.
Qto menor, melhor.
4. AP/PL + ELP Imobilizações dos Recursos não Correntes. Ativo Não Circulante
P. L. + ELP
Que % dos recursos não correntes (PL e ELP) foi destinado ao ANC.
Qto menor, melhor
Liquidez ou Solvência
5. LG
Liquidez
...