CONCURSO - PONTE SPAGHETIET
Projeto de pesquisa: CONCURSO - PONTE SPAGHETIET. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: d38t39 • 19/10/2014 • Projeto de pesquisa • 416 Palavras (2 Páginas) • 220 Visualizações
COMPETIÇÃO – PONTE DE ESPAGUETE
1 INTRODUÇÃO
A Competição de Pontes de Espaguete é uma atividade acadêmica realizada em várias
instituições de ensino no Brasil e no exterior. Relatos indicam que a primeira instituição de ensino que realizou esta competição foi a Okanagan College, na Colúmbia Britânica, em 1983. No Brasil, a competição iniciou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2004, sendo, posteriormente, seguida por mais de 20 instituições brasileiras. Esta atividade envolve alunos dos cursos da área tecnológica, buscando estabelecer uma relação dos assuntos teóricos estudados na disciplina Mecânica Geral Materiais e disciplinas afins, com a prática projetual.
2 OBJETIVO
A Competição de Pontes de Espaguete tem por objetivo a análise estrutural, o projeto, a
construção e o ensaio destrutivo de uma ponte treliçada de macarrão tipo espaguete e colas epóxi e quente (tipo silicone, aplicada com pistola), respeitando o regulamento descrito a seguir.
3 REGULAMENTO
1. A ponte deverá ser indivisível, de tal forma que partes móveis ou encaixáveis não serão admitidas.
2. As seções transversais abaixo descritas deverão ter no máximo:
Banzo Superior – 5 filetes de macarrão
Banzo Inferior – 5 filetes de macarrão
Diagonais – 3 filetes de macarrão
Montantes – 3 filetes de macarrão
3. A ponte deverá ser construída utilizando apenas massa do tipo espaguete número 8 e colas epoxi do tipo massa (exemplos de marcas: Durepoxi, Polyepox, Poxibonder, etc.) e do tipo resina (exemplos de marcas: Araldite, Poxipol, Colamix, etc.). Será admitida também a utilização de cola quente em pistola para a união das barras nos nós. Outros tipos de cola poderão ser admitidos se submetidos previamente à consideração do(s) professor da turma.
4. O peso da ponte (considerando a massa espaguete e as colas utilizadas) não poderá ser superior a 350 g.
5. A ponte só poderá receber revestimento ou pintura com as colas permitidas.
6. A ponte deverá ser capaz de vencer um vão livre de 0,5 m, estando apoiada livremente nas suas extremidades, de tal forma que a fixação das extremidades não será admitida.
7. Cada extremidade da ponte poderá prolongar-se até 5,0 cm de comprimento além da face vertical de cada bloco de apoio.
8. A altura máxima da ponte, medida verticalmente desde seu ponto mais baixo até o seu ponto mais alto, não deverá ultrapassar 30 cm.
9. A ponte deverá ter uma largura mínima de 5 cm e máxima de 10 cm, ao longo de todo seu comprimento.
4 ENTREGA DO PROJETO
...