CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA OFICINA DE PERCUSSÃO II
Por: Will Cunha • 18/11/2016 • Seminário • 2.885 Palavras (12 Páginas) • 318 Visualizações
FACULDADE DE MÚSICA DO ESPÍRITO SANTO MAURÍCIO DE OLIVEIRA
CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA
OFICINA DE PERCUSSÃO II
EWERTON RODRIGUES SILVEIRA
JANINE THEODORO SANTOS
MATEUS PEREIRA
SABRINA CRISTINA MANHAES
WILSANDER CUNHA
RITMOS LATINOS
VITÓRIA
2016
EWERTON RODRIGUES SILVEIRA
JANINE THEODORO SANTOS
MATEUS PEREIRA
SABRINA CRISTINA MANHAES
WILSANDER CUNHA
RITMOS LATINOS
Trabalho executado na disciplina Oficina de Percussão II do Curso de Licenciatura em Música da Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira.
Prof. Eric Carvalho.
VITÓRIA
2016
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO: CONTEXTO HISTÓRICO3
2 BOLERO4
3 GUAJIRA6
4 MAMBO7
5 SALSA9
6 CHA-CHA-CHA11
7 PRINCIPAIS INSTRUMENTOS MUSICAIS13
8 CONCLUSÃO18
9 REFERÊNCIAS19
1 CONTEXTO HISTÓRICO
Existe uma variedade de ritmos latinos e podemos dizer que a maioria deles nasceu da mistura de ritmos herdados da Europa e da África. Essa história começou na França de Luís XIV, onde promovia animados bailes no Palácio de Versalhes, chamado de contradança francesa, e que na época da colonização foi importada pela corte espanhola para as colônias no Caribe, como Cuba, Haiti e República Dominicana. Outro grande fator que influenciou e contribuiu para o surgimento dos ritmos latinos, veio dos escravos que os colonizadores traziam para a América. Além da força de trabalho, esses escravos que vinham da África chegaram ao Caribe trazendo também seus tambores e sua cultura.
Não muito diferente dos contextos históricos de diversos ritmos, os escravos começaram a unir várias heranças culturais, criando um movimento - que mesclava a contradança dos europeus com instrumentos musicais e expressão corporal de origem africana - a contradanza criolla - e, em meados do século XIX, Cuba destacou-se pela riqueza dos novos ritmos produzidos passando a ser a referência de sons latinos. Com esta variedade rítmica desenvolvida, Cuba promoveu a atração de um grande número de turistas dos Estados Unidos até a primeira metade do século XX. A partir daí, rumba, chá-chá-chá, merengue e muitos outros estilos latinos se espalharam, levando essa cultura para o mundo inteiro.
2 BOLERO
O bolero, mais conhecido como canção romântica mexicana, possui um ritmo mais lento. Na data de 1883, surgiu na voz do cubano José Sanchéz, posteriormente adotado pelos mexicanos, e depois por toda a América Latina. Sabe-se que o bolero influenciou o samba-canção, mambo (bolero-mambo), o chá-chá-chá e a salsa. Na República Dominicana, surgiu, na década de 1960, uma variante do bolero chamada bachata.
O mais célebre bolero mexicano é Bésame Mucho, composto por Consuelo Velásquez (1941), e interpretado, entre outros, por: The Beatles, Plácido Domingo, Diana Krall, João Gilberto, Simone, Cesária Évora, Rosa Passos, Frank Sinatra. Em francês (adaptado por Francis Blanche em 1945): Dalida, Céline Dion, Arielle Dombasle, Michel Petrucciani, Marc Lavoine, Guy Marchand e Lili Boniche.
Em 20 de julho de 2012, foi feito pela primeira vez, em Portugal, um concerto que juntou o bolero da Colômbia e o Fado no mesmo palco, no Teatro São Luiz. Esse evento foi organizado pela embaixada da Colômbia em Portugal, que marcou a comemoração do dia nacional da Colômbia e contou com a fadista portuguesa Raquel Tavares e a bolerista colombiana Lucía Pulido.
Dentre os mais conhecidos intérpretes estão: Altemar Dutra (Brasil), Trio Irakitan (Brasil), Nana Caymmi (Brasil), Trio Los Panchos, Agustin Lara, Bienvenido Granda, Lucho Gatica, Pedro Vargas, Consuelo Velásquez, Armando Manzanero, Lucho Barrios, e recentemente Luis Miguel, podendo ser dançado com música atuais como MPB e Baladas.
O bolero como estilo musical, surge na Espanha no final do séc. XVIII com influencia de ritmos ciganos das regiões da Andaluzia e logo no século seguinte foi migrado para Cuba levando os instrumentos musicais que acompanhavam as danças ciganas, como os violões e instrumentos de percussão em madeira.
No Brasil surge na década de 40, com passos influenciados pela valsa e pelo tango incorporando passos com giros e caminhadas.
O bolero se caracteriza pela sua flexibilidade e capacidade de incorporar novos elementos rítmicos, desde os tradicionais violões e castanholas, às baladas contemporâneas com a voz de Luis Miguel e Glória Stefan.
Grade Rítmica
[pic 1]
3 GUAJIRA
Guajira é um dos gêneros mais populares da região oriental de cuba. Conhecida como música camponesa, foi criada por Jorge Ankerman (Havana 1877-1941), popularizada durante a década de 30 e introduzida nos salões por Guilhermo Portables.
Os temas que abrangem o ritmo são sobre as belezas campestres evocando histórias de vida e amores rurais tradicionalmente acompanhada por grupos de violão, alaúde, treble e guiro e hoje em dia por guitarra-três, claves, bongos, guiros e mais lento.
Nos ritmos guajira alternado, 3, 4, 6, 8 sendo a primeira parte em um tom menor e a segunda em tom maior, sempre conclui o tom dominante na qual é composto.
É considerado um estilo cubano de música contry.
Grade Rítmica
[pic 2]
4 MAMBO
Estilo musical e coreográfico nascido em Cuba, fruto da junção de várias sonoridades musicais. Ele recebeu forte influência das cadências afro-cubanas procedentes das cerimônias religiosas típicas do Congo. O nome provém de uma gíria comum entre os músicos negros – “estás mambo?”, ou seja, “tudo bem com você?”. Estes artistas executavam um ritmo conhecido como El Son nos grupos musicais cubanos.
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