CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA BOA COLEÇÃO
Seminário: CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA BOA COLEÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dcer • 11/6/2014 • Seminário • 387 Palavras (2 Páginas) • 215 Visualizações
CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA BOA COLETA
• Sala bem iluminada e ventilada;
• Cadeira com braçadeira;
• Lavatório;
• Instrumentos (agulha e seringa descartáveis, algodão, garrote e álcool 70%);
• Tubos (com ou sem anticoagulante) e etiquetas e identificação;
• Avental, luvas e mascaras.
Após conhecer as instalações, foi iniciado o estágio, sendo os primeiros dias na sala da coleta.
A Biomédica responsável orientou – me a utilização de cada tubo sendo:
A análise pode ser realizada em sangue total (ex.: Hemograma), plasma (ex.: Provas de coagulação) e soro (ex.: Parâmetros Bioquímicos e Sorológicos).
Setor da Bioquímica
Após a separação do soro é relacionado todos os exames a serem feitos naquele dia, o aparelho utilizado é semi – automático.
Setor da Hematologia
O sangue é passado no contador de células, em seguida anota a série vermelha, as plaquetas e a global. É feito o esfregaço do sangue total, cora – se a lâmina e faz a contagens das células brancas.
Setor da Urinálises
A urina tipo I, é uma análise feita à urina onde são analisadas as características físicas e químicas desta e o exame microscópico do sedimento urinário. Estas amostras de urina devem ser analisadas o mais rápido possível nunca passando mais de duas horas entre o tempo de colheita e o tempo da análise para não falsear alguns resultados. É utilizada fita para fazer a leitura química onde pode ser observada apreciação qualitativa de leucócitos, nitritos, proteínas, glicose, cetonas, urobilinogénio, bilirrubina, eritrócitos, classificando como negativo, normal, ou positiva a presença destes compostos. A densidade deve estar compreendida entre 1.005 e 1.035, o pH entre 4,8 e 8, pode apresentar vestígios de urobilinogénio e bilirrubina, e deve ter um aspecto límpido, odor característico e cor amarela.
Setor da parasitologia
A metodologia utilizada é sedimentação por centrifugação, são identificados os tubos de cada cliente.
A Fase Pré-Analítica
Um erro da fase pré-analítica influência decisivamente o erro total, e consequentemente o resultado analítico que o laboratório dá ao clínico. Assim, um adequado tratamento na fase pré-analítica pode evitar a repetição de provas, colheitas e um diagnóstico incorrecto que conduza a um tratamento inadequado.
A Fase Analítica
A fase analítica corresponde à fase da realização da análise propriamente dita, sendo que a manutenção dos equipamentos, a calibração, o controle de qualidade e a preparação das amostras estão compreendidos
...