COORDENADOR: SUAS FUNÇÕES NA ESCOLA
Monografias: COORDENADOR: SUAS FUNÇÕES NA ESCOLA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lubroggi • 28/9/2014 • 7.717 Palavras (31 Páginas) • 586 Visualizações
INTRODUÇÃO
Durante toda a história humana, os homens foram conduzidos pelo desejo de aprender cada vez mais. Os educadores atuais compartilham da vontade de uma formação que contemple as expectativas da sociedade com a educação. Esse desejo é fundamental, e a formação continuada é, sem dúvida, o melhor caminho para uma melhor qualidade da educação pública.
A escola atual tem de compreender que um de seus principais objetivos é fazer dos seus professores pesquisadores responsáveis pela construção autoformação e exímios na sua prática pedagógica.
Todo trabalho desenvolvido na escola necessita de participação e compromisso das pessoas que estão envolvidas no processo de ensino e aprendizagem. A participação do coordenador pedagógico é de grande relevância em todas as ações realizadas no âmbito escolar, pois é um mediador importante entre professor, alunos, pais e demais profissionais.
Ele ainda contribui para a formação do educador e auxilia-o em todas as suas atividades pedagógicas. O coordenador pedagógico deve buscar estimular o professor, proporcionar condições favoráveis para o seu crescimento intelectual e profissional, através de cursos de formação continuada e oficinas pedagógicas. Além disso, deve participar ativamente dos projetos criados pela Unidade Escolar. Somente após identificar a capacidade da equipe escolar, podem-se atingir mais facilmente as metas e os objetivos preestabelecidos para a conquista do êxito escolar.
O Coordenador Pedagógico é um dos profissionais da educação que consegue diagnosticar as dificuldades e apontar as possíveis e prováveis soluções para que ocorra o bom andamento do processo de ensino e aprendizagem.
Este trabalho expõe o resultado da pesquisa-ação sobre a relevância da função do Coordenador Pedagógico para o bom andamento do processo de ensino e aprendizagem.
Para analisar a relevância da atuação desse profissional em todo desenvolvimento do processo de ensino de aprendizagem, foram selecionados quatro professores regentes de 3º ciclo da 1º, 2º e 3º fase do Ensino Fundamental II (séries finais) da Escola Estadual “Terezinha de Jesus da Silva localizado no município de Várzea Grande/MT, que responderam a dois questionários com cinco questões objetivas sobre a participação e contribuição do Coordenador no seu trabalho pedagógico.
A pesquisa foi consubstanciada em autores como: Saviane (2002), que aborda a trajetória do supervisor pedagógico desde a chegada dos jesuítas no Brasil, com o plano de ensino adotado por eles Rátio Studiorum, trazendo a função supervisora por meio de uma figura denominada prefeito geral de estudos. Com as reformas ocorridas na educação a função supervisora recebeu outras denominações como: diretor de estudos e comissários, inspetor escolar e por fim o supervisor, sendo que a sua função era de fiscalizar e controlar o trabalho do professor, até ganhar o nome de coordenador para retirar a idéia de fiscalizador e controlador. Minayo (2001), que aborda a importância da pesquisa para a educação, visando elucidar dúvidas, sem a pretensão de quantificar os fatos. Fusari (2008) discute a importância da escola como lócus de formação contínua e o coordenador pedagógico sendo um dos profissionais responsável por articular esse processo, cabendo ao professor a responsabilidade pelo seu processo de formação. Nóvoa (1992), fala da importância da formação de professores centrada na escola, baseada na trilogia de Schon, da reflexão na ação, da reflexão sobre a ação e da reflexão sobre a reflexão na ação. Imbernóm (2009 e 2010) discute a importância da formação continuada centrado nos professores e nas situações problemáticas de seu trabalho, destacando também a importância de outros fatores que contribuem para o desenvolvimento profissional do professor como: salário, nível de participação e decisão, carreira, clima de trabalho etc. Vasconcelos (2009) aborda uma visão diferenciada do supervisor, não mais aquele fiscalizador, controlador do professor, mas, um supervisor coordenador articulador do trabalho pedagógico na escola, que trabalha junto aos professores, discutindo com eles os problemas e as possíveis soluções para a melhoria do ensino/aprendizagem. Garrido (2008), ressalta que o trabalho do professor coordenador é essencialmente a formação continuada em serviço, ao promover a reflexão dos professores sobre suas práticas docentes, está favorecendo a tomada de consciência dos professores. A autora destaca a importância de um espaço coletivo e formador para o coordenador, no qual ele possa refletir sobre sua prática, trocar experiência e crescer profissionalmente. Contudo, outros autores contribuíram de forma significativa com este estudo, como Alarcão (2008), Almeida (2006), Christov (2006), Lima (2008), Pimenta (1999), Santos (2008).
Vale então, ressaltar que a trabalho foi pautado sob o eixo norteador: investigar o papel do Coordenador Pedagógico e suas funções na escola no que se refere à contribuição para o ensino de qualidade, motivando perspectivas de ações recíprocas, em que pesquisador e sujeitos fizeram-se parte do mesmo universo investigado.
Desta forma, o presente trabalho está estruturado em três capítulos, a saber: O primeiro refere-se ao cotidiano do trabalho do coordenador pedagógico: dificuldades / empecilhos e elementos facilitadores, apresentando uma análise por parte das pesquisas sobre a trajetória do Coordenador Pedagógico, a concepção dos professores e equipe gestora da escola.
O segundo capítulo revisão da literatura, abordando uma reflexão sobre o contexto histórico do coordenador pedagógico, a importância da formação continuada para a prática pedagógica do professor, bem como, o papel do coordenador pedagógico no processo de articulação da formação continuada dos professores na escola.
O terceiro capítulo compreende a metodologia da pesquisa, trazendo a abordagem da pesquisa qualitativa, a importância da pesquisa para a educação e para a formação do professor, o tipo de pesquisa de campo, o contexto de investigação, os sujeitos que participaram da pesquisa, os instrumentos utilizados para realização da mesma e o procedimento de análise dos dados, seguido as discussões e análises sobre a articulação do coordenador pedagógico na promoção da formação continuada dos professores.
Por fim, são apresentadas as considerações finais a título de conclusão do trabalho onde se faz uma síntese avaliativa do trabalho realizado e as referências onde mostram os autores no qual o trabalho foi fundamentado.
Após esse questionário e com o auxilio do curso de especialização em coordenação pedagógica, foi possível
...