CTI Estudos De Caso
Trabalho Universitário: CTI Estudos De Caso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Sottani • 28/9/2014 • 1.230 Palavras (5 Páginas) • 966 Visualizações
Introdução
Os Centros de Terapia Intensiva (CTI) são unidades restritas voltadas para os pacientes que necessitam de cuidados especiais durantes 24 horas, contam com equipes médicas e de enfermagem, treinadas para estes tipos de atendimento. Suas instalações precisam ser modernas, com equipamentos de alta tecnologia para monitoração constante dos pacientes. Ele ainda recebe o apoio das equipes de nutrição, fisioterapia e psicologia, que auxiliam no processo de recuperação.
CTI é um lugar de vida, por mais que pareça contrariar o senso comum, esta tem que ser a visão da equipe que trabalha no Centro de Terapia Intensiva. Neste lugar onde são atendidos casos graves, o stress, o medo, as dúvidas e as preocupações geralmente acompanham o paciente e sua família. A equipe tem que estar habilitada para praticar o atendimento em sua verdadeira grandeza: ir além do atendimento à doença, entendendo necessidades e angústias da família e oferecendo constante apoio psicológico.
Desenvolvimento
1- Identificação e Dados Demográficos
Paciente: Jonas Pereira dos Santos
Idade: 66 anos
Sexo: Masculino
Data de Nascimento: 15/05/43
Data da Internação: 02/10/09
2- Descrição das Patologias
- Diagnóstico Clínico
AVE, Aneurisma da Aorta Torácica, Pneumonia, ICC, ITU com pielonefrite maciça, Úlcera de Pressão sacra + Coxa Femural E, Fratura do Colo do Fêmur Não Tratado
AVE – Acidente Vascular Encefálico
Também conhecido vulgarmente como “derrame cerebral”, pode ser definido pela interrupção do fluxo sanguíneo cerebral a uma determinada região encefálica. O AVE interrompe ou diminui o suprimento de O², causando comprometimento ou necrose nos tecidos cerebrais. É dividido em dois grupos: Isquêmico (85%) ou Hemorrágico (15%). O primeiro tipo, e o mais comum deles, é devido à falta de irrigação sanguínea num determinado território cerebral, causando morte de tecido cerebral. O AVE hemorrágico é menos comum, mas não menos grave, e ocorre pela ruptura de um vaso sanguíneo intracraniano, levando à formação de um coágulo que afeta determinada função cerebral.
Aneurisma da Aorta
Os aneurismas são definidos como uma dilatação localizada e permanente da parede arterial maior do que 50% do seu diâmetro normal. Eles derivam de um enfraquecimento da parede, ou de uma solicitação anormal sobre um segmento dela, ou então de uma combinação desses fatores. Qualquer tipo de alteração da parede arterial quer congênita ou adquirida, que provoque enfraquecimento ou comprometa a resistência da parede arterial, pode se constituir no agente etiológico da formação do aneurisma em uma artéria.
Pneumonia
Pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões, podem acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro). Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue. Diferentes do vírus da gripe, que é altamente infectante, os agentes infecciosos da pneumonia não costumam ser transmitidos facilmente.
ICC – Insuficiência Cardíaca Congestiva
É a incapacidade do coração de bombear sangue suficiente para satisfazer as necessidades de oxigênio e nutrientes para os tecidos, resultando em sobrecarga de volume intravascular, intersticial e má perfusão tissular. Formas de apresentação:
IC Direito - resulta da função contrátil ventricular D ineficaz. O sangue não é efetivamente bombeado através do VD para os pulmões, ele reflui para dentro do AD e para dentro da circulação periférica. O paciente ganha peso e desenvolve edema periférico e ingurgitamento do rim e de outros órgãos.
IC Esquerda - é uma consequência da função contráctil ventricular esquerda ineficaz. A capacidade de bombeamento do VE falha, o DC cai. O sangue não é efetivamente bombeado para dentro do corpo; ele reflui para dentro do AE e, em seguida, para dentro dos pulmões, causando a congestão pulmonar, dispnéia e intolerância à atividade.
ITU – Infecção do Trato Urinário
A infecção do trato urinário é uma infecção bacteriana que afeta qualquer parte do trato urinário. Embora a urina contenha uma variedade de fluidos, sais e produtos que o metabolismo excreta, ela geralmente não possui bactérias. Quando bactérias entram na bexiga urinária ou rins e se multiplicam na urina, elas causam ITU. O tipo mais comum de ITU é a infecção da bexiga urinária, também conhecida como cistite. Outro tipo de ITU é a infecção renal, conhecida como pielonefrite, que é muito mais grave. Embora elas causem desconforto, as infecções do trato urinário geralmente são tratadas rapidamente e facilmente com tratamento médico adequado. Os sintomas mais comuns são a dor ao urinar, vontade anormal de urinar e coceira.
Úlcera de Pressão
A úlcera de pressão pode ser definida como uma lesão de pele causada pela interrupção sanguínea em uma determinada área, que se desenvolve devido a uma pressão aumentada por um período prolongado. Também é conhecida como úlcera de decúbito, escara ou escara de decúbito. O termo escara deve ser utilizado quando se tem uma parte necrótica ou crosta preta na lesão. Podem ser classificadas em:
ESTÁGIO I – lesão superficial, não há comprometimento na integridade da pele, mas há hipóxia tissular pela pressão, causando hiperemia.
ESTÁGIO II – perda da integridade da epiderme, com comprometimento da derme.
ESTÁGIO III – comprometimento até
...