Cpc 26
Monografias: Cpc 26. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aparecida • 18/4/2013 • 1.222 Palavras (5 Páginas) • 2.767 Visualizações
Resumo sobre o CPC 26 - Apresentação das Demonstrações Contábeis.
Com relação ao CPC 26, responda as questões propostas:
1) Qual o objetivo deste CPC?
O objetivo é definir a base para a apresentação das demonstrações contábeis de períodos anteriores da mesma entidade quanto com as demonstrações de outras entidades, estabelecendo requisitos gerais para a apresentação das demonstrações contábeis , diretrizes para sua estrutura e os requisitos mínimos para seu conteúdo.
Este Pronunciamento utiliza por vezes o termo “divulgação” em sentido amplo, englobando itens apresentados nas demonstrações contábeis e notas explicativas. Divulgações também são exigidas por outros Pronunciamentos, Interpretações e Orientações.
A menos que seja especificado em contrário, tais divulgações podem ser incluídas nas demonstrações contábeis.
2) Qual a finalidade das demonstrações contábeis?
A finalidade das demonstrações contábeis é proporcionar informação acerca da posição patrimonial e financeira, do desempenho e dos fluxos de caixa da entidade que seja útil a um grande número de usuários em suas avaliações e tomada de decisões econômicas; objetivando ainda apresentar os resultados da atuação da administração na gestão da entidade e sua capacitação na prestação de contas quanto aos recursos que lhe foram confiados, acerca dos seguintes:
(a) ativos;
(b) passivos;
(c) patrimônio líquido;
(d) receitas e despesas, incluindo ganhos e perdas;
(e) alterações no capital próprio mediante integralizações dos proprietários e distribuições a eles;
(f) fluxos de caixa.
Essas informações, ajudam os usuários das demonstrações contábeis na previsão dos futuros fluxos de caixa da entidade e , em particular, a época e o grau de certeza de sua geração.
3) Qual é o conjunto de demonstrações contábeis que devem ser apresentados pelas entidades?
O conjunto completo de demonstrações contábeis inclui:
(a) Balanço patrimonial ao final do período;
(b) Demonstração do resultado do período;
(c ) Demonstração do resultado abrangente do período;
( d Demonstração das mutações do patrimônio liquido do período;
(e) Demonstração dos fluxos de caixa do período;
(f) Demonstração do valor adicionado do período, conforme
Pronunciamento Técnico 09 – Demonstração do Valor Adicionado, se exigido legalmente ou por algum órgão regulador ou mesmo se apresentada voluntariamente;
(g) Notas explicativas, compreendendo um resumo das politicas contábeis significativas e outras informações explanatórias; e;
Balanço patrimonial no inicio o período mais antigo comparativamente apresentado quando a entidade aplica uma politica contábil retroativa ou procede à reapresentação de itens das demonstrações contábeis ou ainda quando procede à reclassificação de itens de suas demonstrações contábeis.
4) De acordo com o CPC 26 como devem ser os aspectos:
Continuidade, Regime de Competência e Materialidade?
Continuidade: quando a administração deve fazer a avaliação da capacidade da entidade continuar em operação no futuro previsível onde as demonstrações devem ser elaborada no pressuposto da continuidade a menos que a administração tenha intenção de liquidar de cessar seus negócios quando a administração tiver ciência de duvidas de continuar em operação no futuro previsível essas incertezas devem ser divulgadas;
Regime de competência: quando utilizado são conhecidos como ativos, passivos, patrimônio liquido, receita e despesas (demonstrações contábeis) quando satisfazem as definições e os critérios de reconhecimento para esses elementos contidos na Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis.
Materialidade: cada classe relevante de itens semelhantes deve ser apresentados separados da demonstração contábeis, salvo se imaterias.
5) De acordo com este CPC apresente a estrutura do Balanço Patrimonial.
NOVA ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL - LEI 11.638/07
1. ATIVO
1.1 Ativo Circulante
1.2 Ativo Não Circulante
1.2.1 Realizável a Longo Prazo
1.2.2 Investimentos
1.2.3 Imobilizado
1.2.4 Intangível
2. PASSIVO
2.1 Passivo Circulante
2.2 Passivo Não Circulante
2.3 PATRIMÔNIO LÍQUIDO
2.3.1 Capital Social
2.3.2 Reservas de Capital
2.3.3 Reservas de Lucros
2.3.4 Ajustes de Variação Patrimonial
2.3.5 (-) Ações em Tesouraria
2.3.6 (-) Prejuízos Acumulados
6) De acordo com este CPC apresente
...