TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS DA DISCIPLINA MATEMÁTICA FINANCEIRA

Projeto de pesquisa: CONCEITOS DA DISCIPLINA MATEMÁTICA FINANCEIRA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.889 Palavras (16 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 14

4 REFERENCIAS.......................................................................................................15

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho se destina à elaboração de pesquisa e descrição dos conceitos da disciplina de Matemática Comercial e Financeira, que se refere aos juros simples, prestações de postecipadas, Montante, Amortização PRICE, Princípios Contábeis e Demonstrações Contábeis, demonstrando a utilidade de cada conteúdo e a utilização dos dados para mensuração do resultado previsto, possibilitando um maior aprendizado para exercer a função de administrador de uma empresa, seguindo um roteiro pré-determinado englobando o assunto referente a disciplina estudadas no curso de Bacharelado em Administração, sendo respectivamente as matérias de Contabilidade Aplicada a Administração, Matemática Comercial e Financeira e Análise de Custos.

Desta metodologia foi desenvolvida uma análise detalhada de cada questão, apontando os principais fatores que facilitaram a compreensão de cada conteúdo. Enfim, conclui-se que o objeto de estudo deste trabalho deve ser tratado com muita propriedade pelos professores, pois é de fundamental importância para a vida particular e acadêmica do estudante. Os princípios Fundamentais de Contabilidade, alicerçam-se na premissa de que a contabilidade é uma ciência social com plena fundamentação epistemológica, e como tal necessita do objeto, que delimita o campo de abrangência de uma ciência; na Contabilidade, o objeto é sempre o PATRIMÔNIO de uma entidade, definido como um conjunto de bens, direitos e obrigações para com terceiros, pertencente a uma pessoa física, a um conjunto de pessoas, como ocorre nas sociedades informais, ou a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza, que vise ou não o lucro. O patrimônio também é objeto de estudo de outras ciências sociais - por exemplo, da Economia, da Administração e do Direito – que, entretanto o estudam sob ângulos diversos daquele da Contabilidade, que o estuda nos seus aspectos quantitativos e qualitativos.

Por aspecto qualitativo do patrimônio entende-se a natureza dos elementos que o compõem, como dinheiro, valores a receber ou a pagar expressos em moeda, máquinas, estoques de materiais ou de mercadorias, etc. O atributo quantitativo refere-se à expressão dos componentes patrimoniais em valores, o que demanda que a contabilidade assuma posição sobre o que seja "valor", porquanto os conceitos sobre a matéria são extremamente variados.

2 CONCEITOS DA DISCIPLINA MATEMATICA FINANCEIRA

JUROS COMPOSTOS: são aqueles em que a taxa de juros incide sempre sobre o capital inicial, acrescidos dos juros acumulados até o período anterior. No regime de Juros Compostos, no fim de cada período de tempo a que se refere a taxa de juros considerada, os juros devidos ao capital inicial são incorporados a este capital. Diz-se que os juros são capitalizados, passando este montante, capital mais juros, a render novos juros no período seguinte. Podem ser definido a partir de aplicações feitas a longo prazo. Já neste sistema, os juros acumulam ao principal, com a finalidade de formar um montante que será a base de cálculos para novos juros, podendo assim dizer que no regime de capitalização a juros compostos, os juros formados em cada período são incorporados ao capital inicial passando a produzir novos juros, ou seja, podendo assim afirmar que é juro sobre juro.

Prestações ou Pagamentos Antecipados: são aqueles em que o primeiro pagamento ocorre no início do período. Exemplo: Compra em uma loja para pagamento em 4 prestações mensais, iguais, sendo uma de entrada. As séries uniformes de pagamentos antecipadas são aquelas em que o primeiro pagamento ocorre na data focal 0 (zero). Este tipo de sistema de pagamento é também chamado de sistema de pagamento com entrada.

Capitalização simples é aquela em que a taxa de juros incide somente sobre o capital inicial, não incide, pois, sobre os juros acumulados. a taxa varia linearmente em função do tempo. Se quisermos converter a taxa diária em mensal, basta multiplicar a taxa diária por 30; se desejarmos uma taxa anual e tendo a mensal, basta multiplicar por 12, e assim por diante.

Capitalização composta é aquela em que a taxa de juros incide sobre o principal acrescido dos juros acumulados até o período anterior. Neste regime de capitalização a taxa varia exponencialmente em função do tempo. O regime de juros compostos é o mais comum no sistema financeiro e, portanto, o mais útil para cálculos de problemas do dia-a-dia. É usada na correção da poupança, no financiamento habitacional, no financiamento de automóveis e em empréstimos bancários.

2) Diferença entre juro simples e juro composto: os juros representam a remuneração do Capital empregado em alguma atividade produtiva. Os juros podem ser capitalizados segundo dois regimes: simples ou compostos. Juros Simples: o juro de cada intervalo de tempo sempre é calculado sobre o capital inicial emprestado ou aplicado.

Juros Compostos: o juro de cada intervalo de tempo é calculado a partir do saldo no início de correspondente intervalo. Ou seja: o juro de cada intervalo de tempo é incorporado ao capital inicial e passa a render juros também. juro é a remuneração pelo empréstimo do dinheiro.

3) Montante: é o CAPITAL acrescido dos seus JUROS.

M = C ( 1 + i x n )

• a fórmula requer que a taxa i seja expressa na forma unitária;

• a taxa de juros i e o período de aplicação n devem estar expressos na mesma unidade de tempo;

Cálculo do Montante: vamos supor o cálculo do montante de um capital de $ 1.000, aplicado à taxa de 10 % a.m., durante 4 meses.

CAPITAL

( C ) Juros

( J ) Montante

( M )

1º Mês 1.000 100 1.100

2º Mês 1.100 110 1.210

3º Mês 1.210 121 1.331

4º Mês 1.331 133 1.464

• Pode-se constatar que a cada novo período de incidência de juros, a expressão (1 + i) é elevada à potência correspondente.

S

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com