TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONHECIMENTO SOBRE O CORPO

Por:   •  2/5/2015  •  Resenha  •  1.174 Palavras (5 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 5

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Disciplina: CONHECIMENTO SOBRE O CORPO

Tutor: EVANDRO MARANETTI  FIOCO

RA:

1151067

Aluno (a): André Ramão

 

Turma:

DGEF140CGR1L

Unidade: CAMPO GRANDE

                   

                                         ATIVIDADE DE BIOLOGIA

1- O que é célula e quais os dois tipos celulares básicos? Caracterize cada uma delas.

Célula é a unidade estrutural e funcional dos seres vivos, sendo a menor poção do organismo vivo. Células Procariontes e Eucariontes. Células Procariontes; sua principal característica é a falta de carioteca individualizando o núcleo celular por ausência de algumas organelas e pelo pequeno tamanho que crê ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginação. Células Eucariontes; possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas. A maior parte dos animais e plantas é dotada desse tipo de células.

2-Quais são os principais componentes químicos (biomoléculas) que compõe a célula eucariótica animal e quais as funções de cada uma.

Membrana Plasmática, Ribossomos, Centríolos Complexo de Golgi, Reticulo Endoplasmático, Lissomos e Mitocondria.

Membrana Plasmática; é semipermeável e seletiva, responsável pelo transporte de materiais passivo ou ativo.

Ribossomos; grânulos de 15 e 25 nm de diâmetro formados por duas subunidades, associam-se a RE ou encontram-se livres no hiciloplasma, são constituídos por proteínas e RN Aribossômico, ligam-se a RNA mensageiro formando polirribossomos. Tem função de síntese de proteínas.

Centríolos; organelas constituídas por dois cilindros perpendiculares um ao outro, cada cilindro é formado por nove trincas de microtúbulos, ausente nas células dos vegetais superiores. Tem por função orientar o processo de divisão de células.

Complexo de Golgi; sistema de bolsas achatadas e empilhadas, de se destacam as vesículas, pequenos conjuntos que são denominados dictiossomos. Armazenam substâncias produzidas pelas células.

Reticulo Endoplasmático; sistemas de endomembranas que delimitam canais de vesículas.

Lissomos; são pequenas vesículas que contem enzimas digestivas; destacam-se do Complexo de Golgi e juntam-se aos vacúlos digestivos. Fazem a digestão intracelular, e em alguns casos extracelular.

Mitocondria; são organelas ovoides ou em bastonete, formadas por uma dupla membrana lipoproteica e uma matriz.

3-Como é composta a membrana plasmática? Quais os tipos de transporte entre a membrana plasmática?

Sua composição é lipoproteica (gordura+proteína), porem esta não se da de forma homogênea. Há dois tipos de substancia que atravessam a membrana plasmática as hidrossolúveis e as hipossolúveis. As hipossolúveis chegam ao interior das células após atravessarem os poros contidos nas proteínas transportadoras, isso só acontece se estas substâncias forem menores que desta proteína. Nas substâncias lipossolúveis não necessitam ser pequenas necessariamente para chegarem ao interior da célula. Todo esse processo de entrada e saída de substancias é conhecido como transporte ativo e passivo.

4-Como a mitocôndria é composta estruturalmente? Qual sua principal função?

Possui  duas lipoproteicas, a membrana interna e a externa, alem de ser responsável  pela respiração celular gerando energia para o funcionamento celular.

5-Como é constituído o tecido epitelial? Quais são os tipos de epitélios  e as funções de cada um?

È formado por células justa posta, isto quer dizer coladas (aderidas) umas as outras, formando uma camada celular continua com pouco material extracelular.

Dois tipos, epitélio de revestimento e epitélio glandular. Os epitélios de revestimentos revestem as superfícies externas e as cavidades do corpo, como pele, cavidade bucal, tubos digestores, mucosos das fossas nasais etc. O epitelial glandular é constituído por células que se especializaram na produção e na secreção de substâncias.

6-Como o tecido conjuntivo pode ser classificado e quais são as suas funções?

Tecido conjuntivo propriamente dito, tecido conjuntivo com propriedades especiais, tecido ósseo e tecido cartilaginoso. Tecido conjuntivo propriamente dito: tem como função a manutenção do corpo, ligação dos demais tecidos que constituem os órgãos e preenchimento. Tecido cartilaginoso: sua função e revestir as superfícies ósseas, dar suporte aos tecidos moles, facilitar o deslizamento dos ossos que se articulam, absorver choques mecânicos, contribuir na formação e no crescimento de ossos longos. Tecido ósseo: sua função é proteger os órgãos vitais, como encéfalo medula espinhais, órgãos torácicos (coração e pulmão). Proteção da medula óssea (produtora de células sanguíneas). Fonte de cálcio e fosfato, suporte aos tecidos (músculos e ligamentos), constituindo alavancas que ampliam as forças de contrações musculares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (159.2 Kb)   docx (47.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com