CPC TG
Trabalho Escolar: CPC TG. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aF103031 • 19/3/2015 • 808 Palavras (4 Páginas) • 281 Visualizações
1. RESPOSTA:
CPC 00 – PRONUNCIAMENTO CONCEITUAL BÁSICO
Este CPC aborda a estrutura Conceitual na elaboração e apresentação das demonstrações financeiras, fornecendo um elenco de informações que, representando a síntese de normas e procedimentos de contabilidade, busca dar uniformidade à obtenção e divulgação de informações econômico-financeiras atualizadas, de modo que se atenda ao maior número possível de interessados no desempenho das atividades sociais do sistema financeiro da empresa, mais especificamente, aos seus sócios. Contém PRINCÍPIOS BÁSICOS que regem a preparação e a apresentação dessas demonstrações. Podemos dizer que seja a base para todos os outros CPCs.
2. RESPOSTA:
CPC 16 – ESTOQUES
Na avaliação dos estoques a ociosidade na produção é despesa. Tem-se como base a capacidade normal de produção. Não é aceito o método UEPS para os controles de estoque. Neste caso, seu objetivo é estabelecer o tratamento contábil para os estoques. A questão fundamental na contabilização dos estoques é quanto ao valor do custo a ser reconhecido como ativo e mantido nos registros até que respectivas receitas sejam totalmente reconhecidas. Esta norma proporciona orientação sobre a determinação do valor de custo dos estoques e sobre o seu subsequente reconhecimento como despesa em resultado, incluindo qualquer redução ao valor realizável líquido. Também proporciona orientação sobre o método e os critérios usados para atribuir custos aos estoques.
3. RESPOSTA:
CPC 27 – IMOBILIZADO:
A depreciação passa a ser calculada pela vida útil estimada do bem considerando o valor residual de venda. Como não existe mais o deferido, alguns gastos foram incorporados ao imobilizado. O seu objetivo é estabelecer o tratamento contábil para ativos imobilizados, de forma que os usuários das demonstrações contábeis possam discernir a informação sobre o investimento da entidade em seus ativos imobilizados, bem como suas mutações. Os principais pontos a serem considerados na contabilização do ativo imobilizado são o reconhecimento dos ativos, a determinação dos seus valores contábeis e os valores de depreciação e perdas por desvalorização a serem reconhecidas em relação aos mesmos.
4. RESPOSTA:
CPC 25 – PROVISÕES:
Quando há mais de 50% de risco provável, deverá ser constituído provisão para o risco contingente. Quando se possível os riscos, divulgar nota explicativa, quando remoto esses riscos, não deverá ser divulgado nada. O Ativo contingente só será ativado quando praticamente certo. Nesta Norma, se faz necessário que sejam aplicados critérios de reconhecimento e bases de mensuração apropriados a provisões e a passivos e ativos contingentes e que seja divulgada informações suficientes nas notas explicativas para permitir que os usuários entendam a sua natureza, oportunidade e valor.
5. RESPOSTA:
CPC PME – CONTABILIDADE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS:
Com o objetivo de viabilizar a adequação das pequenas e médias empresas ao IFRS, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis através do Pronunciamento Técnico PME definiu a forma destas empresas adequarem sua contabilidade a nova legislação. A viabilidade da adequação ocorre através da simplificação das demonstrações contábeis, considerando a estrutura das pequenas e médias empresas. Com este objetivo, foi criado o CPC PME para efeito sobre a Contabilidade
...