CONCEITO TEC DE NEGOCIAÇÃO
Exames: CONCEITO TEC DE NEGOCIAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alxmatheus • 20/9/2013 • 518 Palavras (3 Páginas) • 243 Visualizações
De acordo com os debates desenvolvidos entre o grupo separamos definições que se aproximam de nossos próprios conceitos, citandos seus criadores:
Sparks (1992)
Negociação implica caracteristicamente uma troca de dar e receber entre o negociador e o oponente, que tentam chegar a uma conclusão agradável ou que tentam chegar a uma colusão agradável ou aceitável no ajuste de um problema ou disputa.
Kozincki (1998)
Negociação é a arte de se alcançar um acordo resolvendo as diferenças por meio do uso de criatividade. Envolvem dois lados tentando chegar a um acordo, uma solução que, idealmente, deixara ambas as partes felizes- a clássica solução ganha – ganha.
Steele, Murphy e Russill (1995).
Negociação é um processo no qual as partes se direcionam de suas posições divergentes para um ponto em que se possa alcançar um acordo.
Luiz Costa Curta Junqueira
Negociação e um processo de buscar a aceitação de ideias, proposito ou interesses, visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidades de apresentar toda sua argumentação que o produto final seja maior que as soma das suas contribuições individuais;
1 Emprego das Negociações na vida pessoal:
Priscila: que negociou uma venda de produtos de petshop com sua cliente na qual a mesma solicitou um desconto alto porem com sua persuasão e usando método de barganha convenceu a cliente desistir do desconto devido à quantidade de produtos levados e pelo gasto da mesma com a entrega.
Savio: que constantemente tem que negociar com os seus superiores prazos de entrega de relatórios e afins. Utiliza-se de informações precisas e estatísticas para confirmar as informações que passa deixando claras suas definições.
Alex: Que descreve a negociação que realizou para que seu sogro fosse fiador, na aquisição de seu terreno. Informa que o fato de ser parente próximo facilitou a negociação, pois já se sabiam previamente as condições que podiam se estabelecer sem que comprometesse o relacionamento de ambos num futuro.
2 Devido aos exemplos citados acima, e pelos conceitos e experiências de todos do grupo essa questão ficou bem dividida, já que um fator chave e saber quais são os pontos de interesse das partes envolvidas, suas necessidades e anseios. Se a parte oposta e um familiar ou alguém que possua algum conhecimento pessoal da nossa parte as chances de que haja uma negociação com resultado ganha-ganha é maior desde que ambos os lados tenham em mentem que seu lucro noção pode significar logicamente em prejuízo para a outra parte. Caso em contrario será uma negociação desastrosa principalmente para os laços pessoais.
3 Essa resposta creio que ficou explicita na questão anterior, Dependera da visão e objetivos dos participantes da negociação. Do respeito que há entre os mesmos.
4 A visão do grupo em relação às negociações em família são a priori favoráveis, já que em busca de relações em longo prazo podemos fazer sim em dado momento uma concessão menos vantajosa em busca de um resultado favorável posteriormente
...